Acidente e os pneus

O cerne da questão prende-se com o facto de a seguradora ter obrigação de colocar 2 pneus no caso de se ter apenas danificado um. Imagine-se que temos 2 pneus carecas, temos um acidente e um pneu rebenta. Será que podemos exigir 2 pneus novos? Não me parece. Devemos ser indemnizados pelo bem que perdemos e neste caso que refiro (pneus carecas) o valor a indemnizar é perto de zero. Não me parece que a indemnização tenha que ter em conta a segurança do carro. Com o dinheiro na mão, o segurado pode fazer o que quiser e, claro que o melhor é colocar 2 pneus.

O cerne da questão prende-se com o facto de a seguradora ter obrigação de colocar 2 pneus no caso de se ter apenas danificado um. Imagine-se que temos 2 pneus carecas, temos um acidente e um pneu rebenta. Será que podemos exigir 2 pneus novos? Não me parece. Devemos ser indemnizados pelo bem que perdemos e neste caso que refiro (pneus carecas) o valor a indemnizar é perto de zero. Não me parece que a indemnização tenha que ter em conta a segurança do carro. Com o dinheiro na mão, o segurado pode fazer o que quiser e, claro que o melhor é colocar 2 pneus.

Neste caso e na minha opinião não tenho nem discos nem amortecedores nem pneus nas lonas. E quero que o carro fique como estava, ninguém pediu para substituir 1 pneu ou o que for, tem de ser porque ocorreu de um acidente sem culpa, e se são elementos que funcionam em conjunto tem de ser substituídos de tal forma pelas razões já enumeradas.
Caso venham com a ideia de tirarem uma percentagem de desgaste eu apenas lhe pergunto onde compro um pneu, ou um par de amortecedores ou o que for, com a mesma percentagem de desgaste e pelo valor que eles me oferecem.
Isto acaba por ser ridículo e de outro mundo, ainda se fossem peças individuais, agora mecanismos que trabalham em conjunto.[8b][8b]

A questão é que os meus estão longe de estar carecas, porque razão tenho de gastar dinheiro em quer que seja quando fui vitima de outro condutor?

Já tentei procurar legislação, mas não encontro nada..

Então se levar um amortecedor também so metem de um lado?

Fui medir o rasgo do pneu, e apesar dos 33 mil kms do pneu, ainda tem altura de 0.53 mm .

mediste o rasgo ou o piso? não percebi bem e quando escreves 0.53mm referes-te mesmo a 53 centésimas de milímetro?

Tecnicamente a seguradora tem de garantir que o carro fique em plenas condições de circulação e como estava anteriormente. Ao levar apenas um amortecedor, pneu etc é óbvio que a segurança e estabilidade não será a mesma. Aliás é ridículo substituírem apenas uma peça que funciona como um conjunto. Se o pneu A não tivesse sido estragado no acidente o pneu B não precisaria de ser substituído, ninguém quer ficar a ganhar com a situação, quer sim que o carro fique como estava e nas devidas condições de segurança.

A segurança da panos para mangas porque ha praticas comuns, que sao mais perigosas que a aplicaçao das desvalorizaçao do pneu.

A seguradora nao esta a negar o pagamento do segundo pneu, simplesmente esta a aplicar uma percentagem de desvalorizaçao, que é imputada ao proprietario do veiculo, do desgaste do pneu.

Segue o que sugeri, apresenta reclamaçao junto da seguradora, alegando que nao es culpado do acidente e se o mesmo nao tivesse acontecido nao tinhas razao para a mudança do pneu, logo este custo, nao deve ser suportado por ti. Procura tambem se ha chumbo no IPO por haver desgastes diferentes nos pneumaticos.

Em principio, poderas ter sorte, mas é algo que depende da seguradora e da vontade de te manter como cliente.

Se poderes falar calmamente com o perito, pode ser que resulte tambem. Depende para onde trabalhe, ja que ha gabinetes/seguradoras que dao ordens claras para aplicar desvalorizaçao neste tipo de peças e uma decisao em contrario nao é da responsabilidade do perito.

Neste caso e na minha opinião não tenho nem discos nem amortecedores nem pneus nas lonas. E quero que o carro fique como estava, ninguém pediu para substituir 1 pneu ou o que for, tem de ser porque ocorreu de um acidente sem culpa, e se são elementos que funcionam em conjunto tem de ser substituídos de tal forma pelas razões já enumeradas.
Caso venham com a ideia de tirarem uma percentagem de desgaste eu apenas lhe pergunto onde compro um pneu, ou um par de amortecedores ou o que for, com a mesma percentagem de desgaste e pelo valor que eles me oferecem.
Isto acaba por ser ridículo e de outro mundo, ainda se fossem peças individuais, agora mecanismos que trabalham em conjunto.[8b][8b]

A questão é que os meus estão longe de estar carecas, porque razão tenho de gastar dinheiro em quer que seja quando fui vitima de outro condutor?

O que referi foi apenas como exemplo, não estava a reportar-me a nenhum dos vossos casos.

Não confundam questões de segurança, com ressarcimento de danos. Se um pneu usado rebentou, então a seguradora tem que indemnizar por esse dano, não terá obrigação de colocar 2 pneus. Até pode fazê-lo, e espero que o faça, mas não vejo como tenha que ser obrigada a isso. É chato e penalizador para quem não tem culpa, mas não deve haver muito para fazer.

...

Em principio, poderas ter sorte, mas é algo que depende da seguradora e da vontade de te manter como cliente.

Se poderes falar calmamente com o perito, pode ser que resulte tambem. Depende para onde trabalhe, ja que ha gabinetes/seguradoras que dao ordens claras para aplicar desvalorizaçao neste tipo de peças e uma decisao em contrario nao é da responsabilidade do perito.

A não ser que seja um "IDS" ou "Danos próprios", ele será um terceiro e não segurado.

A decisão final de pagar será sempre do gestor, independente do que o perito escreva ou ache. Pode é não fazer referência ao segundo pneu, mas mesmo fazendo, não é sinónimo de pagamento.

Então que me arranjem 2 pneus com o mesmo piso e da mesma marca e modelo [:D][:D]
Eu lá tive culpa que me batessem, ainda por cima somos ambos da mesma companhia, vai ser lindo [:)]
Daqui a pouco usam marcador preto para cobrirem os riscos, à que lutar pelos nossos direitos!

Ainda a cerca de um ano arranjei 4 desses semi novos. Ainda se vê muito disso a venda, especialmente em centros de ocasião. Mas como é o seguro a pagar, pede novo, que não tens nada a perder.

Tive á poucas horas um acidente na crel (sem culpa), um dos pneus do meu carro está lascado.

O pneu é o bridesgtone potenza re050A que já não existe no mercado, e com meio uso.

o que é que eu posso "exigir" nestes casos?
Como é que funciona os seguros quando se danifica um pneu? Colocam apenas 1 novo, 1 par ou 4 novos?

tenho hipotese de escolher marca/modelo do pneu que quero? ou arrisco a meterem uns fuel saver "ranhosos" ?

Obrigado

Boas,

Só para informar que meti à 15 dias 4 Potenza RE50A I em 225/45/17 Run Flat, feitos na semana 46 de 2013.

Escolhi o "I" porque é específico BMW, mas também me arranjavam os "normais" RE50A, em RunFlat ou "normais". Por isso, atrevo-me a dizer que há e frescos!

Boa sorte na resolução do caso, não facilites!

Isso já todos nós sabemos que as seguradoras para pagar o quer que seja...

Sei pelo menos em alguns 4WD que ter pneus com desgastes diferentes causa um desgaste maior nas transmissões..

Não tarda se tivermos um risco na esquina de um capot, só pintam a zona do risco mesmo que fiquemos ali com uma mancha de cor diferente [8b]

Não tarda?

é que é mesmo isso que acontece na maioria dos casos. só não dá reclamação junto da seguradora se a pessoa não tiver paciencia.

é bastante comum a seguradora dar um carro como reparado apesar do carro não passar na IPO por causa dos danos desse acidente.
O caso dos pneus que não se fabricam é a razão mais frequente.

Eu ia à luta... Tive um caso idêntico mas de mota. Cai sem culpa, troquei uma jarra de suspensão, para esta ser trocada era necessário como é evidente trocar óleo e retentor, por óleo novo em apenas uma jarra não faz sentido. O meu mecânico habituado a isto aquando d peritagem incluiu logo óleo suficiente para ambos os lados da suspensão.

No meu caso estão encomendados dois potenza re50a novos e dois amortecedores.
Exige as a substituição em par, uma vez que actuam em conjunto. Se começarem a esquivar advogado com eles, é remédio santo.

Voltar
Superior