Às vozes que vociferaram por aí, eu também quero achar graça, se isto não tem alguma utilidade, serve para quê mesmo? Quando algém vem para aqui pedir conselhos porque está entalado com as Finanças não vos vejo a dizer isso, até dão dicas, vejam lá. Quando alguém vem aqui pedir se tem conhecimento de alguém que tem de ser operado ao menisco, nunca vos vi aqui a mandarem todos para o Google. Quando outro alguém que para cá venha porque está a sofrer de Cancro não tenho notado que isto não seja espaço para desabafar as suas dores e lamentos.
Eu sempre ouvi (passe-se o exagero) que um suicida quando procura alguém, não procura conselhos, mas sim alguém que o possa ouvir. O mal é esse é que nem estamos aí para o problema dos outros.
Que se matem, desde que não me importunem, tá-se!
Isso é normal nunomplopes, a nossa sociedade ainda não está totalmente sensibilizada para os problemas do foro psíquico e é normal, eles não se vêm. Se tiveres um problema como um sinal que começou a crescer ou começares simplesmente a coxear da perna, tens N pessoas junto a ti para te aconselhar porque um tio, do primo, do irmão, da vizinha do lado foi a um médico porreiro que resolveu isso é até foi baratinho. E isso é bom e positivo, porque pelo menos começas a sentir-te orientado e tens quem te indique um caminho.
Agora se te sentires angustiado, em baixo, com a sensação de que o mundo vai desabar, têm lá paciência. É do género, deixa-te lá de coisas e vê se começas a ser homenzinho de uma vez! Aquilo que o user reporta como queixas físicas podem simplesmente ser respostas fisiológicas a uma condição psíquica intensa e descontrolada. Isso existe, há estudos que reportam isso, basta ver por exemplo, as dezenas de casos de técnicos que trabalham em oncologia e que acabam por ter cancros.
A ajuda psicológica ainda é vista como um luxo e a nossa própria sociedade também restringe esses cuidados de saúde pelos preços elevados que são praticados mas há milhares de pessoas que viveriam melhor se, nos momentos mais difíceis, tivessem um suporte. Isto de ir ao psicólogo e ser só de letra só mostra desconhecimento sobre o que é a Psicologia.
Agora, só um aparte: não estamos num tribunal e não nos compete comprovar a veracidade do que aqui é exposto, porque então iríamos começar a questionar todo o fórum. Quem por cá anda, fá-lo despreocupadamente, não anda à procura da verdade absoluta a todo o custo; se não se identifica com o tópico, não responde. E se por acaso, for um tópico sem fundo de verdade, pensem que por aqui já foram dadas várias dicas que vocês podem aproveitar numa altura mais difícil.
Quanto ao autor do tópico, só desejo muita força. Já foram dadas muitas sugestões e orientações válidas, por isso é só procurares junto da tua área de residência quem te possa ajudar. Por exemplo, passa por um centro de saúde ou pela junta de freguesia e tenta perceber que associações ou entidades te podem ajudar. Explica bem o teu problema; é normal que sintas que falhaste e isso é muito duro para uma pessoa, mas tens de pensar naquilo em que foste bom e que te pode ajudar a reerguer. Fala com a tua esposa, desabafa e chora o que for preciso. Dá-te tempo para sofreres, não tens de ser o super homem, todos temos percalços e é da nossa fibra arregaçar as mangas para os ultrapassar. Apoia-te em alguém significativo, porque sozinho tudo é mais difícil. Boa sorte e muita força!