ADSE - Vale a pena?

Se vale a pena? Decerto valerá a pena para quem é beneficiário da ADSE, filhos e cônjuges; para os outros que descontam e querem uma consulta e esperam meses ou têm de ir ao privado e pagar 100% do seu bolso não vale a pena de certeza.
A saúde pública devia ser igual para todos (quem quisesse diferente ou melhor ia ao privado, fazia seguros, pagava) e o SNS devia ser reforçado e não haver uma saúde para pobres e outra para classes privilegiadas (alguns deles com salários já muito acima da média). Ah e tal eles descontam para isso. Pois, e eles conseguem gerar riqueza para pagarem o seu próprio salário ou o salário deles não é pago com os impostos dos outros?

Adoro...e isto é Portugal...dão um desfalque de 38milhões de euros a um subsistema de saúde...são apanhados/descobertos...fazem campanha para o desacreditar e para acabar com ele, afetando mais de 250 mil beneficiários...é triste...mas estamos assim!

Vou dar um exemplo: sabem quanto custa o código "implantação de pacemaker" a um beneficiário? Cerca de 15€. Sabem quanto custa o pacemaker mais baratucho do mercado? 2000€+IVA.

É absolutamente surreal. E ninguém se predispõe a alterar isto. Claro que os hospitais começam a cobrar tudo e mais alguma coisa, só para não dar prejuízo.

Isso é aplicável a todas as especialidades em que exista material envolvido na cirurgia. Muitas vezes o valor não dá para pagar sequer o material quanto mais o resto da cirurgia.

Das melhores em quê?

Até hoje trabalhei apenas com uma tabela "decente" (acima do custos), que foi a Médis. Tudo o resto que me passou pelas mãos = dumping.

Sou produtor de dispositivos médicos e prestador de serviços médicos e é normal além das borlas tabeladas por variados seguros e planos de saúde encontrar tabelas de prestador com valores inferiores ao custo de aquisição do dispositivo por parte do prestador que coloca o dispositivo[:D][:)][:D]

Nunca, jamais, em tempo algum este país regulou esta vergonha.....agora a ADSE resolveu ir buscar o que lerpou com as habilidades administrativas, possíveis e imaginárias. Também acho que era hora de autoridade para a concorrência ir buscar uma bela coima a ADSE's e afins.

Eu só me posso rir e esperar que tanto aqueles que assinam de cruz protocolos "pagar para trabalhar" como os subsistemas/seguros/planos de saúde que apresentam tais tabelas se comam uns aos outros[:cool:]

É das melhores em termos de pagamento de actos cirúrgicos ao(s) elementos da equipa exactamente porque permitia a existência de vários códigos com pouco controle. A maioria das seguradoras de há um par de anos para cá (e a piorar a cada mês que passa) está como dizes: pagamos o código X, todos os outros (façam ou não parte efectivamente da cirurgia e tenham sido realizados) estão chumbados, querem querem, não querem deve haver quem queira.

Tenho um colega que por ter sido cirurgião principal numa cirurgia a cargo de uma seguradora que demorou cerca de 1h30 (não adianta entrar em detalhes) com um grau de especificidade bastante elevado recebeu 178 euros brutos. Isto já é entrar no mundo da comédia

Isso é aplicável a todas as especialidades em que exista material envolvido na cirurgia. Muitas vezes o valor não dá para pagar sequer o material quanto mais o resto da cirurgia.

É das melhores em termos de pagamento de actos cirúrgicos ao(s) elementos da equipa exactamente porque permitia a existência de vários códigos com pouco controle. A maioria das seguradoras de há um par de anos para cá (e a piorar a cada mês que passa) está como dizes: pagamos o código X, todos os outros (façam ou não parte efectivamente da cirurgia e tenham sido realizados) estão chumbados, querem querem, não querem deve haver quem queira.

Tenho um colega que por ter sido cirurgião principal numa cirurgia a cargo de uma seguradora que demorou cerca de 1h30 (não adianta entrar em detalhes) com um grau de especificidade bastante elevado recebeu 178 euros brutos. Isto já é entrar no mundo da comédia

Isso não é ser bom em lado algum do mundo civilizado.....

Eu jamais subscriviria um protocolo sabendo de antemão que teria de andar a brincar aos códigos para não ter prejuízo.

É decadente para o profissional/instituição, degradante e não inspira qualquer tipo de confiança um prestador que brinca com códigos no computador[;)]

Da mesma maneira que um subsistema, plano ou seguro de saúde não me merecem confiança quando não pagam ou pagam "cêntimos" por serviços que se querem de qualidade.

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=...aw1vItURbKTtWPzvf1rjVCFq&ust=1550100787916929

Adoro...e isto é Portugal...dão um desfalque de 38milhões de euros a um subsistema de saúde...são apanhados/descobertos...fazem campanha para o desacreditar e para acabar com ele, afetando mais de 250 mil beneficiários...é triste...mas estamos assim!

Mas já não adoras o facto de a ADSE apresentar uma tabela de actos médicos com preços inferiores aos custos dos serviços!? Duplicidade de critérios?

Este desfalque que é uma gota no oceano de malabarismos perpetuados há anos era e é do conhecimento de todo a gente....resolveram agora actuar. Há que actuar também no dumping da ADSE[:cool:]

Tanto quem brinca aos códigos como a própria ADSE entram na categoria de "merd*" e bem nivelados[:p]

Isso não é ser bom em lado algum do mundo civilizado.....

Eu jamais subscriviria um protocolo sabendo de antemão que teria de andar a brincar aos códigos para não ter prejuízo.

É decadente para o profissional/instituição, degradante e não inspira qualquer tipo de confiança um prestador que brinca com códigos no computador[;)]

Da mesma maneira que um subsistema, plano ou seguro de saúde não me merecem confiança quando não pagam ou pagam "cêntimos" por serviços que se querem de qualidade.

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjL7aDJrbfgAhWK2BQKHd22A8gQjRx6BAgBEAU&url=http%3A%2F%2Fwww.pyragraph.com%2F2013%2F05%2Fgood-fast-cheap-you-can-only-pick-two%2F&psig=AOvVaw1vItURbKTtWPzvf1rjVCFq&ust=1550100787916929

Brincar aos códigos?

Uma coisa é falsear códigos, outra totalmente distinta, é "cobrar" códigos de procedimentos efectivamente executados numa cirurgia

Brincar aos códigos?

Uma coisa é falsear códigos, outra totalmente distinta, é "cobrar" códigos de procedimentos efectivamente executados numa cirurgia

E outra é para o mesmo acto clínico, poder colocar 2, 5, 10 códigos....é como o freguês conseguir justificar ou não[:D]

P.S. Não ensines a missa ao padre....que infelizmente pertenço à classe médica mais aldrabona da ADSE[:p]:sh)

Esta questão da sobrefaturação à ADSE deixa-me um pouco intrigado.

Como é que os hospitais assinam com o estado um acordo em que os preços dos atos já praticados e faturados podem ser revistos anos depois, com efeito retroativo?

Só pode ser por excesso de confiança de que têm tudo controlado. Mas desta vez, parece que lhes correu mal.

Outra conclusão que tiro daqui, é que não existe cartel, pelo menos em larga escala, neste setor da saúde. Se todos tivessem acordado faturar valores altos, não se tinha colocado esta questão.

Lê as notícias que não é um desfalque de 38 milhões de Euros.
O que acontece é que, como um prestador passou a fazer mais barato eles querem de volta o dinheiro de todos os serviços prestados pelos prestadores ao preço que era praticado na altura!
Do meu ponto de vista, é a ADSE a tentar burlar os prestadores, tal como a PTACS fez quando passou a Altice... Sei de vários prestadores a arderem com milhares de Euros!

Esta questão da sobrefaturação à ADSE deixa-me um pouco intrigado.

Como é que os hospitais assinam com o estado um acordo em que os preços dos atos já praticados e faturados podem ser revistos anos depois, com efeito retroativo?

Só pode ser por excesso de confiança de que têm tudo controlado. Mas desta vez, parece que lhes correu mal.

Outra conclusão que tiro daqui, é que não existe cartel, pelo menos em larga escala, neste setor da saúde. Se todos tivessem acordado faturar valores altos, não se tinha colocado esta questão.

A tabela de valores em escudos pouco varia da tabela actual [:D][:D][:D]

Uma dúvida:

O médico de um qualquer hospital privado recebe menos por uma consulta ao abrigo da ADSE do que por uma consulta paga na integra pelo utente por exemplo?

Uma dúvida:

O médico de um qualquer hospital privado recebe menos por uma consulta ao abrigo da ADSE do que por uma consulta paga na integra pelo utente por exemplo?

Pela ADSE? recebe para aí 6,50€, paga por um Seguro de saúde deve andar pelos 20€ e privado entre 65% e 75% do valor pago pelo doente, isto para o médico.

O que está a acontecer com a ADSE é o típico exemplo que se se esticar uma corda demais ela parte.

Tabelas de preços com 20 anos, e já na altura eram baixas.

Vocês sabem quanto paga a ADSE por uma consulta de especialidade num convencionado, já contando com a fortuna dos 4 euros que o beneficiário lá deixa? 18€.

Sabem quanto paga a ADSE ao médico por uma biopsia ao fígado, que já devem calcular que não é assim uma coisa para fazer em 3 minutos no consultório? 14,80€.

Há coisas que chegam a ser insultuosas.

Todo o sistema de convenções da ADSE já devia ter sido revisto há muito tempo, com uma gestão como um moderno seguro de saúde.

Esta política de pagamos muito pouquinho, mas os nossos beneficiários podem usar quanto queiram é uma idiotice.

Se um FP for a uma consulta de especialidade por dia, todos os dias durante um ano, a ADSE paga e não faz perguntas.
Se fizer 30 TAC's também não.

Como é evidente têm de haver tabelas ajustadas e plafonamento dos recursos.

Essa cláusula dos reembolsos da sobrefacturação então é anedótica, pelos critérios.
Quiseram-se armar em justiceiros em ir buscar os 38 milhões que os privados roubaram ao povo, pá, e agora ficam a brincar sozinhos, e ainda por cima a gastar muito mais dinheiro nos reembolsos à posteriori das despesas de saúde dos beneficiários.

Isto é só gestores de topo na causa pública portuguesa.

Voltar
Superior