Ajuda compra usado - nabo-

evasiv

New member
Boas, ando à algum tempo a investigar que carro deva comprar, e cheguei à conclusão que percebo patavina disto e o melhor era perguntar a quem soubesse. Resumindo, tenho 24 anos e procuro um carro para fazer cerca de 50km por dia mínimo, tenho como focos principais a fiabilidade/baixos custos de manutencao/peças e o baixo valor/km.

Há um carro a GPL em casa e estou aberto a comprar a gasolina e colocar kit ou comprar logo a GPL.

1. Que tipo de carros gostas? Não tenho grande preferência mas penso que para o meu orçamento será um utilitário.

2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A, b

3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Ford, Toyota, Honda, mas gostaria das vossas opiniões
4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Raramente
5. Precisarás de levar carga com frequência?
Muito raramente
6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Mínimo de 50km dia só para o trabalho, por isso diria uns 15-20k ano

7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? O percurso é 3km até A2, uns 15 até à ponte 25 Abril e depois a5. Por isso maioritariamente autoestrada. Horário de trabalho flexível por isso posso tentar fugir um pouco ao trânsito mas deverei sempre apanhar algum.

8. Os consumos terão grande importância? Bastante

9. A potência do motor terá grande importância?
Suficiente para subidas em autoestrada pelo menos a 100kmh sem precisar de grande rotações (digo eu)

10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não

11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Tenho 5000 disponíveis para o carro mas posso arranjar mais uns 2000. Caso mudança de GPL poderá ser no futuro já com outro orçamento

12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, o mais recente possível e caso gpl/gasolina <100000km

Desde já obrigado a todos

Sent from my MI 5 using Tapatalk

Nesse tipo de uso já equacionaria gasóleo, já que terá tempo de atingir a temperatura de funcionamento recomendada. Mas com o orçamento que tens serão carros já com mais alguns anos e kms do que se for gasolina/GPL.

Só para adicionar que daqui a alguns minutos certamente alguém te recomendará o Dacia Sandero, mas na minha opinião é carro que não aconselho a ninguém. O low cost por vezes sai caro. [;)]

Só para adicionar que daqui a alguns minutos certamente alguém te recomendará o Dacia Sandero, mas na minha opinião é carro que não aconselho a ninguém. O low cost por vezes sai caro. [;)]

Não percebo porque razão o Dacia com o motor 1.5 dci não poderia ser uma opção? É certo que o acabamento não é um primor mas o carro tem sido fiável e é um dos modelos mais vendidos em França. Com € 7K o OP poderia encontrar um em bom estado. Outra hipótese a diesel é o Citroen C3, que não é uma beleza de carro mas que é fiável. A excluir esses Seat Ibiza carregados de km e de maus tratos. A gasolina o OP encontrará muitos modelos fiáveis do segmento B: Ford Fiesta 1.25, Peugeot 207, Mazda 2, Fiat Punto, etc. Para converter a GPL é melhor não ir para motores de injecção directa. Mas esses motores, todos ou quase todos com turbo, estão fora do seu budget.

Não percebo porque razão o Dacia com o motor 1.5 dci não poderia ser uma opção? É certo que o acabamento não é um primor mas o carro tem sido fiável e é um dos modelos mais vendidos em França. Com € 7K o OP poderia encontrar um em bom estado. Outra hipótese a diesel é o Citroen C3, que não é uma beleza de carro mas que é fiável. A excluir esses Seat Ibiza carregados de km e de maus tratos. A gasolina o OP encontrará muitos modelos fiáveis do segmento B: Ford Fiesta 1.25, Peugeot 207, Mazda 2, Fiat Punto, etc. Para converter a GPL é melhor não ir para motores de injecção directa. Mas esses motores, todos ou quase todos com turbo, estão fora do seu budget.
Podias elaborar sobre os motores de injeção direta? Isto para um leigo. Que exemplos e porque são ou não melhor opção para GPL?

Sent from my MI 5 using Tapatalk

Podias elaborar sobre os motores de injeção direta? Isto para um leigo. Que exemplos e porque são ou não melhor opção para GPL?

Faz uma busca no google e ficas logo a perceber. Mas isso nem te interessa porque com €5k não vais poder comprar nenhum carro do segmento B com injecção directa e turbo.

optava por um destes 3, o Peugeot é mais caro naturalmente, mas ficas bem servido com o Renault,Ford e Fiat e ficam dentro do teu orçamento, e é uma questão de ires ver pessoalmente e fazer teste drive, ver se existe alguma margem negocial...

https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...1-IDCjJdK.html

https://www.olx.pt/anuncio/ford-fiesta-1-2-IDCjnA5.html
https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-2...4-IDCgfwH.html
https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#2efb38e93b

Mas só o Peugeot é a diesel, os restantes são todos a gasolina e o OP vai fazer mais de 15.000 km/ano.

Li, mas isso implica gastar mais quanto? No mínimo aí uns 1500, não? Para a quilometragem e o tipo de percurso que ele faz parece que o diesel é o mais indicado.

compensa sempre ir buscar um carro a gasolina o mais recente possível e com menos km's que um diesel equivalente, e investir mais 1500€ num kit GPL que o investimento é abatido em menos de nada e a manutenção é muito mais barata que um diesel...

é só pensar um pouco e fazer as contas... e ele já tendo um GPL em casa sabe bem os gastos que tem, que devem ser poucos ou nenhuns...

Correto, só tenho a dizer bem do GPL cá em casa que é um fiesta 1.2 de 2007 já com 180k. 70k feitos a GPL e já amortizou varias vezes o valor provavelmente. Mas estas opiniões divergentes de diesel vs GPL é que me confundem. De que modo é que a manutenção diesel é mais cara que petrol+gpl?

Na verdade o bigturbo terá razão. Sai mais barato (ou menos caro, como preferires) andar a GPL do que a gasóleo e já tendo em conta o preço do kit de conversão. A manutenção dos motores a diesel é quase sempre mais cara. Mesmo semfiltros de partículas tens injectores mais caros, qualquer avaria é mais cara de resolver. Mas isso depende muito do carro, da oficina que o arranje e da sorte também. Se optares por gasolina+gpl aquele Fiesta 1.25 pode ser uma boa opção.

Voltar
Superior