::AJUDA::Acidente

Ora bem...
Ha fundamentalmente duas infracções ao codigo da estrada que podem originar este acidente :
-O veiculo A não tomou as devidas precauções para mudar de direcção,
-O veiculo B não tomou as devidas precauções para efectuar uma ultrapassagem, e/ou a sua velocidade não lhe permitiu para no espaço livre e visivel a sua frente

Vai depender (quase exclusivamente) do desenho da GNR. As testemunhas podem ser um bom complemento.
SE o veiculo B bateu da porta do condutor para tras, e oveiculo A ja estava na outra faixa, o veiculo B será responsabilizado.

Pela minha experiencia, o excesso de velocidade tem muito pouco peso na atribuição da responsabilidade. Ja a velocidade excessiva, é bem mais importante.
Quando tiveresocroqui da GNR se quiserer posta, porque esse desenho vai decidir quase tudo.

Precisamente, ainda apanhou a zona final da porta e todo o painel lateral traseiro esquerdo.O carro A já estava com a frente na rampa de acesso a garagem...

O B é culpado! Sem espinhas!

Por estes lados anda tudo com pressa!
Ainda ontem vi um gaijo num clio ultrapassar um autocarro que estava parado numa paragem + 2 carros, sendo ele o terceiro e eu o quarto, quando a frente do autocarro estava no limite de uma passadeira (e ele nem teve o cuidado de abrandar porque podia passar uma criança/pessoa)...
Foi o único da fila que ultrapassou!

Depois passei por ele na A4 em direcção a matosinhos, quando ele não ia a mais de 100Kms/H.
Um rapaz novo com a dama ao lado a conversar! Epá não percebo :sh) !

a culpa é do gajo do carro B.

Se viu a manobra sinalizada e quer ultrapassar tem de ser pela direita. Ponto final. Nem há mais discussao com ele. Agora as seguradoras e regras de 50-50 é outra história....

Este tipo de situações dá sempre lugar a muitas conjecturas, no entanto penso que a sua resolução é simples, só que as seguradoras muitas vezes gostam de complicar, principalmente quando são beneficiadas com isso.

Há um ponto assente, que é a efectivação da manobra. O carro B apesar de estar metade na faixa da esquerda bate na metade traseira do carro, o que significa que o carro A já estava francamente e sem dúvidas quase a entrar para o acesso da garagem, portanto a manobra estava bem identificada.

O problema pelos vistos é haver uma curva sem visibilidade. Se é certo que o veículo A antes de fazer a manobra tem de se assegurar que não há perigo, o veículo B também tem de se preocupar com a possibilidade de um obstáculo a seguir à curva, pois está a circular na rua de uma localidade e pode sempre haver um peão a atravessar ou um carro estacionado em segunda fila.

Se fosse eu a decidir dava a culpa ao veículo B.

Responsabilidade do sinistro: A

Contudo, e dado à derrapagem, o B circula com velocidade excessiva e acima do permitido para a estrada...

A posição das seguradoras irá ser 50/50

Segundo me lembro, se um veículo quer mudar de direcção à esquerda, todos os veículos que vêm atrás podem ultrapassar pela direita. é uma das poucas excepções em que se pode ultrapassar pela direita. O tipo do carro B pelos vistos esqueceu-se e, mesmo tendo visto o pisca de A, ultrapassou pela esquerda provocando o acidente.

No entanto, A não verificou se "vinha alguém"

Na minha opinião, ou paga a seguradora do veículo B ou vai aos 50/50

Segundo me lembro, se um veículo quer mudar de direcção à esquerda, todos os veículos que vêm atrás podem ultrapassar pela direita. é uma das poucas excepções em que se pode ultrapassar pela direita. O tipo do carro B pelos vistos esqueceu-se e, mesmo tendo visto o pisca de A, ultrapassou pela esquerda provocando o acidente.

No entanto, A não verificou se "vinha alguém"

Na minha opinião, ou paga a seguradora do veículo B ou vai aos 50/50

Antes de efectuar a manobra de mudança de direcção tem que verificar se está a ser ultrapassado!

Sem conhecer o local e as circunstâncias exactas do acidente, apenas o aqui relatado, pode-se á partida concluir que:

- O veiculo A vai entrar para uma propriedade privada.
- O veiculo B circula numa via onde é permitida a ultrapassagem.
- O acidente ocorreu na fila de trânsito de sentido inverso ao do B e este deixou um rasto de travagem de 20 metros o que, á partida, indiciará velocidade em torno dos 70 km/h.
- O embate deu-se na lateral média/traseira esquerda do veiculo A.
- O condutor do B afirma que viu o pisca do A ligado.

Caso o condutor B não dissesse o que, ao que parece, diz no AO, a responsabilidade dificilmente fugiria á condutora A porquanto mudava de direcção á esquerda para uma propriedade privada.

No entanto, ao dizer que viu o pisca da esquerda ligado, o condutor B acaba por admitir uma conduta imprudente que levou á ocorrência do acidente, pelo que não me chocaria que a responsabilidade lhe fosse atribuída na integra.

Mesmo que assim não seja, uma concorrência de responsabilidade será o "pior" que pode acontecer á condutora A, na minha opinião.

Penso que é possível colocar a culpa toda no carro B porque
1º se não conseguiu imobilizar o carro é porque ia em velocidade excessiva.
2º as ultrapassagens em zonas de residência convém serem feitas com muita cautela, coisa que não houve.
3º se o carro A já estava a meio da manobra, o carro B ainda por cima saiu da via dele para ir embater no carro A.

Por isso com muito jeitinho é capaz de dar para atribuiur a culpa toda ao carro B.

Antes de efectuar a manobra de mudança de direcção tem que verificar se está a ser ultrapassado!

Numa zona de residências nem sequer devia ser permitido ultrapassar. Mais uma vez um acidente que podia ser evitado se as marcações fossem feitas por pessoas com 1 neurónio funcional.

Voltar
Superior