Acidente Brutal no Seixal

Muitos factores hão-de ter concorrido para este acidente, mas o determinante terá sido a velocidade (excessiva).

Para o acidente sim mas para o estado em que ficou o carro não.

Acho que nem um Fiat Uno / Renault 5 / Opel Corsa à velocidade que devia ir o BMW ficava assim em condições normais.

Continuo a achar que o carro tinha deficiências estruturais.

Para o acidente sim mas para o estado em que ficou o carro não.

Acho que nem um Fiat Uno / Renault 5 / Opel Corsa à velocidade que devia ir o BMW ficava assim em condições normais.

Continuo a achar que o carro tinha deficiências estruturais.

Não descarto essa hipótese mas convém notar que os automóveis são, apesar de terem estruturas diferentes, feitos do mesmo:

YouTube - BMW factory - BMW gyár Part1_3

O que me faz mesmo impressão à chuva é a circulação colada à traseira. Faço a Vasco da Gama todos os dias, e na faixa da esquerda a uma velocidade de 100km/h os carros andam absolutamente colados.

Como os carros hoje em dia são mais volumosos, é cada vez mais difícil anteceder o que se passa mais à frente pois por norma só conseguimos ver a traseira do carro que vai à nossa frente. Conclusão, qualquer acender de stop´s dá origem à "travagem de precaução", por norma mais intensa do que o necessário pois não sabemos o que se passa à frente. Então é só ver as frentes a afrouchar com as travagens, estando a circular a menos de 5 metros do carro da frente.

Outra situação perigosa são os IC´s. CREL´s e companhia. Somos capazes de fazer 10km sempre em recta, mas em determinada altura temos duas ou três curvas. A malta vai naquela do "andamento de AE", as curvas parecem abertas e fáceis mas com a chuva, as juntas nos vértices das curvas e o mau escoamento das vias torna-se uma armadilha. No final do IC2 (sentido Vialonga) em chuva, 80% das vezes estão lá carros acidentados.

Por último, concordo em absoluto com os "heróis dos carros premium". Mas essa confiança não é apenas nos RWD. Basta um Golf para a malta ler ESP e controlo de tracção, e têm logo um carro em que é impossível despistarem-se. O carro resolve.

Hoje a dia a malta conduz a pensar no que o carro pode fazer por eles, ao contrário de ser o que posso eu fazer pelo carro.

O que me faz mesmo impressão à chuva é a circulação colada à traseira. Faço a Vasco da Gama todos os dias, e na faixa da esquerda a uma velocidade de 100km/h os carros andam absolutamente colados.

Como os carros hoje em dia são mais volumosos, é cada vez mais difícil anteceder o que se passa mais à frente pois por norma só conseguimos ver a traseira do carro que vai à nossa frente. Conclusão, qualquer acender de stop´s dá origem à "travagem de precaução", por norma mais intensa do que o necessário pois não sabemos o que se passa à frente. Então é só ver as frentes a afrouchar com as travagens, estando a circular a menos de 5 metros do carro da frente.

Outra situação perigosa são os IC´s. CREL´s e companhia. Somos capazes de fazer 10km sempre em recta, mas em determinada altura temos duas ou três curvas. A malta vai naquela do "andamento de AE", as curvas parecem abertas e fáceis mas com a chuva, as juntas nos vértices das curvas e o mau escoamento das vias torna-se uma armadilha. No final do IC2 (sentido Vialonga) em chuva, 80% das vezes estão lá carros acidentados.

Por último, concordo em absoluto com os "heróis dos carros premium". Mas essa confiança não é apenas nos RWD. Basta um Golf para a malta ler ESP e controlo de tracção, e têm logo um carro em que é impossível despistarem-se. O carro resolve.

Hoje a dia a malta conduz a pensar no que o carro pode fazer por eles, ao contrário de ser o que posso eu fazer pelo carro.

Sábias palavras mas , o tuga nem com estes exemplos aprende.

Eu acho que não tem tanto a ver com a arquitectura do carro, mas com o grosso das pessoas que conduz esses carros, que julgam que por terem um carro que custam uns milhares de euros valentes, podem ignorar as leis da física.

Basta ver como, em tempo de chuva ou nevoeiro, a maior parte das pessoas que vai a zarpar como se estivesse seco e quente, anda de BMW, MB, Audi...

Claro que depois alguns descobrem que os carros fogem e partem como os outros todos que são feitos de chapa.

Ora aqui está. Neste post disseste tudo.

Não sei se se aplica ao acidente deste tópico, mas é a mais pura das verdades em milhentas situações que se vêm nestes dias.

120 Km/h com chuva abundante, mesmo que sejam em AE, é um suicídio, e por vezes homicídio. :sh)
E compreender isto... [8b]

Epá, nem 8, nem 80, isso depende de muita coisa e principalmente da AE que estivermos a falar, do tipo piso que tem, do traçado, etc...

Há algumas AEs em Portugal (infelizmente poucas) em que, mesmo com chuva forte, circulas com segurança a 120km/h e até mais. Outras nem a 80.

Quase que aposto que aquele carro já tinha sido serrado numa parte batida e reunido a outra parte boa de outro veiculo .
Notem por onde partiu no tejadilho e onde partiu no piso ... e assim os cortes tão certinhos .
Um carro não se parte assim com uma cassetada , no max. dobrava amolgava .
Para partir é porque a estrutura já estava fragilizada .
Espero que as pessoas estejam bem a senhora e seu filho .
Mas se calhar até foi bom partir agora contra um pilar ou divisoria do que ir a andar e partir no meio do transito espalhando o caos e sugeito a matar alguem .

Que tudo fique bem .. é o que desejo .

Também foi algo que me passou pela cabeça, como referi no primeiro post, principalmente por me dar a sensação de que o carro é importado. Penso que com matricula EN ja deveria ser restyling, o que pelas jantes e pelo que resta das ópticas não me parece...

Devagar não ia de certeza...:sh)

Quanto aos 2 pedaços, só vendo ao vivo. Acho que não se pode concluir assim que tenha sido um carro reconstruido só porque partiu direitinho.

Com certeza que não, até porque não foi! [;)]

E a chuva sobretudo.

Tal como o excesso de velocidade, a chuva nao causa nenhum acidente. Ja a inresponsabilidade humana causa, como foi este caso, ainda mais circulando com uma criança no carro...

Ainda ontem por volta das 18.30 estava a chover a torrencialmente em Lisboa, ia eu na IC19 a passar pelo Continente da Amadora, sentido Sintra-Lisboa, quando cai aguaceiros fortes puxados a vento, ia no Qashqai (que tem ESP, controlo de Tracçao essas tangas todos so para dar o exemplo) e nao conseguia andar a mais de 60km/h, limpa para-brisas no maximo e visibilidade era algo reduzida, passou por mim pelo menos 4 carros que iam a velocidades consideraveis que abanavam o meu, circulavam na faixa da esquerda, nada de anormal sem ser que essa faixa criou-se uma altura de agua consideravel que juntando a velocidade com o escoar da agua por baixo do carro, os lençois de agua passavam o separador numa altura consideravel para a outra faixa de rodagem.
Ora se um desses inteligentes tivesse que travar, parava em Benfica no minimo.

A chover ha sempre acidentes, sejam os carros FWD, RWD, AWD, a causa é o piso molhado (nao quer dizer chuva, pode estar humidade so) juntando velocidades inconscientes e poucas unhas.

Falhou-te o ponto onde eu queria chegar com o meu post, ou seja, que não interessa se tens um FWD, RWD ou 4WD, pois se andares com cuidado, principalmente em condições adversas, o condutor comum não tem que saber se o carro sai progressivamente, de frente, de trás, se tem que fazer countersteering, etc.

E o que noto é que as pessoas que conduzem carros premium, sentem-se mais seguras, baixando a margem de segurança, creio que até inconscientemente.

Concordo com o que tu e o visitante disseram anteriormente, mas apesar das pessoas não terem de saber como é que o carro foge ou se recupera, têm de saber que com condições adversas o veículo se comporta de maneira diferente, logo toda a condução tem de ser diferente. Mais seguro só significa que nos ajuda, não significa que faz o impossível. Nalguns pontos os carros "melhores" até são piores nalgumas condições.

Li aqui alguns dos posts, mas não li tudo.

Eu sinceramente quando vi aquilo na TV e vi a matrícula pensei logo isto-> "parece-me um usado importado, na volta o carro já esteve assim e foi montado, soldado, pelo serviço que está ali". Foi logo o preconceito que me veio à mente.:sh)
Também me faz impressão como é que o carro partiu assim ao meio. O homem que ia com a família iria assim tão depressa para fazer aquele serviço? Mas como já vi de tudo também não me espantaria. Certamente que se fosse devagar aquilo não partia assim.
As melhoras para a criança que sem ter culpa é a que está mal.[8b]

Com certeza que não, até porque não foi! [;)]

Pelos vistos, pelo menos que haja registo não teve nada de acidentes... O que me deixa ainda mais impressionado.

Quanto a eu ter mencionado a hipotese de importado, já referi que foi devido ás jantes e às opticas, que me pareceram da versão pré-restyling.

Voltar
Superior