Ajuda compra usado - nabo-

´são depósitos antigos, pesados e sendo de 40lts, tem uma capacidade bem inferior ao meu de pneu suplente (61lts, que na realidade leva cerca de 50lts - 80% de capacidade real). tens que deixar 20% de margem para o gás poder expandir com o calor, se necessário.

conheço um desses depósitos antigos mas de 70lts. aquilo deve ter neste momento uns 20 anos - o meu vai fazer 9 daqui a 1 mesito.

Com o GPL tem a vantagem do preço ser mais estavel e dependendo da zona o preço pode ser baixo.

https://www.standvirtual.com/anuncio/ford-focus-1-6-ID8M7z7u.html#ea29f7793c

este carro acho que seria interessante para meter a GPL, está com excelente aspecto e bem equipado e é 1.6 que é muito raro de encontrar.

O Kia Rio é uma opção interessante, andei com um durante um dia e é um carro bem construído e tem muito espaço, tens é que conseguir viver com um motor bastante lento... mas que faz consumos excelentes, e tem fama de ser muito fiavel.

Também acho que este Focus é uma bela solução. Isto de um segmento B para um C ainda é uma diferença apreciável, na condução, espaço, estabilidade… Este ainda por cima é difícil de encontrar. Está mesmo a "pedi-las".

Também achei interessante, esse Focus.
Não encontrei muito sobre 1.6 a gasolina no focus, é motor original?

Outras duvidas: estando o kia na garantia, posso confiar e comprar, as garantias cobrem todas as falhas que o carro poderá eventualmente ter?

Li que um fap para substituir é algo caro, a sua troca é constante de X em X km?

Sent from my MI 5 using Tapatalk

Depois de uma pesquisa mais funda encontrei um 1.6 a gasolina do focus que é o zetec-Sigma devenvolvido em parceria com a mazda/yamaha. Será esse o motor? o que sabem dele?

Não encontrei muito sobre 1.6 a gasolina no focus, é motor original?

Outras duvidas: estando o kia na garantia, posso confiar e comprar, as garantias cobrem todas as falhas que o carro poderá eventualmente ter?

Li que um fap para substituir é algo caro, a sua troca é constante de X em X km?

A melhor coisa a fazer e anular a fap,foi o que fiz em um dos.meus carros e acabaram as dores de cabeça.

não tens problemas na inspeção, podes é um dia vires a ter se entretanto surgir algum aparelho que verifique a condição do fap ou que detete (a falta d)este.

quanto ao motor 1.6 do focus, são algo raros e quando aparecem, geralmente é em carrinhas. é um motor que anda mais que o 1.4 de 75cv, esse bastante comum e gasta sensivelmente o mesmo, pois não esforça tanto o motor. deves é ter consumos a gpl quase na ordem dos 10lts. diria que mais de 9 e menos que 10lts é certinho. sendo aí em lisboa tens muito por onde subir e descer, mas tens sempre vias rápidas também se não andares pelo bairo alto e afins, o que vai ajudar a amenizar os consumos. mas diria que 9,5 será o normal. agora tens que ver se preferes dar mais algum e ficares com um carro bem mais recente e instalares tu o kit GPL ou dares menos pelo carro e instalares o kit ou até comprares já instalado. quanto ao selo, pagas 56€ anuais, a manutenção é simples e os pneus devem ser jante 15 ou 16, medida standard também.

edit: estava a pensar que era de 2005, depois fui ver outra vez o anúncio porque achava o carro muito novo. vi a matrícula, pensei que era importado, depois vi os faróis mais recentes. afinal é de 2009. pelo preço, mesmo que não consigas descer para os 5000€ (fazes um choradinho a dizer que só tens 5000€ ou que ainda vais ter que por o kit gpl) é uma boa compra.

aqui há uns 2 meses andava por famalicão, acho, um C4 de 2005 1.4 de 75cv a cerca de 5000€, para veres a diferença. vermelho com jantes pretas e o tipo não baixava mais. disse-lhe que por aquele preço que estava caro, 4000€ seriam mais reais e que seria difícil vender o que é certo é que alguns dias depois o anúncio já não se encontrava online... esse se calhar não deve demorar muito a ir.

Última edição:
já agora, no olx 1.6 só há mesmo esse e há 1.4 mais caros um pedaço. mesmo esses não são muitos. é já de uma era em que o diesel dominava tudo. já agora, os 1.4 depois sofreram uma revisão e ficaram com 80cv.

Já falei com o sr desse focus, e pelos vistos o carro era de um senhor ingles e paga 180€ de selo (deduzo que seja importado). O kia rio paga 106€ de selo.
Em termos de custo de manutenção qual será superior o kia a diesel ou este focus 1.6?

Já falei com o sr desse focus, e pelos vistos o carro era de um senhor ingles e paga 180€ de selo (deduzo que seja importado). O kia rio paga 106€ de selo.
Em termos de custo de manutenção qual será superior o kia a diesel ou este focus 1.6?
Pagaria sempre esse valor, visto que é de 2009.

O Kia Rio é a melhor solução. Não tens de te preocupar com instalações de GP*L e ainda tens garantia do construtor. Para fazeres muitos quilómetros é o melhor.

vou ser-te sincero, com o kia rio fica-te mais barato em termos de gastos mensais esse carro que o focus, ainda para mais amortizando o gpl aos poucos (demorarás cerca de 2 anos pelas minhas contas). como te disse, gastando cerca de 9 litros ou mais, esse a fazeru 4,5 vai sempre ser mais económico, mesmo fazendo 5lts. para serem mais equivalentes, é um diesel gastar 6 e o gpl gastar aí uns 9 ou 9,5lts. se esse, apesar dos 100 mil, estiver bem cuidado, então pode ser uma boa opção. mas tem atenção que não deixa de ser um 1100cc. paga pouquinho IUC, mas é fraquinho. tens é ainda garantia e só daqui a quase 1 ano é que tens que pagar o imposto outra vez.

só tem em atenção que o diesel terá sempre mais manutenção que um a gasolina, isto pela norma. mas esquecendo os meus gostos, a balança pende realmente para o lado do kia...

vou ser-te sincero, com o kia rio fica-te mais barato em termos de gastos mensais esse carro que o focus, ainda para mais amortizando o gpl aos poucos (demorarás cerca de 2 anos pelas minhas contas). como te disse, gastando cerca de 9 litros ou mais, esse a fazeru 4,5 vai sempre ser mais económico, mesmo fazendo 5lts. para serem mais equivalentes, é um diesel gastar 6 e o gpl gastar aí uns 9 ou 9,5lts. se esse, apesar dos 100 mil, estiver bem cuidado, então pode ser uma boa opção. mas tem atenção que não deixa de ser um 1100cc. paga pouquinho IUC, mas é fraquinho. tens é ainda garantia e só daqui a quase 1 ano é que tens que pagar o imposto outra vez.

só tem em atenção que o diesel terá sempre mais manutenção que um a gasolina, isto pela norma. mas esquecendo os meus gostos, a balança pende realmente para o lado do kia...
Obrigadissimo e compartilho da mesma tendência, vou hoje ver o kia pessoalmente e depois conto como correu!

As contas da amortização do GPL aqui não fazem sentido, o Rio e o Focus já com GPL ficariam basicamente ao preço, e em termos de gastos com combustível também ficaram basicamente ao mesmo preço.

Diria que 10 l/100 é uma boa previsão para o consumo do focus e depois ainda tens que lhe meter um bocado de gasolina que seja 0,5 l/100 ficas com 7,5 €/100 que dará 5,5 l/100 para gasóleo que também é uma média realista para o Rio que gasta pouco mas se o meteres no transito não faz 4,5 l/100.

O IUC do focus custa mais 75 euros por ano, a manutenção deve andar ela por ela.

O Rio é uma aposta segura e se o quiser vender daqui a uns ano será mais facil e perde menos dinheiro e tem mais autonomia pelo que perde menos tempo a andar a atestar... a vantagem do focus é que é melhor carro e anda melhor, o rio é muito lento, mas tendo em conta que é para andar no transito tambem se calhar não importa muito.

Voltar
Superior