Alfa 4c

14199027779_d8f6f69513_h.jpg

14382314751_784df3527b_h.jpg

14199052658_07f0907f8c_h.jpg

14199027139_0132b385c8_h.jpg

14384253142_6d13671033_h.jpg

14199108660_cb2bb1b86e_h.jpg

Os Elises são raríssimos, no entanto gozam de um bom estatuto por parte dos apreciadores de automóveis, por isso é que não são incógnitos. O Alfa 4C ainda agora chegou.

Expressas a tua opinião sem fanatismo? Não há mal nenhum em sermos fanáticos de algo, nós não somos máquinas e como tal desenvolvemos paixões por estas coisas de 4 rodas que servem para nos levar de A para B [:D]. O problema está na agressividade com que demonstramos essas paixões [;)]. A maioria dos conflitos que aqui aparecem são por má interpretação, na génese todos concordamos com o mesmo.
A maioria dos conflitos que aqui se geram são por pessoas que criticam tudo e mais alguma coisa, quando toda a gente sabe que no fundo, quando virem um ao vivo vão-se babar todos! E que nem de perto nem de longe irão ter sequer algo parecido... E se por ventura pudessem dar uma volta, duvido sequer que conseguissem tecer uma unica critica! E isto irrita um pouco... Quem diz que gosta de carros, na minha opinião, deviam rever o que dizem pois uma verdadeiro amante de automóveis tem de adorar este modelo com os seus defeitos e virtudes... Defeitos e virtudes essas, que todos os modelos existentes tem!

existem virtudes, quanto a mim, que desvalorizam e dizem ser insignificantes. Eu não concordo, por exemplo acho fantástico poder ter um carro que consome menos que uma Giulietta e que anda mais que um Cayman! Um carro que anda mais que um Cayman e apenas paga 49€ de IUC, que as revisão são completamente normais e acessíveis... Um carro onde substituir uma qualquer peça mecânica não fica mais caro do que substituir de um simples segmento C, mas carro esse que soa e anda como um desportivo a serio, alem do seu aspecto fabuloso... Existem reviews melhores e piores, mas os ditos haters só focam as negativas e dizem ser imparciais e clarinhas como a agua, isto depois dos escândalos que se tem vindo a assistir na parcialidade(comprada por algumas marcas, nomeadamente o Grupo Vag) das revistas auto! Se tiverem um palminho de testa pensem um bocadinho e deêm-se ao trabalho de ao menos experimentar os carros e comparar por voces, as revistas não são minimamente crediveis, hoje em dia acredito mais numa bacorada do Top Gear do que nas analises de quase todas as revistas!

existem virtudes, quanto a mim, que desvalorizam e dizem ser insignificantes. Eu não concordo, por exemplo acho fantástico poder ter um carro que consome menos que uma Giulietta e que anda mais que um Cayman! Um carro que anda mais que um Cayman e apenas paga 49€ de IUC, que as revisão são completamente normais e acessíveis... Um carro onde substituir uma qualquer peça mecânica não fica mais caro do que substituir de um simples segmento C, mas carro esse que soa e anda como um desportivo a serio, alem do seu aspecto fabuloso... Existem reviews melhores e piores, mas os ditos haters só focam as negativas e dizem ser imparciais e clarinhas como a agua, isto depois dos escândalos que se tem vindo a assistir na parcialidade(comprada por algumas marcas, nomeadamente o Grupo Vag) das revistas auto! Se tiverem um palminho de testa pensem um bocadinho e deêm-se ao trabalho de ao menos experimentar os carros e comparar por voces, as revistas não são minimamente crediveis, hoje em dia acredito mais numa bacorada do Top Gear do que nas analises de quase todas as revistas!
worthy.gif

Creio que os Lotus são de facto o que mais se aproxima.

Mas ser rival não significa comungar exactamente da mesma filosofia, por exemplo eu acho que além dos muitos que referi um KTM-X Bow também é um rival do 4C, ou no limite até um Can-Am spyder

Básicamente alguém que queira comprar um veículo que sublime as sensações de condução e com uma filosofia desportiva por valores "médios" tem um roll de opções.

Para mim a questão (e chamem-lhe fanatismo se quiserem) é que, de facto, o 4C não está no patamar dos Lotus, não é tão raw, e não chega ao patamar dos Cayman, pois não é tão filtrado, nem tão requintado (admite-se que o cayman é um carro que em termos de construção e oferta está muito perto do melhor que se possa fazer) embora possa ombrear com ele em termos de performances.

Assim sendo está um bocado órfão, e se puxarmos para comparar com os Lotus, fica desposicionado em termos de preço e mesmo as motorizações e o próprio carro não são similares (embora a filosofia possa ser). Puxando para comparar com os Porsche, obviamente que o carro fica aquém em muita coisa, equipara-se em performances, e pelo menos cá, é substancialmente mais barato. Lá fora já se tem que ir buscar o S para ter uma diferença de preço significativa.

Mas entretanto deixem-me lá questionar uma coisa, se vocês estivessem no lugar da Alfa, fariam uma comunicação do carro com a ideia base de que isto é um Lotus mas melhor, menos crú, com boas performances, etc mas com uma diferença de preço significativa ou diriam antes que este carro é como um Porsche em performances, mais inovador em algumas soluções, mais crú para oferecer maior prazer de condução e ainda assim é mais barato?

Para mim a resposta é óbvia, quando se compara olha-se sempre para cima.

Tirando tudo isto, mesmo que o carro tenha estes ou outros concorrentes, acredito que será sempre um carro bem vendido e com sucesso, ainda que não seja necessáriamente comparável quer aos Lotus, quer aos Porsche nesse aspecto. Mas vai ser um bom carro e um bom símbolo para a Alfa.

A questão está em não ser necessário enquadrar-se completamente com o existente, o carro é como é.(ponto final) Existem montes de modelos que simplesmente não tem concorrente directo... Pessoalmente gosto muito da filosofia, já estive dentro de um e gosto do interior como é, não gosto de um tão despido como o Lotus e um como o do Cayman não fazia sentido simplesmente. Gosto do facto de ser turbo e ser bruto na entrega, não gosto de a potencia(apesar de suficiente) ficar pelos 240cv pois hoje em dia o mercado automóvel está numa de medir p*las, e visto por aí o carro merecia ter uma versão com mais de 300cv para depois sim estar em pé de igualdade com alguns concorrentes que lhe são servidos (Exige S, Cayman S etc)...

Não sei os valores das revisões, mas duvido que a Alfa não se aproveite para cobrar mais só pelo facto de ser um carro especial.

Quase como no caso dos Fiat Panda vs Fiat 500, em que verificam diferenças.

E por várias razões o 4C será sempre mais exclusivo que um Cayman normal ou S. Além de ser um clássico em potência

Acho que a Alfa durante os próximos anos vai limar as arestas do 4c e provavelmente lançará uma versão GTA

A malta vai guerreando e o reckoner vai metendo altas fotos e videos.

Vá toca a dissecar as palavras do novo e aparentemente feliz dono de um 4c, ja tenho aqui umas pevides.

E o que tem de relevante as recuperações as 2000 rpm quando se pratica condução desportiva ou em pista? Não estamos a falar carros do segmento D a Diesel para andar em nacionais.

É a diferença entre os treinadores de bancada e os actuais proprietários do 4C. Uns falam, falam e não sabem nada, os outros, que os têm no dia-a-dia, que os conduzem em estradas normais e nem sempre em pista, sabem valorizar este pequeno aspecto.

Isto já passou aqui?

¿De dónde sale el sobrepeso del 4C yanqui?

El Alfa Romeo 4C ha ganado casi 200 kilos (es difícil concretar la cifra porque el sistema de homologación de pesos no es idéntico a ambos lados del Atlántico) para llegar al mercado estadounidense, algo que ya te anticipamos bastante tiempo atrás.

Muchos nos habéis preguntado de dónde sale ese sobre peso, así que aquí estamos para aclarar dudas. Y no, no es que el 4C se haya puesto tibio a galletas Oreo rebozadas y bañadas en nata, o se haya ido de paseo gastronómico con Adam Richman para aceptar retos gastronómicos de costa a costa de los EEUU.

Como bien sabes, la normativa de seguridad norteamericana poco tiene que ver con la que empleamos en Europa. No se puede calificar como "más segura" o "menos segura", sino que es diferente.

Entre esas diferencias está, por ejemplo, el diseño del depósito de combustible, que tiene que cumplir una serie de características diferentes a la de los modelos vendidos en Europa en cuanto a protección contra perforaciones.

Aquí es uno de los puntos donde el 4C gana unos cuantos kilos. Otro frente importante es el monocasco de fibra de carbono. Las exigencias de la NHTSA tienen entre otros parámetros la deformación máxima admisible ante ciertos tipos de impacto. El monocasco de fibra de carbono sobre el que se desarrolla el Alfa Romeo 4C es, a priori, muy seguro y consistente, pero como cualquier estructura de fibra sin un acople colapsable, tiende a quebrarse cuando se supera la carga de diseño.

Es decir, en impactos laterales, el monocasco aguanta hasta partirse, y a partir de ahí las deformaciones que suceden son de gran magnitud. Las exigencias de la NHTSA en este sentido, en cuanto a impacto lateral, han hecho que Fiat haya tenido que reforzar el monocasco con perfilería de aluminio bajo la piel, para controlar esas deformaciones y conseguir un chasis más sólido y seguro ante golpes laterales, en lo que se han ido una buena cantidad de kilos también.

Otros frentes de "extra de peso" tienen que ver con el sistema de control de emisiones equipado en el escape, que es distinto, y más pesado (por tema de filtro de partículas) que el sistema europeo, donde las emisiones de partículas se obvian (de esto ya hablamos aquí y montamos una petición, ¿recuerdas?).

Acho que não !

Eu e acredito que muitos têm é pena do Alfa 4C não ter ido ainda mais longe nas performances e forma como recompensa o seu condutor. Pelo que tenho percebido é bom, mas não é magnifico como drivers car.

Quanto mais marcas e modelos de carros bons houverem melhor para nós enquanto consumidores, que ficamos com mais opções.

Onde a Alfa esteve práticamente irrepreensivel foi na estética, principalmente com os primeiros faróis, mas para mim a estética apesar de importante não é nem de perto nem de longe o fundamental.

Por uma vez concordamos em alguma coisa.

O carro apesar de bom ainda não está no ponto, mas também é compreensível, pois foi desenvolvido em 2/3 anos e com um tecto orçamental muito limitado.
Se não houvesse este limite ao dinheiro para investir terias aqui um carro imbatível.

É por isso que penso que no futuro o carro será actualizado e sofrerá os pequenos retoques que lhe faltam para ser um muito bom desportivo.

Agora mais uma, como podem comparar um projecto com 3 anos no máximo com um com mais de 8 e que ainda por cima tem como base a experiência de quase 50 anos do 911?
Se é para comparar alguma coisa então comparemos o resultado de ambos os projectos, e então o 4C tem de levar a vantagem porque conseguiu o que conseguiu à primeira e com limites orçamentais muito restritos.

É a diferença entre os treinadores de bancada e os actuais proprietários do 4C. Uns falam, falam e não sabem nada, os outros, que os têm no dia-a-dia, que os conduzem em estradas normais e nem sempre em pista, sabem valorizar este pequeno aspecto.

Já tive carros turbinados a gasolina e gasóleo, e atmosféricos a gasolina.
E para usar no dia a dia de longe que um atmosférico é muita mais simpático e suava.

Claro que naqueles dias de mais pressa o atmosférico parece sempre que não está na mudança certa e não anda nada. [:D]

Mas para circular a baixa velocidade e com calma o atmosférico é muito mais disponível e suave.

Mais uma razão para ter obrigação de fazer melhor contra o Cayman.

O 4C até já foi batido em pista por um mero Cayman base manual num comparativo da autocar salvo erro.

É preciso repetir que o 4C faz muito mais concessões, tem muito menos luxos, tem caixa de dupla embraiagem, motor turbo (este argumento pode fazer alguma diferença, nomeadamente nas saídas das curvas) e apesar de menos 30cv (?) tem mais cv/kg ?

É que para mim, por mais espectacular que o carro seja, isto é deixar um pouco a desejar (para não dizer pior).

Mas as prestações do Cayman não fazem dele um rival. Por essa óptica, um Quattroporte também dá tareia em velocidade máxima ao 4C e, logo, é um concorrente directo. E é melhor e tudo. É assim? Porque há carros mais rápidos, mais potentes ou que curvam melhor que o 4C. É suficiente para meter tudo no mesmo saco?

Eu tiro fotocópias com uma fotocopiadora e com uma multifunções. São produtos concorrentes?

Voltar
Superior