Alfa Pendular

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos momentos
  • Data de início Data de início
Eu vou em 1ª classe pq pago o mesmo... a CP tem protocolo com a empresa onde trabalho. Aliás, tem protocolo com dezenas e dezenas de empresas. Se calhar tem com a vossa e vocês nem sabem [:D]

Já viajei nas 2 classes e não achei diferença por aí além.
A programação da TV é a mesma bosta nas duas. O rádio apanha-se mal em ambas... vale pela hospedeira e pela tomada, para quem precisa.

Diferença fazia há ums anos (não sei se ainda existe) nos Alfas não pendular havia uma classe que era o Alfa Club.

Esse sim... era diferente. hospedeiras, poltronas... não eram cadeiras. Eram poltronas, tal e qual. Poucos lugares na carruagem. Esse sim, merecia a diferença.

nunca viajei num alfa pendular, mas agora ganhei o gosto por comboios e talvez no futuro possa experimentar, vou levar em conta as opiniões[;)]

Eu a primeira vez que tive que andar de Pendular há uns 10 anos atrás (como o tempo passa... a gare do oriente era uma novidade) já só havia lugares em primeira classe e curiosamente desses individuais. Achei engraçado, mas pelo que tenho andado entretanto, para mim não compensa.

O mesmo achei há uma semana atrás quando fui de Frankfurt a Hamburgo no ICE 570. Aconteceu o mesmo de já só haver lugares em primeira. Mas neste caso a primeira classe eram compartimentos para 6 pessoas... tomada para portátil e tal, e por acaso para além de nós só ia um senhor que até saiu a meio da viagem, mas mesmo assim não me pareceu compensar os 50% a mais que pagamos... sobre um bilhete que já de si me parecia um balurdio!

Mau era se fosse a mais de 200klm/h...e por 2 razões:

1º era perigoso
2º colocava em causa a necessidade do futuro TGV

Estás a brincar não estás?

O que te parece mais barato? Reformular as linhas para um alfa pendular em condições ou gastar um dinheirão num tgv para poupares 20 minutos no trajecto Porto-Lisboa?

Ah, e pela zona de Santarem também se atingem velocidades na ordem dos 200 e muitos.

Entre a Mealhada e o Porto, há imensos troços autorizados a 220km/h, de Coimbra para o Porto é uma viagem extremamente rápida. [;)]

Também acho que valia mais a pena melhorar as linhas do Alfa Pendular de modo a permitir os 220 km/h em quase todos os locais e até mesmo "expandir" as linhas do Alfa Pendular para outros sítios do que gastar milhões para ter um TGV.

Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei[;)]

Realmente não se devia falar daquilo que não se sabe.

A linha do Norte está a ser renovada quase integralmente para permitir os 220km/h...
E os intercidades andam já a 190km/h

A ÚNICA razão pela qual o pendular não circula a 220km/h em mais troços é o "estrangulamento" da linha.
Tens demasiados comboios a circular numa linha que maioritáriamente é apenas de 2 "faixas".
Tens ainda passagens de nível que não foram suprimidas (mas que o serão, em troca com desniveladas)...

Realmente não se devia falar daquilo que não se sabe.

A linha do Norte está a ser renovada quase integralmente para permitir os 220km/h...
E os intercidades andam já a 190km/h

A ÚNICA razão pela qual o pendular não circula a 220km/h em mais troços é o "estrangulamento" da linha.
Tens demasiados comboios a circular numa linha que maioritáriamente é apenas de 2 "faixas".
Tens ainda passagens de nível que não foram suprimidas (mas que o serão, em troca com desniveladas)...

hmmmm, e com todo esse investimento precisamos de um TGV porque??

:confused::confused::confused:

hmmmm, e com todo esse investimento precisamos de um TGV porque??

:confused::confused::confused:

De certeza que muitos Espanhóis também perguntaram isso aquando do AVE de Sevilha....e depois andava cheio.

Ou respondido de outra maneira: Uma única composição de TGV leva mais pessoas que um avião, vai demorar o mesmo tempo (isso dos 45 min do avião é uma grande treta), e vai gastar muito menos energia.

Que mania de falares do que não fazes a mínima ideia :sh)

eu sabia que na linha do norte em certos troços ultrapassa um pouco os 200...na linha do sul é que não sabia mas essa linha tb é recente pois foi remodelada, alias só bem há pouco tempo é que se tornou electrificada.

Os Alfa são excelentes comboios. Sempre que preciso de ir ao Porto não vou de carro, de comboio é uma viagem muito mais confortável, a trabalhar no portátil ou a ver um filme. Até aceder à Net por 3G é bem melhor do que esperava para algo em movimento a 200km/h. Claro que não é estável mas há bastantes zonas onde a navegação na Net é muito aceitável.

Também não acho que ir na classe conforto compense a diferença, mesmo não pagando a viagem prescindo da 1ª classe.

Desconhecia essa tomada de que falam na Turística, vou estar atento pois às vezes dá jeito.

Quanto ao TGV, ele não faz falta nenhuma, precisamos é de mais Alfa's e a qualidade destes para o resto do país e não de um TGV provavelmente para dar prejuizo entre Lisboa e Porto.

Não há por aí um tópico do TGV para a discussão?...

Vamos lá voltar ao assunto do tópico.

Eu ando vezes a mais (para o meu gosto) no Alfa. Mas tem que ser. Aqui ficam algumas dicas para quem pretender viajar nestes comboios.

Normalmente viajo em Conforto (a empresa paga), quando sou eu a pagar, Turística chega e sobra. Para o cidadão comum, a diferença são 12 € num bilhete de ida ou cerca de 22 € ida e volta (existe um desconto de 10% se comprada a viagem desta forma). Para 2 pessoas já falamos de 44 €... :rolleyes:

A principal diferença, como já foi dito, são os bancos. Mas não é nada por aí além (não se pode dizer que em turística é desconfortável, longe disso).

Também não se pode dizer que na Conforto se vai à vontade e na Turística se vai muito apertado. Muita gente viaja na Conforto e a diferença está na lotação das carruagens (por causa dos bancos).

De certeza que quem, como eu, já viajou de Airbus A319/A320 sabe apreciar TODOS os bancos do Alfa Pendular, sejam da Turística ou da Conforto. [:D]

Continuando

Em princípio viaja-se mais sossegado na Conforto, mas nada é garantido. Desde turistas e/ou emigrantes, que pensam que só estão eles no comboio, aos constantes e irritantes toques e conversas de telemóvel para toda a gente ouvir, pode não ser muito diferente a viagem em termos de ambiente entre as duas classes.

Eu já fiz viagens mais sossegadas em Turística do que em Conforto.

Alguns horários incluem, na Classe Conforto, o serviço de boas vindas, no qual é oferecido ao passageiro um jornal ou revista, seguido de um snack e bebida. É simpático :) Também levam os headphones ao lugar, na Turística têm de se ir buscar (para mim não valem o esforço, só em caso de emergência).

Se se viajar sozinho, a regra de ouro é levar leitor de MP3 ou equiparado (portátil [:D] ) e viajar em lugar individual ou à janela. Assim é um sossego.

Se se for acompanhado, a viagem, em princípio (depende da companhia, é óbvio[;)] ) é menos seca e passa num instante.

Quanto a atrasos, contem com normalmente 5 a 10 min na chegada a Lisboa. Aveiro e Coimbra chega quase sempre à hora. Para o Porto é que é mais chato, ocorre com mais frequência atrasar-se cerca de 10 min (é brutal a diferença na qualidade da linha após se passar Espinho, parece que o comboio se vai desmanchar, isso e o tráfego é o que normalmente provoca atrasos).

Se viajarem para o Norte a um Domingo de manhã, atenção ao Alfa que parte de Lisboa mas que vem de Faro. É precedido por um Intercidades que passa 35 min antes, mas como este faz mais paragens acaba por ser apanhado pelo Alfa e como este não o pode ultrapassar... é atraso na certa.

Se tiverem mesmo muito azar, podem apanhar o sistema de controlo de velocidade do Alfa avariado, o que faz com que o comboio não passe dos 100 km/h... é desesperante e é só 1h e pico de atraso... e já me aconteceu duas vezes.

Como curiosidade, já vi marcados 229 km/h [:p] no quadro de informações. Foi entre Aveiro e Coimbra. Mas já foi há algum tempo, não voltei a ver esse número...

Para terminar, espero que este testamento, fruto de milhares e milhares de kms de experiência a bordo deste comboio sirva para alguém...

Eu já estou fartinho, mas confesso que comparativamente a fazer a viagem de carro é um descanso, já para não falar em custos [:cool:]

Hoje lá vou eu novamente de alfa de Lisboa para Coimbra...já comprei bilhete.

Partida às 19h de Santa Apolónia, classe turistica, carruagem 11.

Eu só ando de comboio em Turismo - leia-se para experimentar, ver como é, percorrer as diversas linhas do país (paixão / hobbie recente [:D]) - e pela (pouca) experiência que tenho acho que não compensa a 1ª classe no Alfa.
Só andei uma vez em 2ª, mas pareceu-me em tudo semelhante, os mesmo bancos, muito vazio, o mesmo silêncio e calmaria de 1ª a um preço mais baixo.

No Intercidades sim, posso afiançar que compensa e bem viajar em 1ª. [;)]

Não me digas que tás no forum dos comboios? [:cool:]

depende das alturas em que se viajar.

ja andei em ambas as classes e so tenho a dizer que sao bastante parecidas.

nos dias em que o comboio possa ir mais cheio , compensa a classe conforto pelo sossego que proporciona. Geralmente vai quase vazia. Nos restantes, a classe turistica é suficiente e ja bastante confortavel. [;)]

Voltar
Superior