Alfa Romeo

No 500 essa nova tecnologia dará origem a um motor de 2 cilindros (turbinado). Li que a potência podia chegar aos 110 cv com uma cilindrada de 900 cm3. Aliás, no tópico do 500 já lá foi colocado um diagrama de potência-binário de uma versão menos "puxada". Já agora, alguém sabe quando este motor surgirá no 500? Deve ser um motor mesmo à medida deste carro!!apr:)

Mas de facto, e olhando de forma genérica para as novidades que esta (nova) tecnologia encerra, parece ser um caminho a explorar com bons resultados. Obviamente que espero (perante as directrizes do Marchionne) que a fiabilidade seja de elevado nível. As performances...começa-se a ver que serão boas![:cool:]

Para além da noticia que postei, de uma newsletter que recebo, não sei mais nada sobre este assunto. Pela noticia acho que podemos contar com isso em 2009, pelo que os motores já devem estar num estado de desenvolvimento avançado. Pela descrição devem ter um trabalhar bastante silencioso.
E se as cilindradas forem as que já descreveram aqui, mais as performances ecológicas, fiscalmente vai ser um mimo.

O que é o comando de válvulas?
Substitui a árvore de cames por actuadores electromagnéticos que são responsáveis pela abertura e fecho das válvulas.
Um motor assim equipado, dispensa também a correia/corrente de distribuição e com essa supressão vai-se ganhar/aproveitar a potência dispendida no seu accionamento, daí resultando uma diminuição significativa do consumo.
É possível também suprimir a borboleta do acelerador, uma vez que se pode programar a amplitude de abertura das válvulas, resultando num funcionamento semelhante ao sistema valvetronic da BMW, mas sem a utilização da árvore de cames.
A redução de peças móveis no motor também beneficia a fiabilidade mecânica, bem como o peso do próprio motor.
Enfim, desde que a electrónica seja fiável, é só vantagens. [;)]

Se em vez de andarem só com propaganda fizessem carros com melhor qualidade talvez fosse melhor.
Estão a caminhar para isso... e a passos largos.
No entanto, há que dar tempo ao tempo, e deixar de olhar para os carros do grupo Fiat como Fiat´s, e encará-los como carros, abstraindo-nos do simbolo que ostentam, exactamente como se está a começar a fazer com a KIA ou a Hiunday, por exemplo. [;)]

Se em vez de andarem só com propaganda fizessem carros com melhor qualidade talvez fosse melhor.
Caro user AnibalPeres, sempre que vejo posts seus em tópicos que metem marcas italianas é sempre numa de "bota abaixo". Acho que se é para ser assim...se pode entreter a dizer mal de todas as marcas que usam, por exemplo, tecnologia commom rail! Foi inventada pela Fiat e depois vendida à Bosh, que a patenteou. Visto que tudo o que é italiano é, para si, aparentemente mau...tem aí um filão imenso para se entreter...

Bem, continuemos a discutir esta novidade no que toca a tecnologia de motores. É de louvar a busca de menores consumos, emissões e boas performances. Seja a sua origem italiana, francesa, alemã, japonesa ou outra qualquer...

Talvez seja uma uma pequena cópia daquilo que é usado no moto GP motores de valvulas peneumáticas ( digo eu não sei)
As válvulas pneumáticas, assim chamadas, é um sistema em que as molas das válvulas são substituidas por câmaras pneumáticas, pois com as altas rotações atingidas nos motores de competição, as molas convencionais não desempenham a sua função de fecho da câmara de combustão correctamente.
Apesar disto, neste sistema, permanece o veio de excêntricos como actuador das válvulas. Ora, o que estes novos motores da Fiat vêm revolucionar, é precisamente na abolição da árvore de cames.

No fundo é um variador de fase nas valvulas de aspiração sõ ke ao contrário do valvetronic d aBMW ke é mecanico este é gerido atravez da centralinake comanda a pressaão do oleo do multiair .

Permite eleminar a borboleta da admissão (do ar) logo tem menos perdas como por exemplo quando a borboleta não é completamente aberta(acelarador a fundo) porque o ar para cada cilindro é controlado independentemente de cada um dos outros .
Permite ke as valvulas de admissão sejam abertas ou fechadas em retardo ou em antecipo ,dependendo das rotações e da pressão no acelarador.

Eu poucas palavras permite optimizar a combustão de cada cilindro ,logo, menos c02 , mais cv , mais binário, e menores consumos.

O sistemas electromagnéticos ainda não existem e as válvulas pneumaticas como na F1 não tem nada a ver.

http://www.italiaspeed.com/2005/cars/other/technology/02/05_02.html

Última edição:
Voltar
Superior