::AJUDA::Acidente

Eu as vezes fico a pensar se voces andam na estrada, quantas pessoas metem pisca sem olharem sequer pelos espelhos e ao mesmo tempo fazem a manobra???
Depois quando se da o acidente... "ha e tal eu meti o pisca".

Mais uma vez repito que não estou a dizer que foi o caso.

mas para quê divagar/especular sobre outras situações?
só serve para confundir.

a situação foi bem relatada. que interessa agora se "ah e tal mas se fosse assim era assado"?

Divagar? Então ninguem pode comentar este caso pois so estas a ouvir uma parte da historia.

Se foi como ele diz é simples, ate pelo local de embate, mas o outro pode muito bem alegar... ups la ia eu divagar.

Eu as vezes fico a pensar se voces andam na estrada, quantas pessoas metem pisca sem olharem sequer pelos espelhos e ao mesmo tempo fazem a manobra???
Depois quando se da o acidente... "ha e tal eu meti o pisca".

Mais uma vez repito que não estou a dizer que foi o caso.

O proprio condutor do veiculo B, no auto da GNR referiu que viu o pisca do veiculo A ligado. Simplesmente argumenta que o Veiculo A depois fez a manobra "rapidamente".
Estranho é que se foi assim tão rapidamernte, como é que foi ele quem embateu no A (ainda por cima na parte lateral atrás da porta do condutor)e não o contrário, não? [;)]

Eu acho que o culpado é o B, tenha vindo com excesso de velocidade ou não. Se um carro vai mudar de faixa nós não vamos ultrapassá-lo!
Vocês ultrapassam um carro que vai virar num cruzamento para o lado esquerdo? Não! Esperam que ele faça a manobra e seguem!

O proprio condutor do veiculo B, no auto da GNR referiu que viu o pisca do veiculo A ligado. Simplesmente argumenta que o Veiculo A depois fez a manobra "rapidamente".
Estranho é que se foi assim tão rapidamernte, como é que foi ele quem embateu no A (ainda por cima na parte lateral atrás da porta do condutor)e não o contrário, não? [;)]

Como eu disse, se é como tu dizes, é de facil resolução. ;)

So quis mostrar que o argumento de colocar o pisca, por si só, não da prioridade a ninguem.

Sabem que mais?

Quem se lixa são os dois, pois hoje em dia as seguradoras querem é dar a sola e não assumem correctamente as responsabilidades.
Alias,se a seguradora for a mesma, vai dar razão aquele onde a factura a pagar for inferior...Tem acontecido muito isso ultimamente, quando se pode dar alguma razão aos dois casos. :sh)

Divagar? Então ninguem pode comentar este caso pois so estas a ouvir uma parte da historia.

estás a opiniar sobre um facto especifico relatado não a especular sobre hipotéticas situações que podem ocorrer.

Se foi como ele diz é simples, ate pelo local de embate, mas o outro pode muito bem alegar... ups la ia eu divagar.
pois, o outro pode alegar muitas coisas.
por isso é que perguntei logo se existam testemunhas do acidente que corroborassem o relatado pelo Alfamaniaco.

Última edição:
Ja uma vez tive uma parecida...

no entanto no meu caso o veiculo A ( o outro ) estava parado na ebrma direita e arrancou para a esquerda sem fazer pisca... o outro nao foi culpado porque nao se pode ultrapassar quem vira á esuqerda ponto.. eu acabei por ter q pagar a franquia do seguro do carro que eu levava, era de aluguer.

Mesmo que ela nao tivesse pisca, ela ja estava na manobra de virar á esquerda, e o codigo diz que nao se pode ultrapassar quem o faça, a nao ser que seja pela direita, logo o outro que se cuide.

agarra-te a este argumento solidamente... é assim o código, estava parada á espera para virar, com sinal de mudança de direcçao, mesmo que nao o consigam provar nunca se ultrapassa pela esquerda quem vira á esquerda.. ponto...

quer dizer, viu o pisca ligado e mesmo assim meteu-se a ultrapassar e depois alega que outro é que virou repentinamente. isto há com cada um! [:D]

quer dizer, viu o pisca ligado e mesmo assim meteu-se a ultrapassar e depois alega que outro é que virou repentinamente. isto há com cada um! [:D]

Sim, alegavou que mesmo a dar o pisca o carro A tinha que olhar pro espelho...
E o carro A olhou pro espelho e viu-o no cimo da rua, só nunca foi pensar que mesmo assim ele o fosse ultrpassar...mas olha, afinal o B ultrapassou mesmo e agora o popo tá ali todo partido! [s)]

Última edição:
Palavra de um contra o outro.

Provas do excesso de velocidade: Não há.
Provas de que a manobra foi sinalizada e feita com as devidas precauções: Não há.

Há um veículo que muda de direcção.
Há um veículo a ultrapassar. É permitido ultrapassar nesse local?
Se é, é palavra contra palavra e não se prova absolutamente nada. Nem a sinalização da manobra nem o excesso de velocidade.

Quando muito isso dá um 50/50.

Provas de que a manobra foi sinalizada e feita com as devidas precauções: Não há.

Se é, é palavra contra palavra e não se prova absolutamente nada. Nem a sinalização da manobra nem o excesso de velocidade.

Neste ponto, estão ambos os condutores de acordo que a manobra estava sinalizada...E está registado no auto da GNR.

É proibido ultrapassar quem vira á esquerda.. se o condutor do B diz que viu o sinal entao nao ultrapassava... Bruno... usa este argumento e faz pressão baseado nesta regra do codigo.. se o outro diz que viu o pisca admite que o veiculo A ia virar á esq... logo se o ultrapassou foi por sua conta e risco...

É proibido ultrapassar quem vira á esquerda.. se o condutor do B diz que viu o sinal entao nao ultrapassava... Bruno... usa este argumento e faz pressão baseado nesta regra do codigo.. se o outro diz que viu o pisca admite que o veiculo A ia virar á esq... logo se o ultrapassou foi por sua conta e risco...

pois, o ponto fulcral é esse.
o outro diz que viu o pisca e mesmo assim pos-se a ultrapassar.
ele podia ter alegado que a esposa do Alfamaniaco só deu o pisca quando ele já ia a ultrapassar, aí lançava duvidas sobre o acidente. agora se o proprio admite que viu o pisca ligado...

Ora bem...
Ha fundamentalmente duas infracções ao codigo da estrada que podem originar este acidente :
-O veiculo A não tomou as devidas precauções para mudar de direcção,
-O veiculo B não tomou as devidas precauções para efectuar uma ultrapassagem, e/ou a sua velocidade não lhe permitiu para no espaço livre e visivel a sua frente

Vai depender (quase exclusivamente) do desenho da GNR. As testemunhas podem ser um bom complemento.
SE o veiculo B bateu da porta do condutor para tras, e oveiculo A ja estava na outra faixa, o veiculo B será responsabilizado.

Pela minha experiencia, o excesso de velocidade tem muito pouco peso na atribuição da responsabilidade. Ja a velocidade excessiva, é bem mais importante.
Quando tiveresocroqui da GNR se quiserer posta, porque esse desenho vai decidir quase tudo.

Voltar
Superior