A revolta do ciclista

Tu que já tens muitos kms de mota já deves ter passado por alguma situação de maior aperto entre carros, e a sensação não é nada boa, capaz de tirar do sério o gajo mais calmo.

Sem dúvida. :)
E reconheço que quando estou em 2 rodas (com ou sem motor) sou bastante mais sensível aos apertos e outras coisas do género do que quando estou de carro.
Presumo que seja normal, pelo facto de estar mais exposto, de forma muito directa, ao perigo. [;)]

No entanto, nesta situação concreta, não consigo ver qual o erro (flagrante!) do automobilista.
Estive a ver o vídeo com atenção umas quantas vezes. :)

Esta é a minha leitura:

É notório, no início, que o Hyundai se está a chegar ao Megane e a pressiona-lo.
O Megane tb se pica um bocadinho. [:D]
Entretanto, aparece o ciclista.
O Mégane vira à esquerda, sai de cena e deixa uma parte da via livre.
O BiclasMan [:D] avança para a zona livre.
Ao mesmo tempo o Hyundai avança lentamente, com velocidade constante e com pisca para a zona livre.
Acredito que o automobilista não tenha visto o gajo da bicicleta. (pelo ângulo, parece-me possível.)
Mas não vejo perigo para o ciclista. Nem ele deve ter visto, manteve a trajectória.
No final faz uma travagem à boss, desnecessária.
Começa o diálogo. (Aqui é que não se sabe o que aconteceu...)
O trânsito ao fundo começa a fluir e o Hyundai arranca aproximando-se mais um pouco do ciclista.
O BiclasMan rebenta com o espelho.

Continuo a achar não houve motivo para isso. (Se é que há motivos para fazer tal coisa.)

Sem dúvida. :)
E reconheço que quando estou em 2 rodas (com ou sem motor) sou bastante mais sensível aos apertos e outras coisas do género do que quando estou de carro.
Presumo que seja normal, pelo facto de estar mais exposto, de forma muito directa, ao perigo. [;)]

No entanto, nesta situação concreta, não consigo ver qual o erro (flagrante!) do automobilista.
Estive a ver o vídeo com atenção umas quantas vezes. :)

Esta é a minha leitura:

É notório, no início, que o Hyundai se está a chegar ao Megane e a pressiona-lo.
O Megane tb se pica um bocadinho. [:D]
Entretanto, aparece o ciclista.
O Mégane vira à esquerda, sai de cena e deixa uma parte da via livre.
O BiclasMan [:D] avança para a zona livre.
Ao mesmo tempo o Hyundai avança lentamente, com velocidade constante e com pisca para a zona livre.
Acredito que o automobilista não tenha visto o gajo da bicicleta. (pelo ângulo, parece-me possível.)
Mas não vejo perigo para o ciclista. Nem ele deve ter visto, manteve a trajectória.
No final faz uma travagem à boss, desnecessária.
Começa o diálogo. (Aqui é que não se sabe o que aconteceu...)
O trânsito ao fundo começa a fluir e o Hyundai arranca aproximando-se mais um pouco do ciclista.
O BiclasMan rebenta com o espelho.

Continuo a achar não houve motivo para isso. (Se é que há motivos para fazer tal coisa.)

O condutor do hyundai viola uma regra básica do código da estrada que é quando mudar de via sinalizar atempadamente a manobra que vai realizar, ora neste caso ele já estava a virar o volante quando sinalizou a mudança de via e com o ciclista já lado a lado com ele.

o ciclista tem razão, até ter partido o espelho, verdade seja dita, o carro mete-se à frente mas isso acontece-nos todos os dias no trânsito, temos de viver com isso, se fosse comigo tinha ido atrás dele, no meio do trânsito um gajo a correr anda mais rápido que de bicicleta [:)]

O condutor do hyundai viola uma regra básica do código da estrada que é quando mudar de via sinalizar atempadamente a manobra que vai realizar, ora neste caso ele já estava a virar o volante quando sinalizou a mudança de via e com o ciclista já lado a lado com ele.

Por acaso o Hyundai já ia com "uma perna" na faixa da esquerda bem antes de meter o pisca. Ainda o Mégane lá estava lol

Depende. [:p]
Em ambiente urbano, podes tomar a via que for mais conveniente ao teu destino. :)

Ou não. [:p]

2 - Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios,
mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas.

PS: Ok, a Lei é omissa, neste caso podia ser encostado á esquerda, mas que não o ia a fazer, não ia. [;)]

Ou não. [:p]

PS: Ok, a Lei é omissa, neste caso podia ser encostado á esquerda, mas que não o ia a fazer, não ia. [;)]

Eu até pensava que estavas a falar do automóvel. :sh)[:D]

EDIT: Eu sei que quando falei em "deveres" me referia ao ciclista, mas entretanto baralhei-me. [:D]

Última edição:
São os dois parvos. Tanto o do Hyundai que andava ali danado para se meter na faixa da esquerda, como o ciclista que anda metido naquela confusão como se tivesse uma moto.

Os ciclistas quando podem também têm de facilitar, há que ser razoável. Quando o ciclista aparece aos 0:14 a primeira coisa que eu disse foi "Mas o que é que aquele cromo anda ali a fazer?"

Andei sempre de bicicleta até ter carta/carro e nem uma única vez me vi assim metido no meio do transito.

Na minha opinião, houve uma falta de respeito mútua.
Não tenho carta, mas sou ciclista e conheço bem a "selva" que é circular no meio do trânsito. É evidente que o desacato já estava criado no inicio do vídeo, a razão talvez nunca venha a ser sabida, no entanto acho que aquele ciclista é um pouco campeão, nunca numa situação daquelas eu circularia entre carros, caso fosse possível optaria pela berma da faixa da esquerda, era muito mais seguro. Aquela travagem ali antes do estrago ao carro demonstrou praticamente tudo. Na minha opinião o ciclista interferiu com alguma manobra ou fez alguma coisa que irritou o condutor.
Já tive situações de saltar a tampa no trânsito, mas cheguei a uma conclusão, é melhor virar a cara e fazer de conta que não é nada connosco, do que correr o risco de sair muito mal em caso de desacato.

Exacto, o que destoa aqui é mesmo o facto do ciclista já estar naquela faixa quando a alminha die Hyundai se lembra de meter pisca e mandar-se para cima do ciclista. E manda-se, porque a tal travagem do ciclista deve-se às pedaladas que ele teve que dar a mais para não levar com o Hyundai. Nós não vemos a história toda mas, do que se vê, os erros são cometidos pelo automobilista.

O ciclista podia perfeitamente ter travado quando vê o carro a aproximar-se ou então ter ido pela esquerda, pois tinha espaço (como ele o comprovou na fuga depois de partir o espelho). Pedalar forte e quase se espetar no carro da frente também não foi a manobra mais inteligente.

Mas que p*** de estrada é essa, onde o Hyundai quase que roça na lateral do Renault e no final, aquele mini-bus quase que roça no hyundai? Faixas com "metro e meio" ?

O problema não foi o carro ter se metido à cão em frente do ciclista. O problema foi ele já depois de o ciclista o ter chamado à atenção para essa atitude de parvo, continuar como se o ciclista não estivesse lá.

Sou automobilista, motociclista e ciclista e faço milhares de kms por ano de bicicleta e sei bem o que é estar quer de uma lado quer do outro.
Não acho que danificar propriedade alheia ou até partir para a agressão fisica seja a melhor solução para que mostremos a nossa razão perante maus comportamentos dos outros condutores, felizmente não sou pessoa de ferver em pouca água e por norma sou muito tolerante, no entanto neste caso em concreto, não sei qual seria o estado de espirito dos intervenienetes nem quais as possiveis trocas de palavras entre eles para se verificar este comportamento.

É o que faz escrever á pressa lol

Queria dizer peão:sh)

A avaliar por alguns comentários aqui, já percebo o porque de cada vez termos mais violência no trânsito...

Olho por olho, dente por dente[:cool:]

Todos os dias sou confrontado com situações semelhantes, mesmo como peão!

Não há dia que num certo semáforo da nossa capital não haja um carro/moto/bicicleta (sim bicicleta!) que não passe com o sinal já verde para os peões...

Se fosse partir para a violência por estas situações, perdia anos de vida[;)]

Cump.

A conversa que os dois tiveram era muito importante para formalizar uma opinião mas, vendo apenas e só o video, fico com a sensação que o ciclista fica indignado com o Hyundai e, após uma troca de palavras, o Hyundai pura e simplesmente borrifa-se para o ciclista e este age negativamente.

O ciclista "passou-se" da cabeça e perdeu muito com isso, mas parece-me que teve as suas razões.

Voltar
Superior