Acção em Tribunal (construtor)

pmgl

New member
Pessoal,

como todos nós sabemos, a justiça em Portugal é algo lenta. Se uma pessoa quiser mover uma acção contra um construtor por este se recusar a reparar um conjunto de defeitos, existe algum "tribunal especial" onde este tipo de acções seja analisado com maior rapidez? Já ouvi falar dos julgados de paz, mas na minha zona não existem, e penso não ser possivel meter uma acção num julgado de paz que não fique na nossa área de residência. Será que existe algum "tribunal especial" para casos deste tipo?
Obrigado em avanço. Ahh e a opção de contratar três ou quatro capangas para dar uma coça no construtor está fora de questão [:D] .

Pessoal,

como todos nós sabemos, a justiça em Portugal é algo lenta. Se uma pessoa quiser mover uma acção contra um construtor por este se recusar a reparar um conjunto de defeitos, existe algum "tribunal especial" onde este tipo de acções seja analisado com maior rapidez? Já ouvi falar dos julgados de paz, mas na minha zona não existem, e penso não ser possivel meter uma acção num julgado de paz que não fique na nossa área de residência. Será que existe algum "tribunal especial" para casos deste tipo?
Obrigado em avanço. Ahh e a opção de contratar três ou quatro capangas para dar uma coça no construtor está fora de questão [:D] .

Não existe (pelo menos q eu saiba) nenhum tribunal específico para isto. Prepara-te para longas batalhas, eu tive um caso contra o construtor da minha casa q levou 7 anos em tribunal...

QUanto à parte em negrito, brincadeiras à parte, passou-me várias vezes pela cabeça se não seria a melhor opção a fazer :sh)

Não existe (pelo menos q eu saiba) nenhum tribunal específico para isto. Prepara-te para longas batalhas, eu tive um caso contra o construtor da minha casa q levou 7 anos em tribunal...

QUanto à parte em negrito, brincadeiras à parte, passou-me várias vezes pela cabeça se não seria a melhor opção a fazer :sh)

Pois, é com isso mesmo que eles jogam. É profundamente triste este estado de coisas, mas enfim...
Se calhar é melhor mesmo pensar nos 3 ou 4 jovens para "acelerar" o processo.

http://www.gestaodocondominio.net/

o meu vai para tribunal,
tenho 25 anos pra pagar a casa, por isso tenho tempo,

aconselho a procures já um advogado para te certificares que não deixas ultrapassar os prazos,, quer de reclamação,, quer de "entrada" do processo em tribunal....................................................................................

depois, com o dinheiro que conseguir sacar, ou não,

falo com o cigano para lhes marcar o corpo,

ao vendedor, ao constructor e ao Engenheiro me "enrolou" com a historia, do deixe estar, não se preocupe, que no verão vamos ver isso... (verão de 2003)

Pessoal,

Bem 3 ou 4 capangas pa dar uma carga de porrada no construtor se calhar não é a melhor solução...pois ele tb tem capangas certamente e mais do que tu...:eek: [:blush:] [:D]

Mas por a xatice que dá por em tribunal e despesas se calhar contratavas 1 ou 2 "capangas" para fazerem o que o construtor não fez... ficava o caso resolvido e se calhar era menos dispendioso[;)]

mas claro não sei o que pretendes que o construtor faça...

Mas por a xatice que dá por em tribunal e despesas se calhar contratavas 1 ou 2 "capangas" para fazerem o que o construtor não fez... ficava o caso resolvido e se calhar era menos dispendioso[;)]
mas claro não sei o que pretendes que o construtor faça...

já estou cheio até as "orelhas" de ouvir essa conversa,,
- á pegavas no dinheiro que vais gastar em tribunal e fazes tu as obras ..

mas sabes aquela sensação de ser comido por "lorpa", EU NÃO CONSIGO

e mais, vai "ASAE", "IMOPPI", "IGAP", "IGAE", "Ordem dos Arquitectos", "Ordem dos Engenheiros"

ficar como está garanto-te que não fica...

os senhores vão inchar a bem ou a mal.

Última edição:
já estou cheio até as "orelhas" de ouvir essa conversa,,
- á pegavas no dinheiro que vais gastar em tribunal e fazes tu as obras ..

mas sabes aquela sensação de ser comido por "lorpa".

eu não consigo,, ficar como está garanto-te que não fica...

os senhores vão inchar a bem ou a mal.

Ora bem, aqui é que está a questão. Eu creio que comparativamente com outros casos, até nem tenho problemas do outro mundo, e se calhar com 200cts arranjava o que tenho a arranjar (estou a mandar valores para o ar), mas a questão é o facto de nos levarem por "tótós". Para veres, e já criei vários posts com isso, tenho uma pedra de bancada na cozinha que é uma trampa, o gajo até admite que é uma trampa, mas substitui-la está quieto. Isso é "gozar" com as pessoas. É isso que mexe comigo mais do que o dinheiro envolvido nas reparações.

ASAE?? Humm isso leva-me a outra questão.
Os construtores têm de ter livro de reclamações ou algo parecido? E onde vão parar as reclamações?

Ora bem, aqui é que está a questão. Eu creio que comparativamente com outros casos, até nem tenho problemas do outro mundo, e se calhar com 200cts arranjava o que tenho a arranjar (estou a mandar valores para o ar), mas a questão é o facto de nos levarem por "tótós". Para veres, e já criei vários posts com isso, tenho uma pedra de bancada na cozinha que é uma trampa, o gajo até admite que é uma trampa, mas substitui-la está quieto. Isso é "gozar" com as pessoas. É isso que mexe comigo mais do que o dinheiro envolvido nas reparações.
ha sim...lembro-me...é mto porosa e francamente má para a cozinha...

uma boa pedra de granito é cara... de bom marmore tb nao é barata...

essas de pedra calcaria não valem nada... tb há kem use madeira forrada laminada(barata), ou aço inox(este bastante caro)

mas já agora pk que pedra ele te substitui-a essa? eu n sei o que assinaste...mas se calhar ele nao é obrigado a trocar-te a peça excepto se ela tiver defeito de fabrico +e subtituida por uma igual...

mas ele tirar essa a por uma em granito boa...duvido que o faça

Eu tou a ver que comigo vai ser a mesma coisa..anda-me a enrolar há não sei quanto tempo... Se calhar está na hora de meter um advogado ao barulho...

ha sim...lembro-me...é mto porosa e francamente má para a cozinha...

uma boa pedra de granito é cara... de bom marmore tb nao é barata...

essas de pedra calcaria não valem nada... tb há kem use madeira forrada laminada(barata), ou aço inox(este bastante caro)

mas já agora pk que pedra ele te substitui-a essa? eu n sei o que assinaste...mas se calhar ele nao é obrigado a trocar-te a peça excepto se ela tiver defeito de fabrico +e subtituida por uma igual...

mas ele tirar essa a por uma em granito boa...duvido que o faça

Assinei como? Disse no outro post que não percebo nada de pedras, e que me foi dito que era mármore. Aliás, a outras pessoas do edificio disseram que era granito. Devia ter logo verificado? Sim devia, nessa não caio mais. Em lado nenhum vem especificado o tipo de pedra. Aliás acho muito engraçado termos uma FTH, se depois essa não descrimina os materiais utilizados. Será que ele era obrigado a escrever lá na FTH que tipo de material é utilizado na pedra? Se era obrigado não o fez. Que conveniente. Mas a pedra não é o unico problema que tenho.

Assinei como? Disse no outro post que não percebo nada de pedras, e que me foi dito que era mármore. Aliás, a outras pessoas do edificio disseram que era granito. Devia ter logo verificado? Sim devia, nessa não caio mais. Em lado nenhum vem especificado o tipo de pedra. Aliás acho muito engraçado termos uma FTH, se depois essa não descrimina os materiais utilizados. Será que ele era obrigado a escrever lá na FTH que tipo de material é utilizado na pedra? Se era obrigado não o fez. Que conveniente. Mas a pedra não é o unico problema que tenho.

Num caderno de engarnos pode vir explicado EXACTAMENTE o tipo de pedra que é...

se compraste a casa e nao vem discrinado exactamente o tipo de pedra... ele não é obrigado a substituir a pedra...
ao comprares a casa viste os acabamentos incluíndo a pedra da cozinha...e mesmo assim compraste...se agora não gostas da pedra ele não é culpado disso.

(tou a falar mais a nivel de leis e pelo que tenho visto que a nivel moral...[;)] )

Num caderno de engarnos pode vir explicado EXACTAMENTE o tipo de pedra que é...

se compraste a casa e nao vem discrinado exactamente o tipo de pedra... ele não é obrigado a substituir a pedra...
ao comprares a casa viste os acabamentos incluíndo a pedra da cozinha...e mesmo assim compraste...se agora não gostas da pedra ele não é culpado disso.

(tou a falar mais a nivel de leis e pelo que tenho visto que a nivel moral...[;)] )

"Num caderno de encargos pode...", pode ou deve? Faz alguma diferença o poder ou o dever. Na portaria da FTH diz que "Descrição dos principais materiais e produtos de construção, especialmente daqueles que estejam
em contacto directo com os moradores". Claro que isto pode dar azo a várias "leituras". Se eu vi a pedra? sim vi. Mas testei? Não. Não gosto de comparações, mas isso é o mesmo que comprar um DVD do qual sabes as caracteristicas mas chegas a casa e aquilo não faz a função xpto. Não vais reclamar? Ainda para mais se eles te dizem que faz essa função mas depois constatas que não faz? Lá está, alguém omitiu alguma coisa. E é impossivel testar tudo numa casa já pronta.

Vou ver com o IMOPPI se eles tinham ou não o dever de explicitar na FTH qual o tipo de pedra. Mas pronto, não quero resumir isto à pedra, pois existem outros problemas.

vai ver o projecto á Cámara Municipal, uma coisa é o que existe de verdade, outra coisa é o que está no projecto aprovado pela Cámara Municipal,,,,,,,,,

juntas tudo,, entregas tudo a um bom advogado....................................

ele manda a cartinha para o empreiteiro e aguardas.

vai ver o projecto á Cámara Municipal, uma coisa é o que existe de verdade, outra coisa é o que está no projecto aprovado pela Cámara Municipal,,,,,,,,,

juntas tudo,, entregas tudo a um bom advogado....................................

ele manda a cartinha para o empreiteiro e aguardas.
Nem mais.

O construtir do meu prédio tem uma acção em tribunal para indemenizar os condóminos afectados por uma diferença face ao projecto de um metro na passagem para os lugares de parqueamento. O prédio deve ter encolhido quando secou o cimento...:sh) Isto entre outros defeitos menores.

se é por causa da bancada e dos 200 contos, furas-lhe os pneus ou algo assim.

dás-lhe uma despesa de 200 contos. mas se fosse a ti usava luvas e nao o fazia já pra nao criar muitas suspeitas.

Voltar
Superior