Ajuda - Advogados

Ao pedir a prestação de um serviço, temos sempre de ter o cuidado de pedir uma avaliação prévia dos custos dos mesmo. Seja de um Advogado ou Electricista.

O meu advogado (o seu escritório) pratica honorários de acordo com a complexidade do assunto. O que me parece correcto, dado que o custo que ele tem de suportar com os seus colegas, difere de caso para caso.

Agora, há pessoas que não se apercebem de que ter um bom advogado, significa quase sempre ter uma advogado caro. E este postulado acontece em todas as profissões.

O melhor é falares com o advogado e expores a mesma situação que estás a colocar aqui no fórum.

Sim primeiro vou falar com eles.

Já disse não tenho problemas com a conta, o que me incomoda é que os clientes não estejam elucidados que eles avançam com despesas sem o consentimento prévio dos Clientes, acho isso incorrecto, repito, não ficou claro que ultrapassando o valor da provisão inicial eles continuariam a acumular despesa sem conhecimento do Cliente. Para pessoas ignorantes na matéria como eu, são apanhadas de forma completamente desprevenida.

Acredito que possas ter sido apanhado desprevenido, mas repara, tu sabias do valor/hora, sabes o valor que entregaste inicial.
Pelo que escreveste, foste recebendo a informação que pediste "sobre várias matérias" ou seja, seria até possível perceber que provavelmente já a previsão inicial tinha "ardido", face ao trabalho que iam dispendido.

E resta saber como foram explicadas as coisas, verbalmente, pois se até de deram os valores hora (muitos nem isso), o normal é que expliquem para que serve a provisão (isto, costumam ser claros, para pedir mais [:D]).

Como tinha referido só a OA poderá avaliar esta situação.

Acredito que possas ter sido apanhado desprevenido, mas repara, tu sabias do valor/hora, sabes o valor que entregaste inicial.
Pelo que escreveste, foste recebendo a informação que pediste "sobre várias matérias" ou seja, seria até possível perceber que provavelmente já a previsão inicial tinha "ardido", face ao trabalho que iam dispendido.

E resta saber como foram explicadas as coisas, verbalmente, pois se até de deram os valores hora (muitos nem isso), o normal é que expliquem para que serve a provisão (isto, costumam ser claros, para pedir mais [:D]).

Como tinha referido só a OA poderá avaliar esta situação.

Ao pedir a prestação de um serviço, temos sempre de ter o cuidado de pedir uma avaliação prévia dos custos dos mesmo. Seja de um Advogado ou Electricista.

O meu advogado (o seu escritório) pratica honorários de acordo com a complexidade do assunto. O que me parece correcto, dado que o custo que ele tem de suportar com os seus colegas, difere de caso para caso.

Agora, há pessoas que não se apercebem de que ter um bom advogado, significa quase sempre ter uma advogado caro. E este postulado acontece em todas as profissões.

O melhor é falares com o advogado e expores a mesma situação que estás a colocar aqui no fórum.

Eles não acumularam despesas. Eles apresentaram os honorários...

Quanto a juros, findo o prazo acordado ou estabelecido para pagamento, deverá haver uma notificação de mora a partir da qual se notifica do incumprimento e a contagem dos juros.

Valium, CarlosL e ebay

Talvez não tenha ficado claro mas volto a referir…Eu como ignorante no tema, não percebi que não me avisariam quando houvesse despesas para além da provisão inicial, o meu problema é esse, eu não percebi isso. E na minha opinião quando eu apresento-me na reunião com eles a dizer ingenuamente mas honestamente que nunca tinha lidado com advogados, devia haver comunicação nesse sentido, de eu ficar COMPLETAMENTE esclarecido, que os honorários são à parte da provisão inicial.

Posto isto, do ponto de vista ético, é relativo e é nesse sentido que vou contactar a OA.

Para além disso, solicitarei também o parecer deles relativamente ao que vocês já referiram como "laudo". Como consultar a OA não leva custos (isto segundo o que entendi) vou prosseguir nesse sentido...

Já agora, zona de lisboa e arredores, aconselhem-me por favor advogados que tenham tido boas experiências, pode ser por aqui ou via PM.

Obrigado

Alguém consegue informar-me se eu ao remeter a questão para a OA antes de efetuar/acordar o pagamento, e a OA demorar muito a responder, vou incorrer em juros de mora?

Neste caso aplica-se a regra, pagar já e reclamar depois para não incorrer em juros de mora?

Com a entrega da provisão, estabeleceste um contrato de prestação de serviços. Em bom rigor, não é necessário assinar nada. Tu adiantaste uma verba para eles começarem a trabalhar. O que eles fizeram. E depois vem a conta final. A provisão serve para custos iniciais do processo. Pelos vistos não foi necessário reforço. O resto é honorários pelo trabalho realizado.
Quanto à (não) indicação da provisão na factura, eu não costumo incluir na nota de honorários (por ser uma despesa no processo e não uma remuneração da minha actividade), mas sim na relação discriminada do que foi feito e gasto em nome do cliente.

ebay, ou outros entendidos, não deve ser entregue uma factura com essa provisão ?

Ou caso essa provisão seja descontados nos honorários/despesas, isso não deve ser esclarecido na factura?

Pergunto isto porque da provisão que efetuei, não recebi factura. A factura que recebi indica que a provisão não foi utilizada nem para honorários nem para despesas. Portanto gastaram sei lá com o quê… eu não devia ter no minimo uma factura disso, mesmo que não discriminada?

Obrigado

Última edição:
Qualquer pagamento implica, legalmente, uma factura e um recibo. No caso de uma provisão, deverá emitir-se uma factura de adiantamento.

Qualquer pagamento implica, legalmente, uma factura e um recibo. No caso de uma provisão, deverá emitir-se uma factura de adiantamento.

Acho que estás enganado. Um pagamento implica um recibo.
Factura é outra coisa que significa o pedido de um pagamento.

Um pagamento como esse de provisão apenas precisa dum recibo pois a factura ainda não existe.

Acho que estás enganado. Um pagamento implica um recibo.
Factura é outra coisa que significa o pedido de um pagamento.

Um pagamento como esse de provisão apenas precisa dum recibo pois a factura ainda não existe.

Sim, efectivamente o recibo é o documento de quitação, que por sua vez regulariza um documento de débito, a factura.

Mas onde queria chegar era à factura de adiantamento, às quais todos se baldam.

Sim, efectivamente o recibo é o documento de quitação, que por sua vez regulariza um documento de débito, a factura.

Mas onde queria chegar era à factura de adiantamento, às quais todos se baldam.

Factura essa que pelos vistos é obrigatória certo?

Ora eu não tenho factura nem recibo da provisão inicial.

Aproveito para perguntar se já alguém utilizou serviços juridicos on-line? Já existem diversas sociedades a oferecer estes serviços.

Última edição:
Factura essa que pelos vistos é obrigatória certo?

Ora eu não tenho factura nem recibo da provisão inicial.

Aproveito para perguntar se já alguém utilizou serviços juridicos on-line? Já existem diversas sociedades a oferecer estes serviços.

E na fatura final não houve uma linha a negativo com a dedução do valor já avançado?

Já paguei cerca de 100x mais do que a provisão inicial, num processo, excluindo despesas extra.

queria o processo até ao fim custasse o que custasse, e paguei por isso.

Já paguei cerca de 100x mais do que a provisão inicial, num processo, excluindo despesas extra.

queria o processo até ao fim custasse o que custasse, e paguei por isso.

Isso não está em questão...

Concerteza durante o processo estavas consciente que era assim que funcionava, ou por outro lado, ias sendo mantido ao corrente da tua despesa...

Neste caso, isso não aconteceu. Independentemente da conta final, houve falta de transparência.

Isso não está em questão...

Concerteza durante o processo estavas consciente que era assim que funcionava, ou por outro lado, ias sendo mantido ao corrente da tua despesa...

Neste caso, isso não aconteceu. Independentemente da conta final, houve falta de transparência.

Só soube da conta no final. Sabia apenas os honorários, mas gastaram o tempo que foi preciso para resolver o problema.

Obviamente nunca presumi que o valor inicial desse para tudo.

Nesta época de crise os advogados são como os mecânicos. Quando lá cai um cliente menos avisado esfolam-no até ao osso.[:D]
Como tal quando contratarem um advogado peçam um orçamento que eles também o fornecem.[;)]

Voltar
Superior