Indo por partes:
Exterior: Magnifico, não esperava outra coisa que não um Ferrari em ponto pequeno, ainda por cima sendo vermelho, bastante baixo e a frente esguia a alargar até à traseira, as jantes de desenho típico Alfa maiores atrás do que à frente, se bem que neste aspeto podiam ter descido uma polegada em cada eixo, passando para 17" à frente e 18" atrás; as pinças coloridas e os travões perfurados ajudam ainda mais à festa, quando toda a gente pergunta se é um Ferrari (até verem o símbolo), até gostei dos faróis de carbono, um dos itens que critiquei aquando da apresentação, já os espelhos continuo a não engolir, podiam ter arranjado outra solução, algo mais exclusivo, a derivar da junção dos vidros com as portas, ao invés de sair do meio do painel da porta, resumindo proporções fantásticas aliada a uns traços bonitos
Interior: Carbono e mais carbono por todo o lado bem à vista de todos, afinal era a inovação principal deste carro, continuo a não gostar do volante, preferia algo mais fino e que obstruisse menos a visão, podiam ter optado por um momo ou nardi de três raios, comandos da sofagem são ridiculos [

], aspeto mais reles não podia ter, o rádio parece aftermarket, as saídas de ar parecem de um segmento A, o comando dos vidros fica mal posicionado, gostei das pegas das portas, bancos com posição excelente e bom apoio, mas pareceram-me demasiado confortáveis, a placa de aluminio para os pés do passageiro deu jeito, pareceu-me mais espaçoso que o Elise, em que é normal um toque entre ocupantes a trocar de caixa, no 4C como não tem caixa manual e a consola atrás é alta esse contacto não existe, nota bastante positiva para a mala que pareceu-me boa, apesar de não ter o espaço lateral do Elise à volta do motor, a mala dá bem para meia dúzia de sacas de compras
Mecânica: Muito muito bom, não o irei comparar com Elise a nível de andamento porque seria injusto, 1.8 NA com 170cvs vs 1.8T 235cvs, não existe praticamente lag nenhum nas 3 primeiras mudanças, mas também não se sente aquela patada que torna as coisas mais emocionantes num carro turbo, posso compará-lo sim com um RCZ-R que andei na semana passada (que apesar de mais barato é mais potente) e o Peugeot é um menino à beira do 4C; fantástico barulho de motor, bastante alto sem parecer um uno com panela podre, o som fica perto dos Evos/Subaru, ficam apenas a faltar as pipocas características dos meus queridos MINI
A caixa pareceu-me boa em condução/trânsito normal, não há hesitações a reduzir ou a subir, a caixa faz sempre o que o condutor manda mas é um pouco lenta para uma dct, não desilude nem deita o carro por terra, manda um bom coice mas mais uma vez deveriam ter simplificado a coisa com uma caixa manual, os botões da caixa na consola, são um bocado estranhos, até mesmo para mim que estou habituado a várias caixa auto, mas acredito que ao fim de alguns dias já nem se pensa nisso
De resto pouco mais deu para ver, dinâmica propriamente dita e travões não era fácil explorar dado o trânsito, por onde passei toda a gente olhava, tirava fotos, nos semáforos abriam os vidros para ouvir, faziam caras de espanto, etc, muito pouco discreto
Para quem nunca andou aconselho a experiência de um carro com tudo atrás, é diferente de qualquer carro, mesmo um RWD tradicional com motor à frente, é a diferença entre ser puxado e ser empurrado
Para concluir, podem achar que 65k € é muito para um Alfa 1.8 turbinado, mas não deve haver nada parecido no mercado por este preço, é preciso ir para a casa dos 6 digitos, podemos sempre falar dos Lotus, mas requerem um pouco mais de sacrifício, sendo mais egoístas, Porsche nem vou falar porque nada tem a ver com o 4C, mais rápido se pode comparar com Z4, TT e outros roadsters
Fica o vídeo (aumentem o volume que ficou baixo)
Infelizmente o vídeo não transmite nem um terço das sensações sentidas a bordo de fenomenal máquina, nem sequer o som