Acidente com Opel Corsa

Infelizmente era um grande amigo meu![s)] Espero sinceramente que esta notícia alerte para o cuidado que devemos ter cada vez que agarramos num volante! Somos novos e achamos que temos a vida nas mãos, nada nos acontece; podemos andar às velocidades que queremos que isto só acontece aos outro...
Se os airbags abriram ou não, se a segurança do carro é 5* ou 4*... A mim pouco me interessa. Perdi um grande amigo isso é um facto incontornável. Não sei de ele estava alcoolizado se cumpria ou não os limites de segurança, se levava cinto etc... Uma coisa é certa se cumprirmos todos os limites e acima de tudo se nos respeitarmos (enquanto condutores) mutuamente o nº de acidentes, garanto-vos, baixa significativamente!
Cada vez que forem conduzir, lembrem-se que podia ter sido um amigo vosso ou que podiam mesmo ter sido vocês...
Descansa em paz meu querido........

O pior tipo de impacto que um condutor, ou um passageiro, pode sofrer é um impacto (às vezes não é necessário ser impacto, basta uma desaceleração) lateral. Ou seja, o carro até pode aparentar um bom estado pós impacto, mas se alguém sofreu uma forte pancada lateral terá consequências muito nefastas.

A coluna cervical até reage mais ou menos a impactos (ou desacelerações) frontais. Mas as laterais são muito significativas. Se o carro capotou repetidas vezes poderá ter sido essa uma das razões das consequências deste acidente.

Ainda hoje passei por aí e a zona é extremamente perigosa.

Infelizmente era um grande amigo meu!
Lembro-me dele algures no forum Coimbra num daqueles balcoes dos bancos q por lá estao situados nos corredores. Num dos jornais cá de CBR dá pra ver o volante intacto sem ter actuado o air-bag. Naquela zona como é tudo murado com blocos de cimento, n é de admirar q a pancada seja forte ao nivel do corpo humano.

Pela foto, parece-me que foi imediatamente depois de uma ligeirissima lomba/alto, em curva, que a estrada faz pouco antes.

A velocidades normais, até razoavelmente acima dos normais é pacifico, mas a velocidade muito exagerada nota-se...

Provavelmente já não vinha com os sentidos todos, e viria lançado... ao passar nessa zona deu mau resultado.

O pior tipo de impacto que um condutor, ou um passageiro, pode sofrer é um impacto (às vezes não é necessário ser impacto, basta uma desaceleração) lateral. Ou seja, o carro até pode aparentar um bom estado pós impacto, mas se alguém sofreu uma forte pancada lateral terá consequências muito nefastas.

A coluna cervical até reage mais ou menos a impactos (ou desacelerações) frontais. Mas as laterais são muito significativas. Se o carro capotou repetidas vezes poderá ter sido essa uma das razões das consequências deste acidente.

Ainda hoje passei por aí e a zona é extremamente perigosa.
Não diria extremamente perigosa. Aquela è uma via perfeitamente normal sendo que a única originalidade é ter umas 2 ou 3 pequenas ondulações, que a 100 pco se notam mas a mais que isso o efeito é potenciado. De qq modo neste caso não é de excluir um pneu rebentado o qq coisa do género. De facto, estando a frente toda partida, o airbag frontal teria que disparar. Já é a 2.ª vez em pco tempo que sei que eles não disparam. O outro foi numa Navara.

Qdo ouvi na 5.ª de manhã a noticia até pensei que era alguém que ia para o trabalho pois normalmente àquela hora é no outro sentido que se vem da noite.

Jovem morreu em despiste na via rápida de Taveiro

Jovem de 26 anos, delegado comercial e antigo jogador das camadas jovens do andebol da Académica, faleceu ontem de manhã na sequência de um acidente de viação na via rápida de Taveiro.

Um jovem de 26 anos morreu ontem em consequência do despiste de um ligeiro de mercadorias, ocorrido às 7h00, na Via Rápida de Taveiro, em Coimbra.
A vítima mortal, Rui Manuel Cereja Seixas Freire, solteiro, natural de Coimbra, e que residia na Rua D. Afonso II, na zona da Solum, era delegado comercial da Portugal Telecom.
De acordo com fonte da PT, o jovem tinha sido contratado por uma empresa de trabalho temporário para prestar serviço na Portugal Telecom.
O acidente verificou-se no sentido Taveiro-Coimbra, junto à Escola Superior Agrária.
Rui Freire, que viajava sozinho, perdeu o controlo da viatura ligeira, despistou-se e capotou. Em consequência do acidente o trânsito esteve cortado até cerca das 9h00.
Rui Freire foi retirado do interior da viatura com recurso a material de desencarceramento. Para o efeito, os bombeiros tiveram mesmo de levantar o tejadilho do carro, um Opel Corsa com quatro meses (a matrícula era de Novembro de 2007). Segundo os bombeiros, o jovem apresentava-se inconsciente pelo que foi transportado ao Hospital dos Covões, onde acabou por falecer, de acordo com a PSP.

Ao local deslocaram-se os Sapadores de Coimbra com uma viatura e sete elementos, a Viatura Médica de Emergência (VMER) e uma ambulância do INEM.
Segundo apurámos, na viatura havia documentos que poderiam indiciar que o jovem frequentava o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) de Coimbra. Uma situação que não foi possível apurar. No entanto, fonte da Associação de Estudantes daquele estabelecimento de ensino disse que na base de dados da escola existia um nome idêntico, mas não confirmou que se tratasse do malogrado condutor.

Foi, contudo, possível apurar que a vítima jogou nas camadas jovens do Andebol da Académica de Coimbra.
O funeral de Rui Manuel Freire realiza-se hoje, às 10h30, da capela mortuária da Igreja de S. José (capela nova) para o cemitério de Santo António dos Olivais.

*** Fonte ***
dc.gif

Opel corsa enjoy 1.3 cdti 95 cv 2010

Opel corsa enjoy 1.3 cdti 95 cv 2010

é com desagrado que constacto e tenho fotografias de 3 opel Corsa D que imbateram e nenhum dos airbags disparou...

Será defeito de fabrico?![8b]

A minha mãe já me tinha falado do acidente. Não tinha é visto nenhuma foto.

A zona não é para dar grandes velocidades, porque as curvas depois da Escola Agrária são perigosas.

A verdade é que ele podia vir em excesso de velocidade, um pneu pode ter rebentado, pode ter tido algum tipo de ataque, etc. São várias as possibilidades.

Eu já vi na AE para o Algarve, a minha frente, um 320d a ultrapassar e de repente atravessa as duas faixas e voa para fora da AE. Ele ia a direito. Foi uma cena muito estranha. Resultou num 320d para a sucata, 1 morto e 1 ferido grave. Nunca percebi porque aconteceu aquilo. Era uma recta e ele ia estabilizado.
Acabei por ir testemunhar porque o dono meteu a BMW em tribunal, supostamente porque a falha foi do carro.

Quem não tivesse visto dizia que era excesso de velocidade.

E sabes como ficou esse caso do BMW? [;)]

é com desagrado que constacto e tenho fotografias de 3 opel Corsa D que imbateram e nenhum dos airbags disparou...

Será defeito de fabrico?![8b]

Já te responderam. Se um carro capotar não faz sentido o airbag frontal disparar. O airbag frontal, em particular, só se activa quando um determinado acelerómetro regista acelerações longitudinais no carro muito fortes. Um capotamento não provoca esse tipo de acelerações. Porém, outros airbags que não os frontais poderão activar-se em situações diferentes.

Não sei se há airbags preparados para disparar em caso de capotamento, mas seria interessante.

Há dois aspectos em relação ao disparo do airbag, que ninguem referiu.

1º-Os airbags, quer sejam frontais, laterais ou de cortina, só disparam se o embate ocorrem /abranger determinada área do veículo, isto é;

no caso dos airbags frontais, estes só disparam em caso de embate na área correspondente a 45º (graus) (não tenho a certeza) para cada lado da frente, tendo em consideração que esta medição se faz a partir do meio da frente. O mesmo se passa para os restantes airbags.
Isto vem BEM explicado, no manual de instruções do Opel Corsa D.

2º- Há uma serie de variantes num embate frontal, que pode fazer com que o airbag frontal não seja activado, como por exemplo um embate em que um carro bate num muro, na diagonal em relação a este e o embate altera a trajectoria do carro acabando este, por ir a raspar no muro até se imobilizar.

O sistema de controlo dos airbags pode "considerar" que num determinado embate o disparo dos pré-tensores dos cintos de segurança, são suficientes para proteger os ocupantes na eventualidae de um embate frontal.

Quanto ao numero de airbags, penso que o Corsa D comercial, de série só tinha airbag para o condutor.

Vejam este video, talvez dissipe algumas dúvidas

HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test
YouTube - HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test

Última edição:
Há dois aspectos em relação ao disparo do airbag, que ninguem referiu.

1º-Os airbags, quer sejam frontais, laterais ou de cortina, só disparam se o embate ocorrem /abranger determinada área do veículo, isto é;

no caso dos airbags frontais, estes só disparam em caso de embate na área correspondente a 45º (graus) (não tenho a certeza) para cada lado da frente, tendo em consideração que esta medição se faz a partir do meio da frente. O mesmo se passa para os restantes airbags.
Isto vem BEM explicado, no manual de instruções do Opel Corsa D.

2º- Há uma serie de variantes num embate frontal, que pode fazer com que o airbag frontal não seja activado, como por exemplo um embate em que um carro bate num muro, na diagonal em relação a este e o embate altera a trajectoria do carro acabando este, por ir a raspar no muro até se imobilizar.

O sistema de controlo dos airbags pode "considerar" que num determinado embate o disparo dos pré-tensores dos cintos de segurança, são suficientes para proteger os ocupantes na eventualidae de um embate frontal.

Quanto ao numero de airbags, penso que o Corsa D comercial, de série só tinha airbag para o condutor.

Vejam este video, talvez dissipe algumas dúvidas

HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test
YouTube - HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test

Para exemplificar, o que referi sobre os ângulos de embates em que os airbags são activados, deixo-vos umas fotos, embora de má qualidade, do que vem sobre este assunto, no manual de instruções, não do Corsa D (não me foi possível tirar fotografias do manual de instruções do Corsa) mas de um Vectra C
Embate frontal:
30º para cada lado, a partir do meio do carro

12022011327.jpg

Embate lateral; airbags laterais (nos bancos)
60º para cada lado, a partir do meio de cada lateral do carro

12022011331.jpg

Embate lateral; airbags cortina
60º para cada lado, a partir do meio de cada lateral do carro

12022011335.jpg

Última edição:
Voltar
Superior