Ajuda...Catalisador

Eduardo111

New member
Ora viva pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me de esclarecer umas duvidas.
Tenho uma Seat Ibiza 2.0GTI 16V 150cv de 1998.
Estive a pesquisar e encontrei alguem a dizer "apartir de 12/00 os carros a gasolina sao obrigados a ter catalisador" é verdade?
No meu carro posso retirar o catalisador e passo sem problemas no IPO?

Comprimentos
Eduardo Pereira

Ora viva pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me de esclarecer umas duvidas.
Estive a pesquisar e encontrei alguem a dizer "apartir de 12/00 os carros a gasolina sao obrigados a ter catalisador" é verdade?

Comprimentos
Eduardo Pereira

Para que raio queres tirar o catalizador? para dar mais power? esquece porque o motor está afinado para ter catalizador.

além de que os catalisadores foram criados com um propósito..

Para alguns, (me included), as razões são obvias e fazem sentido, pelo que retirar o catalisador para ter mais potência, num carro já em si com 150cv.... [8b]

Boas.

No meu carro, um Ibiza 1.9 SDI de 2001, retirei o catalizador, isto porque ele estava partido por dentro, a parte cerâmica andava a "chocalhar".

O que o mecânico fez foi retirar apenas o miolo, e eu não queria pagar para meter um novo... :sh)

O carro continua a passar nas inspecções do IPO e, curiosamente, o carro não fumo praticamente nenhum.

Em termos de andamento não notei alteração nenhuma.

Fiquem bem.

Comprimentos
Eduardo Pereira
É claro que não.

O carro foi homologado com catalizador. Logo, tem que o ter.:rolleyes:

um novo é o quê, 100 euros? se fosse eu era provável que mandasse pôr um... digo eu.. [;)]

Tens razão, se calhar deveria ter trocado por um novo...

Mas quando me deram a escolha de gastar cento e tal euros ou resolver o problema em 15 minutos sem custos... Não resisti. Além do mais não houve nenhuma alteração no ruído, fumo e comportamento do carro.

É claro que não.

O carro foi homologado com catalizador. Logo, tem que o ter.:rolleyes:

No meu caso, na inspecção do IPO, o carro continua a passar sem problema na questão dos gases. Claro que a "carcaça" do catalizador continua lá, se o tivesse retirado não sei iriam reparar nisso.

Nos carros a gasolina poderá ser diferente e existir uma alteração significativa nos gases de escape.

Também não me arriscava a tirar.

Fiquem bem.

Tens razão, se calhar deveria ter trocado por um novo...

Mas quando me deram a escolha de gastar cento e tal euros ou resolver o problema em 15 minutos sem custos... Não resisti. Além do mais não houve nenhuma alteração no ruído, fumo e comportamento do carro.

É o que tu dizes...

Agora por onde quer que passes, os outros têm de aturar e respirar um ar menos próprio, dado que o catalisador do teu carro não está lá para elementos nocivos ao meio ambiente.

E é caso para dizer, muito obrigado, senhor irresponsável ! [8b]

É o que tu dizes...

Agora por onde quer que passes, os outros têm de aturar e respirar um ar menos próprio, dado que o catalisador do teu carro não está lá para elementos nocivos ao meio ambiente.

E é caso para dizer, muito obrigado, senhor irresponsável ! [8b]

Ok, calma, o meu caso não é exemplo para ninguém, mas nessa linha de pensamento os milhões de automóveis (ligeiros e pesados) que circulam no nosso país sem catalisador são irresponsáveis.

Além do mais isto foi recente, e quando tiver tempo coloco o carro na oficina para montar um novo.

Já agora quais são os gases medidos nas inspecções do IPO?

Ok, calma, o meu caso não é exemplo para ninguém, mas nessa linha de pensamento os milhões de automóveis (ligeiros e pesados) que circulam no nosso país sem catalisador são irresponsáveis.

Além do mais isto foi recente, e quando tiver tempo coloco o carro na oficina para montar um novo.

Já agora quais são os gases medidos nas inspecções do IPO?
Sei que o CO é um deles. Não sei se há mais emissões a ser controladas (concretamente, nos Diesel).

Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
Nessas condições, carros a gasolina a passar na IPO só pela porta do cavalo.[;)]

E existe alguma relação directa entre a quantidade de fumo que sai pelo escape e a quantidade de CO?

Se assim for como é possível que certos automóveis sejam aprovados?

Fiquem bem.
Não necessariamente.

O CO é invisível (não faz fumo). No entanto, indica uma combustão incompleta. O fumo preto, são partículas de Carbono. Ora, se um carro estiver bem afinado (excluo os Diesel, que são fumarentos por natureza...[:p]) não deverá produzir fumo, mas produzir apenas uma quantidade mínima de CO. De qualquer forma, um dos papeis principais dos catalizadores, é converter esse CO em CO2.[;)]

Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
Nessas condições, carros a gasolina a passar na IPO só pela porta do cavalo.[;)]
A nível dos construtores, na Europa, creio que até foi mais cedo. Nos E.U.A., essa obrigatoriedade já vem dos anos 80.

A partir de 1993, os carros são obrigados a ter catalisador. O seu objectivo é transformar os gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos para o ambiente. Ao retirá-lo, o carro não fará mais fumo e, a olho nu, não damos pelas diferenças.

O problema é que elas existem e, se todos retirarmos o catalisador dos nossos carros, contribuiremos para a degradação da vida de todos os seres vivos que habitam este planeta.

Acho que é uma questão de consciência e respeito pelo próximo.

Claro que o catalisador custa dinheiro e "prejudica" a performance do carro. No entanto, se ficarmos doentes, de que é que esses 300 euros que poupámos nos servirão?

Será que é mais importante ganhar um décimo numa recuperação ou tentar contribuir por um ambiente melhor?

Retirando o miolo e passando a linha de escape por dentro da carcaça, os carros passam na IPO. Portanto, é tudo uma questão de consciência e respeito, ou falta de ambos.

Eu já troquei o catalisador a um R19 com 12 anos, por isso a minha opinião é clara.

Acho sempre estranho num carro a gasolina a que retiram o catalisador, o que lê a sonda lambda?

Os mecânicos que retiram o miolo dos catalisadores o que lhe fazem, não deverão estar cheios de metais pesados?

Acho sempre estranho num carro a gasolina a que retiram o catalisador, o que lê a sonda lambda?

Os mecânicos que retiram o miolo dos catalisadores o que lhe fazem, não deverão estar cheios de metais pesados?
A sonda lambda, lê o que sempre leu (o nível de O2 no escape). A sonda é útil para a gestão electrónica, independentemente da existência ou não de catalizador.[;)]

Quanto aos "metais pesados", o único que deverá ter, é o Paládio.

A partir de 1993, os carros são obrigados a ter catalisador. O seu objectivo é transformar os gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos para o ambiente. Ao retirá-lo, o carro não fará mais fumo e, a olho nu, não damos pelas diferenças.

O problema é que elas existem e, se todos retirarmos o catalisador dos nossos carros, contribuiremos para a degradação da vida de todos os seres vivos que habitam este planeta.

Acho que é uma questão de consciência e respeito pelo próximo.

Claro que o catalisador custa dinheiro e "prejudica" a performance do carro. No entanto, se ficarmos doentes, de que é que esses 300 euros que poupámos nos servirão?

Será que é mais importante ganhar um décimo numa recuperação ou tentar contribuir por um ambiente melhor?

Retirando o miolo e passando a linha de escape por dentro da carcaça, os carros passam na IPO. Portanto, é tudo uma questão de consciência e respeito, ou falta de ambos.

Eu já troquei o catalisador a um R19 com 12 anos, por isso a minha opinião é clara.

Nesse caso vou já encomendar um catalisador para o meu carro, não quero ter esse peso na consciência!

Mas acho que o problema passa muito pelos próprios mecânicos. No meu caso ele disse-me: "o catalisador custa 1xx €, mas não te preocupes eu resolvo-te o problema num instante"

Outro caso com o meu pai: no carro dele avariou o turbo com 50.000km, que foi mudado ao abrigo da garantia, mas por algum motivo o catalisador ficou entupido e maneira de eles resolverem foi exactamente essa... partir o miolo do catalisador...
Eu estava presente e vi, mas com os meus 18 anos na altura não percebi o que estavam a fazer, o carro estava na garantia e pouparam uns euros à custa de um carro mais poluente na estrada.

É esta a mentalidade, mesmo em oficinas da própria marca. :sh)

Fiquem bem.

Voltar
Superior