Acidente com Opel Corsa

LuisNeves

New member
Antes de mais, diga-se que este caso resultou na morte do condutor, um jovem de 26 anos que regressava a casa de uma festa cerca das 7h00, na via rápida Taveiro-Coimbra.

Neste forum, em que abundam os jovens e os adeptos das qualidades dinâmicas dos carros, não é demais pedir que meditem um pouco nisto - e procurem ter o máximo de cuidado.

Deixada a mensagem, gostava que me ajudassem a perceber como pode acontecer o que está à vista: pilares dianteiros partidos e tejadilho quase arrancado. No jornal falam em despiste (desatenção? Sonolência?), com marcas de derrapagem que sugerem velocidade elevada, e vários capotamentos. A estrada nesta zona é de dupla faixa e ladeada por rails (e blocos de betão).

O carro pelos vistos é um corsa comercial. Haverá aqui alguma fragilidade estrutural? Como é que um capotamento leva a que o tejadilho quase seja arrancado?

acidente.jpg

Não me tinha ocorrido essa...de facto parecia uma posição estranha para a chapa. Depois de dito é óbvio...

Portanto com o capotamento as portas ficaram inoperacionais....curioso que do lado do passageiro parecem estar mais ou menos.

No geral o carro até nem parece assim tão mal tratado, já vi acidentes piores com sobreviventes. Mas como tudo, é uma questão de sorte ou de azar.

Última edição:
Não me tinha ocorrido essa...de facto parecia uma posição estranha para a chapa. Depois de dito é óbvio...

Portanto com o capotamento as portas ficaram inoperacionais....curioso que do lado do passageiro parecem estar mais ou menos.

No geral o carro até nem parece assim tão mal tratado, já vi acidentes piores com sobreviventes. Mas como tudo, é uma questão de sorte ou de azar.

Muitas vezes os bombeiros preferem cortar o tejadilho para retirarem as vitimas por uma questão de estabilização da vitima. É muito mais fácil para eles trabalharem com a viatura sem tejadilho, além de que minimizam riscos na coluna já que não tem de retirar a vitima sujeita a contorcionismos tão elevados.

Às vezes o estado em que está a viatura não quer dizer nada.

Hoje em dia os carros estão cheios de zonas de deformação programada... ainda assim há gente que fica emocionada e pensa logo "ai que desastre"...

... muitos carros antigos não se amarrotavam tanto nos acidentes, mas os ocupantes ui ui...

É pena esse (e outros) acidente ter acontecido... e não vamos ser nós a dizermos que razão é que levou ao acidente porque só o condutor é que sabe (se se lembrar...)

Falta de visibilidade ou má condições da via, não me parece!

:eek: Nem parece, pelo estado do carro, que tenha morrido alguém.:sh)
Já vi carros bem mais deformados, em que as pessoas felizmente sairam com vida.
O tecto é como já foi dito, foi cortado pelos bombeiros.

A minha mãe já me tinha falado do acidente. Não tinha é visto nenhuma foto.

A zona não é para dar grandes velocidades, porque as curvas depois da Escola Agrária são perigosas.

A verdade é que ele podia vir em excesso de velocidade, um pneu pode ter rebentado, pode ter tido algum tipo de ataque, etc. São várias as possibilidades.

Eu já vi na AE para o Algarve, a minha frente, um 320d a ultrapassar e de repente atravessa as duas faixas e voa para fora da AE. Ele ia a direito. Foi uma cena muito estranha. Resultou num 320d para a sucata, 1 morto e 1 ferido grave. Nunca percebi porque aconteceu aquilo. Era uma recta e ele ia estabilizado.
Acabei por ir testemunhar porque o dono meteu a BMW em tribunal, supostamente porque a falha foi do carro.

Quem não tivesse visto dizia que era excesso de velocidade.

Dado o estado do carro e a infeliz morte do condutor, diria que este não trazia cinto...
basta uma cabeçada forte no vidro lateral, uma lesão no pesçoco durante o capotamento, coisas assim, para conseguir matar uma pessoa. é fácil. ir com o cinto não salva de tudo, por pouco estragado que esteja o carro.

Conheço bem essa zona pois passo lá sempre que vou a casa dos meus sogros.
Assim "a frio" é um pouco dificil arranjar explicação para o que causou tamanha tragédia [s)]

Eu axo estranho nao ter disparado nenhum air-bag...nao sei se tinha de cortina mas fdx,ele bateu nos rails com a frente pois esta danificada e pelo menos o frontal devia ter disparado.

Eu axo estranho nao ter disparado nenhum air-bag...nao sei se tinha de cortina mas fdx,ele bateu nos rails com a frente pois esta danificada e pelo menos o frontal devia ter disparado.
Lá está uma questao pertinente: como era comercial n foi metido air-bags cortina laterais por causa da grelha, e se os tivesse ? Conheço bem aquela recta e digo-vos q quem for a abrir assusta-se um bocado porque ficamos rodeados por blocos de betao dos 2 lados numa estrada com 2 faixas mas estreitas.
Tamb axo estranho o carro ter capotado 40 mt como vinha no jornal, e no entanto o habitaculo está intacto na zona traseira.

O carro nem parece assim muito deformado...

O condutor deveria ir sem cinto talvez, pois este carro tem fama de ser dos utilitários mais seguros do segmento! apr:)

Mas para morrer o condutor, como já disseram, este não tem forçosamente que ir sem cinto. Há muitos mais factores..

Para já lamento o que sucedeu, e só demonstra que na estrada todos os cuidados são poucos.

Quanto a algumas afirmações aqui proferidas só gostava de deixar aqui algumas palavras.

> Quanto ao tejadilho levantado, é para desencarecerar as vitimas;

> Quanto à deformação estrutural do carro versus numero de vitimas, até é bom que um carro se deforme o mais possivel apenas deixando o habitáculo intacto, para batimentos desta natureza, dado ser benefico para as vitimas de acidentes que a energia da colisão seja absorvida pela estrutura do carro e não pela desaceleração repentina no corpo humano (isso sim pode e é fatal). Por esse motivo é perfeitamente natural carros que se deformem mais (desde que o habitáculo fique intacto) protejam mais os seus ocupantes (se neste acidente o carro se tivesse deformado mais possivelmente não teria feito vitimas, isto já uma afirmação de pura especulação)!!!

> Quanto à actuação de air-bags, a foto não é conclusiva se actuou ou não, apenas com uma imagem de frente para o tablie é que permitia se tirar essa conclusão. A insuflação dos air-bags é nos milisegundos dos acidentes, e após alguns largos segundos eles começam a desinsuflar. por isso não é possível ver se actuou ou não os airbags.

Em menos de 1 segundo o airbag enche e esvazia. Através das fotos é impossível ver se abriram, mas pelo impacto devem ter aberto.

Este corsa, para além de ter 5 estrelas, é o carro do segmento com mais pontos no EuroNcap, superando o Mini, Clio, Gpunto, etc.
Mas cada caso é um caso, e de certeza que já saiu gente inteirinha desses corsas com o carro muito estourado. Tenho pena do rapaz, a única coisa que serve de consolo é que não levou ninguém com ele.

os airbags estão preparados para abrir em certas situações (angulo e desaceleração do embate), não abrem só porque a frente está amassada...

Voltar
Superior