Acidente na 2ª circular

Acreditam que dei por mim de noite a pensar nesta situação?

Fiquei a pensar se em caso de falho eléctrica, o meu carro fica trancado ou não.
É que tenho o triângulo e colete na mala, num compartimento mesmo junto à porta da mesma, e caso tenha de lá ir por dentro, é complicado além de perigoso...
Noutro carro, tenho o colete debaixo do banco do passageiro.

Mas eu não tinha maneira de sinalizar o carro nem de de o tirar do meio da via, não entendo é porque a mala não abriu nem abre. Mas muitos condutores aperceberam-se mesmo assim da viatura no meio da via, tanto é que se desviaram. Aquele condutor não, penso que deve ter alguma parte da culpa, não sei...

Parece que mais que tudo e pela maneira como explicas o acidente e os danos iniciais, que queres que o outro veiculo seja o culpado do estado final do teu carro.

Mas sinceramente não me parece que vá ser assim tão simples, aliás tu muito provavelmente é que acabarás por ser culpado do acidente do outro veiculo, já que estavas sem sinalização nenhuma. (mesmo que n tenhas conseguido...)

Pela conversa assumo que não tens seguro contra danos próprios, certo?

O que interessa é que está cá tudo para contar a história...
A questão da sinalização é fácil de ultrapassar, pode alegar que estava a sair do carro para meter a mesma, afinal das contas ainda existe um timing entre sair do carro, procurar o triângulo/colete, não é algo instantâneo.
Sempre ouvi dizer que temos de adaptar a nossa condução aos mais variados factores e penso que o condutor do camião não o fez a tempo, bateu por trás.

A questão da sinalização é fácil de ultrapassar, pode alegar que estava a sair do carro para meter a mesma, afinal das contas ainda existe um timing entre sair do carro, procurar o triângulo/colete, não é algo instantâneo.
Sempre ouvi dizer que temos de adaptar a nossa condução aos mais variados factores e penso que o condutor do camião não o fez a tempo, bateu por trás.

Já cá faltavam os esquemas...então se ele teve tempo de ligar para o 112 e falar com a PSP a descrever a situação, ia alegar que afinal não teve tempo de colocar a sinalização? Além disso, estava no meio da estrada, com as luzes desligadas e sem sinalização nenhuma. No meio disto tudo, o que me espanta é ninguém se ter aleijado.

Deves adaptar claro, mas não podes prever casos completamente "anormais".

Um acidente frontal em que um carro se despista e invade a faixa contrária tb é culpa de quem bateu no que se vinha a despistar, porque não adaptou a condução? Como é óbvio, não.

Já cá faltavam os esquemas...então se ele teve tempo de ligar para o 112 e falar com a PSP a descrever a situação, ia alegar que afinal não teve tempo de colocar a sinalização? Além disso, estava no meio da estrada, com as luzes desligadas e sem sinalização nenhuma. No meio disto tudo, o que me espanta é ninguém se ter aleijado.
Esquema? Pode muito bem acontecer, vamos supor que com o embate o condutor partiu uma perna, não consegue andar, mas está apto para fazer a chamada.
Eu nas condições dele, avaliava logo se havia feridos, ligava de imediato e depois sinalizava. Existe alguma lei em que tem de haver uma ordem ?
Percebo os 2 pontos de vista, mas é difícil de tirar um culpado. Estou com alguma "curiosidade" de como vai terminar.
Local do impacto, penso ter sido aqui:

2º

Acho piada ao sinal das lombas, em vez de resolverem e tirarem as lombas, sai mais barato meter o sinal.

Última edição:
Quando não consegui abrir a mala, avaliei tirar as cadeiras dos bebés que se encontram amarradas ao banco traseiro para aceder a esta, mas, com tanto transito e como estava tudo às escuras, telefonei para o 112. A PSP ao chegar ao local disse que fiz bem, caso contrário tinha sido arrastado também, provavelmente.

Esquema? Pode muito bem acontecer, vamos supor que com o embate o condutor partiu uma perna, não consegue andar, mas está apto para fazer a chamada.

Não precisamos de supôr nada. O user já disse que se deixou dormir, despistou-se, não foi capaz de sinalizar a viatura e depois de ter ligado para o 112 um camião não viu a viatura dele a tempo e levou-a à frente, ficando a mesma destruída. São estes os factos, portanto estar agora a tentar inventar que aconteceu outra coisa qualquer, ou que aconteceu isto mas noutra ordem não serve de nada.

O culpado? Prefiro o termo "responsável", e na minha opinião é o user. Podia ter previsto que sem sistema elétrico no carro, a mala não abriria e assim devia ter o triângulo num local da viatura acessível, mesmo com o sistema elétrico desligado. Mas ninguém garante que mesmo com o triângulo na estrada, o resultado não teria sido o mesmo.

"O vamos supor" não estou a dizer que foi nesta situação, mas não é impossível de acontecer. Outro exemplo, tenho uma avaria no carro, sais do carro para ir buscar colete batem por trás, que culpa tenho eu? É quase a mesma coisa...

Depois é a questão do adormecer, aí é complicado

Acho piada ao sinal das lombas, em vez de resolverem e tirarem as lombas, sai mais barato meter o sinal.

As lombas não se tiram.

O código da estrada tem um(neste caso) ENORME erro. Muita gente não sabe mas aquele sinal serve para sinalizar lombas na estrada, e as lombas não são aquelas coisinhas pretas e amarelas que se vem ai na estrada, lombas são "montes" que impedem a visibilidade do condutor para o que pode vir a surgir a sua frente.

Utilizarem esse sinal para essas coisas amarelas e pretas está errado, muito errado.

"O vamos supor" não estou a dizer que foi nesta situação, mas não é impossível de acontecer. Outro exemplo, tenho uma avaria no carro, sais do carro para ir buscar colete batem por trás, que culpa tenho eu? É quase a mesma coisa...

Depois é a questão do adormecer, aí é complicado

Tens culpa na mesma. Mesmo sem "culpa".
Como disse o phirestarter, não és o culpado, mas és o responsável!
O outro condutor também não pode avinhar que está ali um carro avariado sem qualquer sinalização, e neste caso como foi de noite, a visibilidade também devia ser péssima.

Ainda há uns dia numa curva de acesso à AE encontro um carro avariado no meio da via com o triângulo a 50cm da traseira. De quem é a culpa? Do condutor do avariado que não soube identificar a avaria.

Ele pode ser de facto um responsável mas não um culpado, se fosse assim tão "preto no branco" por cada carro que visse parado sem sinalização batia por trás para receber € ou carro, sei lá.

@neumon na escola de facto sempre me ensinaram que aquele sinal não significa mesmo uma lomba, como disseste e bem um monte. Mas penso que neste caso significa as lombas criadas pelas raízes dos pinheiros. Porque o sinal e ser vires bem está praticamente na descida o que não impede nada a visão, porque se for para avisar que é um monte está mal situado

Mas o sinal que vocês falam significa precisamente uma lomba, é para isso que ele existe, agora se é mal utilizado já é outra conversa.

Sinal A2a - Lomba (Indicação de um troço de via ou ponte com deformação convexa no pavimento.)
A2a.png

E depois ainda existe outro:

Sinal A2c - Lomba ou depressão (Indicação de estrada ou troço de via em que existe deformação acentuada do pavimento)
A2c.png

Anexos

• A2a.png
    A2a.png
    1,3KB · Visualizações: 0
  • A2c.png
    A2c.png
    1,4KB · Visualizações: 0
É nessa zona que tem a sinalização de V.Max de 60km/h não é?

Em relação ao acidente, que corra tudo pelo melhor. Por todas as implicações que possas vir a ter por não teres sinalizado o sinistro, pelo menos não estavas lá no meio.

Cmpts,

Voltar
Superior