Alfa 4c

Eu, que nunca andei num, não fico surpreendido com a opinião de quem anda num e relata a experiência sem compromissos publicitários.
Ficamos a aguardar o relato detalhado e, claro, o vídeo!

alfa_romeo_4c_spider_32.jpeg

alfa_romeo_4c_spider_34.jpeg

alfa_romeo_4c_spider_36_1.jpeg

É tão mau quanto pintam?
Ninguém o pinta como sendo mau.
Possivelmente as críticas até resultam do carro ser tão bom, isto é, faz uso de uma "receita" de tão boa qualidade que é uma pena não ser perfeito a nível dinâmico.

Quanto ao pessoal que o conduz ficar impressionado, acredito, é esse o propósito deste carro, proporcionar uma experiência a quem o conduz.

A mim impressionava certamente, mas também é preciso relativizar, quem está habituado a conduzir carros de topo não se deixa impressionar facilmente.

Para o carro que é, tecnologia que usa com produção limitada e muita mão-de-obra tem, a meu ver, um preço bastante bom.

Indo por partes:

Exterior: Magnifico, não esperava outra coisa que não um Ferrari em ponto pequeno, ainda por cima sendo vermelho, bastante baixo e a frente esguia a alargar até à traseira, as jantes de desenho típico Alfa maiores atrás do que à frente, se bem que neste aspeto podiam ter descido uma polegada em cada eixo, passando para 17" à frente e 18" atrás; as pinças coloridas e os travões perfurados ajudam ainda mais à festa, quando toda a gente pergunta se é um Ferrari (até verem o símbolo), até gostei dos faróis de carbono, um dos itens que critiquei aquando da apresentação, já os espelhos continuo a não engolir, podiam ter arranjado outra solução, algo mais exclusivo, a derivar da junção dos vidros com as portas, ao invés de sair do meio do painel da porta, resumindo proporções fantásticas aliada a uns traços bonitos

Interior: Carbono e mais carbono por todo o lado bem à vista de todos, afinal era a inovação principal deste carro, continuo a não gostar do volante, preferia algo mais fino e que obstruisse menos a visão, podiam ter optado por um momo ou nardi de três raios, comandos da sofagem são ridiculos [:D], aspeto mais reles não podia ter, o rádio parece aftermarket, as saídas de ar parecem de um segmento A, o comando dos vidros fica mal posicionado, gostei das pegas das portas, bancos com posição excelente e bom apoio, mas pareceram-me demasiado confortáveis, a placa de aluminio para os pés do passageiro deu jeito, pareceu-me mais espaçoso que o Elise, em que é normal um toque entre ocupantes a trocar de caixa, no 4C como não tem caixa manual e a consola atrás é alta esse contacto não existe, nota bastante positiva para a mala que pareceu-me boa, apesar de não ter o espaço lateral do Elise à volta do motor, a mala dá bem para meia dúzia de sacas de compras

Mecânica: Muito muito bom, não o irei comparar com Elise a nível de andamento porque seria injusto, 1.8 NA com 170cvs vs 1.8T 235cvs, não existe praticamente lag nenhum nas 3 primeiras mudanças, mas também não se sente aquela patada que torna as coisas mais emocionantes num carro turbo, posso compará-lo sim com um RCZ-R que andei na semana passada (que apesar de mais barato é mais potente) e o Peugeot é um menino à beira do 4C; fantástico barulho de motor, bastante alto sem parecer um uno com panela podre, o som fica perto dos Evos/Subaru, ficam apenas a faltar as pipocas características dos meus queridos MINI

A caixa pareceu-me boa em condução/trânsito normal, não há hesitações a reduzir ou a subir, a caixa faz sempre o que o condutor manda mas é um pouco lenta para uma dct, não desilude nem deita o carro por terra, manda um bom coice mas mais uma vez deveriam ter simplificado a coisa com uma caixa manual, os botões da caixa na consola, são um bocado estranhos, até mesmo para mim que estou habituado a várias caixa auto, mas acredito que ao fim de alguns dias já nem se pensa nisso

De resto pouco mais deu para ver, dinâmica propriamente dita e travões não era fácil explorar dado o trânsito, por onde passei toda a gente olhava, tirava fotos, nos semáforos abriam os vidros para ouvir, faziam caras de espanto, etc, muito pouco discreto

Para quem nunca andou aconselho a experiência de um carro com tudo atrás, é diferente de qualquer carro, mesmo um RWD tradicional com motor à frente, é a diferença entre ser puxado e ser empurrado

Para concluir, podem achar que 65k € é muito para um Alfa 1.8 turbinado, mas não deve haver nada parecido no mercado por este preço, é preciso ir para a casa dos 6 digitos, podemos sempre falar dos Lotus, mas requerem um pouco mais de sacrifício, sendo mais egoístas, Porsche nem vou falar porque nada tem a ver com o 4C, mais rápido se pode comparar com Z4, TT e outros roadsters

Fica o vídeo (aumentem o volume que ficou baixo)

Infelizmente o vídeo não transmite nem um terço das sensações sentidas a bordo de fenomenal máquina, nem sequer o som

Million dollar question, se andasses num Cayman achas que saias tão entusiasmado ou a experiencia era tão especial?
Afinal, como disseram e bem, isto tudo tem a ver em como um carro te faz sentir...

Million dollar question, se andasses num Cayman achas que saias tão entusiasmado ou a experiencia era tão especial?
Afinal, como disseram e bem, isto tudo tem a ver em como um carro te faz sentir...

provavelmente não. A maior exclusividade deste carro e o design arrebatador são factores muito fortes mesmo. Nós "comemos" com os olhos ;)

provavelmente não. A maior exclusividade deste carro e o design arrebatador são factores muito fortes mesmo. Nós "comemos" com os olhos ;)

Provavelmente não, mas não por o carro ser uma obra de arte, para mim basta o carro ser apenas bonito para me agradar, não sou daqueles fanáticos que se tivesse dinheiro ia a correr comprar um 4C só porque é lindo de morrer, fazia-o porque o carro proporciona sensações bastante boas para o patamar de preço, a exclusividade e design são apenas um extra

Não sou claramente daqueles maníacos italianos que se comprassem o carro ficavam duas horas na esplanada a olhar para as linhas, era daqueles que no primeiro trackday que houvesse lá estava eu batido para fazer as 3 sessões a pisar os limites (meus ou do carro)

Gosto muito do Cayman, mas nunca andei num, apenas num "simples" Boxster de 98 de 204cvs à pendura, e apesar de andar bem, motor linear, etc mas nada tão agressivo como o 4C

Parece-me uma ponte entre o Cayman (desportivo barato com motor central possível de usar daily) e o Elise (ready to race)

Tenham a noção que em algumas das coisas que referi como sendo negativas podem ser positivas dependendo do utilizador, eu acho confortável demais, mas deve haver quem ache que é desconfortável, podia fazer mais barulho, mas toda a gente diz que já faz a mais, etc

Lol... A parte do confortável vai completamente contra uma das criticas mais recorrentes nos teste em UK, que diziam que era extremamente desconfortável e duro!
Gostei do teu testemunho! [;)]

Tambem estou habituado a dois carros secos e duros com coilovers e trabalho com bmw, dai a minha sensacao de desconfortavel ser diferente da maioria

Contacto do Big Daddy com o 4C vem provar mais uma vez que muitas vezes as coisas em teoria são uma coisa, mas depois na prática são outra.

Repetindo-me ou relembrando-me do que já escrevi neste tópico, acima de tudo o grande mérito do 4C é que consegue ser um Super Carro, apesar do seu motor pequeno e apesar dos seus apenas 4 metros.
Há carros muito mais possantes e em certa medida mais desportivos se quisermos, mas não entram na esfera dos Super Carros.
O 4C está pois no mercado como proposta praticamente única, pois qualquer outro Super Carro custa várias vezes mais.

Pode haver uma certa comparação com alguns Lotus apenas.
Comparações com Porsches actuais, só pela proximidade de prestações, não fazem sentido, muito menos para quem contacte com o 4C e perceba do que se está a falar. Tem pouco em comum com eles, para além da tal proximidade de prestações.
O 4C é demasiado "egoísta" comparado com um Boxster / Cayman.

Os pormenores negativos que o Big Daddy referiu, já foram também referidos por mim no tópico, sendo que eu pessoalmente preferia um carro até quase sem tablier.

Quanto ás ópticas, se bem que eu pessoalmente prefira convencionais mas nunca achei as "aracnídeas" horríveis; a verdade é que muitos que no início as odiavam, com o tempo começam a gostar.

Voltar
Superior