Alfa 4c

Que falta de exigência :sh)

Uma coisa é gostar do carro, apesar de poder ser melhor, outra é assumir logo uma postura de contra-ataque em todas as direcções e nem ter pena do resultado final não ser um pouco melhor.

A EVO deu pontuação máxima ao 458 Special e teceu-lhe rasgados elogios e o mesmo não é verdade com o 4C (obviamente não tem a ver com o facto de um ser muito melhor e mais caro), portanto para se ser coerente, no mínimo tem que se lamentar que apesar das melhorias no spider, ainda não se tenha entrado num nível de excelência.
Se olherem para o carro vomo um supercar lento e de 4 cilindros, ele desilude. Se olhareS para o carro como um superminicar e super 4 cilindros tenho a certexa que nao te dediludes... o Speciale é so a melhor coisa com rodas que existe (a seguir ao 944 e 911), era dificil não receber pontuação maxima. O 4C é um carro de pontos de vista, pois nao faz excelentemente coisa nenhuma, mas o pacote final é simplesmente apaixonante. desafio alguem a sentar num e apenas a ligar o carro e dizer que não gostou...

Se olherem para o carro vomo um supercar lento e de 4 cilindros, ele desilude. Se olhareS para o carro como um superminicar e super 4 cilindros tenho a certexa que nao te dediludes... o Speciale é so a melhor coisa com rodas que existe (a seguir ao 944 e 911), era dificil não receber pontuação maxima. O 4C é um carro de pontos de vista, pois nao faz excelentemente coisa nenhuma, mas o pacote final é simplesmente apaixonante. desafio alguem a sentar num e apenas a ligar o carro e dizer que não gostou...

Isso se pensar-mos em alguém com pouca experiência tanto é verdade num 4C como num Lotus Exige ou qualquer outra coisa igualmente focado e dramática.

Mas os jornalistas, que mal ou bem, experimentam muita coisa são unânimes em apontar-lhe alguns defeitos.

Eu como amante de carros gostava que a direcção fosse mais elogiada por exemplo, mas compreendo o motor ou a cx auto como uma coisa mais intrínseca.

lololol... Quem falou em VW? Por defeito assumiste logo isso, deve significar alguma coisa! [:D]

Mas claro que significa. Toda a gente sabe o que entendes por electrodomésticos e neste caso até tens razão. O que não invalida que seja um excelente carro.

Mas se for um Fiat Punto aburguesado - Mito - já é excelente, tem o Cuore Sportivo. [:cool:]

Isso se pensar-mos em alguém com pouca experiência tanto é verdade num 4C como num Lotus Exige ou qualquer outra coisa igualmente focado e dramática.

Mas os jornalistas, que mal ou bem, experimentam muita coisa são unânimes em apontar-lhe alguns defeitos.

Eu como amante de carros gostava que a direcção fosse mais elogiada por exemplo, mas compreendo o motor ou a cx auto como uma coisa mais intrínseca.
O problema é exactamente a falta de unanimidade! Uns dizem que a direção é extremamente intuitiva e comunicativa, outros dizem que é o oposto... A caixa é elogiada por uns e criticada por outros, o motor idem, o comportamento e aderencia idem... E quem está certo e falar verdade? Se quiseres posso postar os vídeos a provar o que digo... Já li e vi analises extremamente positivas e bastante negativas, é claro que alguns so focam as negativas como se fossem a verdade absoluta. A única coisa onde vejo unanimidade é nos travões, que acho que ainda so vi elogios. De resto, onde tambem vejo muitos elogios é nos clientes finais, que vão ficando muito satisfeitos e entusiasmados com o carro, incluindo o Chiesa que foi a única pessoa que conheco que o conduziu e simplesmente adorou!

Última edição:
Mas claro que significa. Toda a gente sabe o que entendes por electrodomésticos e neste caso até tens razão. O que não invalida que seja um excelente carro.

Mas se for um Fiat Punto aburguesado - Mito - já é excelente, tem o Cuore Sportivo. [:cool:]

Por acaso nem estava a falar de VW mas ok, tambem esta la perto.

Penso que na EVO de junho o 4C participou num comparativo e ficou em último lugar, não tenho a revista, mas se alguém tiver poderá colocar...

Nada de novo, portanto... [:D]

A verdade é que o carro tem personalidade e carisma, mas falharam no mais importante, a caixa e a direção, com isso revisto podia ser um produto melhor do que o que realmente é

Só existe um concorrente para o 4C que é o Elise S, e esse continua a ser a verdadeira máquina de condução que transmite cada tracinho na estrada para o volante

Está para sair a review de um proprietário de um, o youtuber "Seen Through Glass". Vamos ver o que vem daí.

Uma review de um owner tem uma base de conhecimento totalmente diferente.

Confio nos jornalistas até certo ponto, muitas vezes andam 1 dia com o carro e já podem dizer verdades absolutas. Acredito que o 4C não seja excepcional em nada, mas não deve ser uma trampa.

Um coisa é certa...quando se escrevem 301 páginas acerca de 1 carro é porque ele terá que ser mesmo especial!!
O Alfa Romeo 4c é efectivamente um carro controverso porque não reúne muitos consensos...Por testes que vejo efectivamente o carro parece ágil e eficaz com um frente muito direta e uma traseira quando bem provocada sabe dar o ar da sua graça mas de uma forma a meu ver controlada!! Agora acredito que em certas circunstâncias seja um carro exigente..

Não percebo como é que em certas revistas, dizem que o carro é mais eficaz sem suspensão desportiva do que com a mesma...:sh)

A minha sugestão é: acompanhar as reviews apenas de 2 ou 3 pessoas (valorizem menos as reviews de "desconhecidos nossos"). Dessa forma conseguem perceber o tipo de pessoa que são, a coerência ao longo do tempo, o tipo de condutor que é e os aspectos que geralmente costuma valorizar, e que aspectos esse jornalista costuma focar que geralmente são pouco importantes para nós, etc etc. Desta forma, torna-se um nadinha mais fácil para quem está deste lado (ao computador a babar-se por automóveis [:D]) fazer a distinção entre o trigo e o joio.

Um coisa é certa...quando se escrevem 301 páginas acerca de 1 carro é porque ele terá que ser mesmo especial!!
O Alfa Romeo 4c é efectivamente um carro controverso porque não reúne muitos consensos...Por testes que vejo efectivamente o carro parece ágil e eficaz com um frente muito direta e uma traseira quando bem provocada sabe dar o ar da sua graça mas de uma forma a meu ver controlada!! Agora acredito que em certas circunstâncias seja um carro exigente..

Não percebo como é que em certas revistas, dizem que o carro é mais eficaz sem suspensão desportiva do que com a mesma...:sh)

Tratando-se de um carro de estrada, não será o primeiro nem o último em que rodas maiores e suspensão desportiva pioram o seu desempenho dinâmico na generalidade das situações.
A não ser que se ande apenas em asfalto imaculado ou usemos o carro só em circuito para explorar o seu potencial, o foco estreito das suspensões desportivas não têm razão de ser.

A EVO já tem longo historial em aconselhar as rodas mais pequenas ou suspensão standard das máquinas que testa.
Há que compreender o contexto. Maior parte das B-roads inglesas são tão más ou piores que as nossas estradinhas secundárias, pelo que a maior complacência da suspensão é fundamental para garantir controlo a ritmos elevados.

Quanto Às discrepâncias nas avaliações pelos media, mais uma vez, convém ver de onde elas vêm. Temos o bloco europeu, mais critico do 4C e o americano, que têm tido críticas muito mais positivas.
Temos de lembrar é que o 4C americano é quase 200kg mais pesado que o 4C europeu. Todo o chassis teve de ser recalibrado para lidar com o maior lastro. Será que o carro mais pesado é o que está melhor calibrado?[:D]
Felizmente a Alfa Romeo tem ouvido as criticas e evoluido a máquina.
O Spider, segundo os testes europeus, já permitiu assistir a evoluções, e esperemos quando lançarem o QV, o tal que deverá ter pelo menos 270cv, haja mais uma série de upgrades para a restante gama.

A maior parte das reviews negativas ao 4C vêm todas do mesmo sítio (UK) e estão quase sempre centradas na direcção. Ora tenda a certeza que a direcção sem assistência do 4C não será a melhor direcção jamais construída, a verdade é que os "defeitos" que lhe apontam serão mais sentidos quanto pior for a estrada em que é conduzido. Tendo em conta a (falta de) qualidade das estradas secundárias do UK, acredito que conduzir o 4C nessas estradas não seja a mesma coisa que conduzir o 4C numa estrada de montanha com bom asfalto.

Paralelamente às reviews vindas do UK, há inúmeras outras de outros quadrantes (França, Espanha, etc) em que o feedback é o oposto. Valorizar umas em detrimento de outras sem contextualizar nenhuma das situações (ambiente de teste), só serve mesmo para conversa de café.

Um exemplo quanto às cx de velocidades: conheço pessoas que preferem as cx de velocidades mais antigas pelo kick que passavam em detrimento da suavidade das novas. Nas revistas é quase unânime que quanto mais suave for a caixa melhor. Mas cada um tem os seus gostos, e acho que dizer que uma é melhor que outra é pretensioso, dado que existem gostos para ambas soluções (e o melhor para mim não será necessariamente o melhor para ti). Muitas das críticas que li à cx do 4C nem sequer referiam se os “defeitos” sentidos eram em manual ou em auto, se eram em N, D, A ou Race, quando noutras reviews falam das diferenças de comportamentos consoante os modos escolhidos. São análises (ou pelo menos explicações) muito superficiais, e que formulam “verdades” sem dar os fundamentos das mesmas aos leitores.

Revistas que terminam um artigo com algo do género "showld I buy one", fazem-me uma certa comichão... basicamente é um parágrafo para "preguiçosos" e para os "crónicos medidores de pylinhas de terceiros". Então qd esse parágrafo inclui comparações com outros modelos (muitas vezes sem grande relação entre eles) é o topo da estupidez. Se alguém quer efectivamente saber se deve ou não comprar um carro, que o experimente. Se alguém estiver interessado num carro e quiser conhecer as suas virtudes/defeitos em comparação com concorrentes do segmento, então que os experimente.

Tomar como verdades absolutas opiniões de terceiros (de quem desconhecemos os gostos pessoais, a personalidade, a forma de abordar a vida e o que privilegiam), sem contextualizar, sem relativizar, sem procurar o contraditório ou pelo menos tentar procurar outras opiniões para então tentar formalizar um juízo, no meu ponto de vista é demonstrativo de falta de personalidade.
Se um artigo da EVO terminasse a dizer que ser sodomizado por um elefante é "melhor" que uma noite louca com a Emily Ratajkowski, acho que alguns dos users deste fórum íam a correr para o Jardim Zoológico mais próximo...

Um exemplo do que eram artigos interessantes eram os da extinta Supermotores - que ainda guardo religiosamente alguns exemplares - com uma imensidão de dados técnicos para análise e, na maior parte das vezes, opiniões de mais que um jornalista para que houvessem várias perspectivas do mesmo produto. Actualmente, a Absolute Motors - entretanto deixaram de lançar novas edições p/ a aplicação -, analisa os automóveis, por vezes faz comparação de produtos que seriam quase incomparáveis, mas fá-lo analisando as qualidades e defeitos, sem tentar impingir opiniões aos leitores.
Por exemplo, a Revista do Automóvel, nas tabelas de pontuação, inclui uma coluna para que cada leitor atribua um valor ao ponto em análise consoante o interesse que esse ponto tem para si. Com esta variável a avaliação do jornalista será bastante mais válida para o leitor pois poderá relativizar e valorizar essa opinião consoante as suas preferências/pretensões.
Seja como for, actualmente, a revista com os artigos que mais gosto de ler é, sem sombra de dúvidas, a AutoHoje Clássicos - quem lá escreve, pela forma que escreve, é quase inacreditável que tb escreve na AutoHoje normal... que diferença de atitudes - se calhar de "interesses"...

Pela minha experiência tem muito a ver com o peso do carro. Carros leves para estrada têm comportamentos mais homogéneos com suspensões 'moles'.

Voltar
Superior