Ajuda...Catalisador

Um catalisador universal fica por menos de 200€ e fica tão bom quanto o original.
Podes sempre ir comprar à marca, mas pagas o que eles pedem...

Um catalisador universal fica por menos de 200€ e fica tão bom quanto o original.

menos de 200 euros? Com iva?

Isso é como tudo...também há raquetes de ténis de 20 e de 2000 euros...
...duvido das capacidades de filtragem desses catalizadores.

Não porque alguma vez tenha lido análises comparativas....mas porque já ouvi muitas vezes falar no valor 500€ para mudar cat

Um universal nos meus carros não serviria para nada, por exemplo.

Eles só aceitam de 3 vias e os preços rondam os 300 €...

Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
(...)

Exacto.
Com um pequeno detalhe: fabricados desde 1/1/1993.
Eu tive um carro matriculado (e vendido) em 1993 mas, como tinha sido
fabricado e importado em 1992, não tinha catalizador.

Não só não passa na inspecção, como não existe qualquer vantagem em retirar o catalisador. Por vezes, até piora o rendimento do carro [;)]

Melhora em baixas e prolonga a vida do turbo?
Consegues explicar-me tecnicamente isso?

O meu catalisador partiu-se há cerca de 1 ano e andei assim com ele uns 10 dias, na altura não notei diferença em baixas mas acima das 2500~2700RPM o carro morria. Troquei o catalisador e o carro voltou ao normal.

O meu catalisador partiu-se há cerca de 1 ano e andei assim com ele uns 10 dias, na altura não notei diferença em baixas mas acima das 2500~2700RPM o carro morria. Troquei o catalisador e o carro voltou ao normal.
Andar com um catalisador partido e tirar o catalisador e colocar um tubo directo no local que estava o catalisador para os gases até à panela final, é muito diferente. ;)

Última edição:
Andar com um catalisador partido e tirar o catalisador e colocar um tubo directo no local que estava o catalisador para os gases até à panela final, é muito diferente. ;)

sim, o meu era ligeiramente mais largo e fazia de chocalho ao relantim...

Minha dúvida é, tecnicamente o que se altera para haver essa diferença? Num motor Diesel com turbo de geometria variável, que tem em conta a pressão e caudal de gases na exaustão, retirar o catalisador não causava um desequilíbrio, além de aumentar o esforço do turbo?

sim, o meu era ligeiramente mais largo e fazia de chocalho ao relantim...

Minha dúvida é, tecnicamente o que se altera para haver essa diferença? Num motor Diesel com turbo de geometria variável, que tem em conta a pressão e caudal de gases na exaustão, retirar o catalisador não causava um desequilíbrio, além de aumentar o esforço do turbo?
Não tenho conhecimentos suficientes para poder dar uma explicação, espero que alguém que os tenha explique.

Mas a experiência que tenho, é em carros com turbo de geometria fixa e não variável.

Para que raio queres tirar o catalizador? para dar mais power? esquece porque o motor está afinado para ter catalizador.

Errado!

Se tirares o CAT chumbas, isso é certo, mas podes sempre desmiolá-lo.

Se dá mais power, dá concerteza, só precisas da panela final no carro para não perder o backpressure, o resto está a mais.

Melhora em baixas sim, e prelonga a vida do turbo porque os gases de escape (quentinhos) não ficam a ser obstruidos lá no CAT.

Ter um catalizador partido não é o mesmo que andar sem ele, de certeza que estava a haver obstrução de escape.

Voltar
Superior