No que diz respeito ao SNS, só o uso nas consultas de rotina/análises que não têm urgência. Isto porque marco sempre com larga margem (de meses) para alturas que sei que posso.
Fora isso é para esquecer. Qualquer coisa que se precise são meses e adiamentos, consultas com tempo de manobra muito curto e recursos cada vez mais parcos.
No privado num dia ou dois temos resposta ao que se quer, e na maioria dos casos, já com preços de tabela especifica para quem tem adse/seguros e planos de saúde.
Sou seguido em dermatologia no publico, porque faço todos os anos depois do verão um controlo e só continuo a ir lá por causa da médica, que já me segue há mais de 15 anos e marco sempre consulta para a mesma data do próximo ano.
Fora isso mandava-os dar uma volta. Pago 7 ou 7.5€ por consulta.
Em estomatologia e oftalmologia utilizei até agora o serviço privado (Hospital da Arrábida neste caso) e cada consulta são 3.9€ e marco as consultas em função da hora que mais me dá jeito em cada dia.
Sou mais um que quando a ADSE "tiver de acabar", vou fazer um plano de saúde para continuar a ir ao privado. Mesmo que pague um pouco mais, o conforto de ter tudo à minha feição em termos de marcações, instalações, esperas e o próprio ambiente compensam isso tudo.
Não me tomem como snob, porque disso tenho pouco ou nada. Mas tendo eu tido uns 2/3 anos onde, de forma continua, tive de recorrer a serviços de saúde de uma forma como nunca tive até agora, comecei a dar outro valor a pormenores que o publico não consegue sequer imaginar ao privado.
Ao autor do tópico, que relatou mais para o fim que os rendimentos são baixos, digo que então sem dúvidas para tentar ter. É um valor pequeno que abre muitas portas e, acima de tudo, é um conforto saber que caso ocorra algum problema ou emergência podes ter acesso à especialidade que quiseres de forma breve.
Ter consultas de especialidade a menos de 5€ e com possibilidade de marcação (quase) à vontade, para quem tem pouco tempo, é um argumento imbatível na minha opinião.