A moda do difusor traseiro

Mundano, uma coisa é peso, outra é força descendente... Não barelhes as coisas!

Comparares os 40Kg de força descendente criadas por um qualquer apêndice aerodinâmico com 40Kg de qualquer coisa dentro do carro é no mínimo ridículo! [8]

citação:Originalmente colocada por mundano

E escusas de me vir dizer que 40 kg faz todaa diferença porque se fores fazer a vasco da gama com ou sem uma pessoa no banco de trás é exactamente a mesma coisa..
[8][8][8]:(:(:([8][8][8]:(:([xx(][xx(][xx(][}:)][}:)][}:)][8][8][8][8)][8)][8)]
Gandes pregos...
Acho que á pessoal que perdeu boas oportunidades pra ficarem calados

citação:Originalmente colocada por fapoc

Comparares os 40Kg de força descendente criadas por um qualquer apêndice aerodinâmico com 40Kg de qualquer coisa dentro do carro é no mínimo ridículo! [8]

Em termos de comportamento do carro, qual é a diferença?

Tirando o facto de a força descendente variar com a velocidade...

O difusor cola o carro ao chão, o qu o torna mais estavel. Ele pode não fazer o mesmo que num ferrari, mas o Clio tem 200cv e o F430 tem 490cv e o Enzo 650cv. É lógico que tem que ser mais trabalhados aerodinamicamente. São carros de outro campeonato.

Se o Clio tem o difusor por alguma razão é. Eles não iam gastar rios de dinheiro nisso só para parecer bem.

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

Eles não iam gastar rios de dinheiro nisso só para parecer bem.

Acreditas mesmo nisso? Achas que os carros teriam algum desses apendices aerodinamicos que actualmente têm se isso reduzisse as vendas?

Aquilo é tudo marketing, o difusor ajuda a posicionar o carro num segmento dos desportivos, dá-lhe um ar mais agressivo.. Porque as pessoas estão habituadas a ver esses apendices na competição, ou então em super-desportivos que andam a mais de 300 kms/h..

A ideia é exactamente a mesma que o povo do tuning quando mete uma asa nos carros. Aquilo até pode ser a maior estupidez do mundo, porque se for mal afinado a alta velocidade até pode fazer tanta pressão na traseira que retira "peso" e aderencia as rodas da frente.. Mas eles vão todos contentes porque têm um carro que parece que acabou de sair de uma prova do DTM..

E no caso do Clio, é obvio que não foi posto ali sem estudos, nem acredito que ponham uma coisa que prejudicasse o comportamento.. Só que duvido de duas coisas..

1º, que na pratica, nas estradas de todos os dias, aquilo tenha alguma vantagem.

2º, que aquilo nao tenha sido colocado por motivos estéticos.

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

Eles não iam gastar rios de dinheiro nisso só para parecer bem.

Acreditas mesmo nisso? Achas que os carros teriam algum desses apendices aerodinamicos que actualmente têm se isso reduzisse as vendas?

Aquilo é tudo marketing, o difusor ajuda a posicionar o carro num segmento dos desportivos, dá-lhe um ar mais agressivo.. Porque as pessoas estão habituadas a ver esses apendices na competição, ou então em super-desportivos que andam a mais de 300 kms/h..

A ideia é exactamente a mesma que o povo do tuning quando mete uma asa nos carros. Aquilo até pode ser a maior estupidez do mundo, porque se for mal afinado a alta velocidade até pode fazer tanta pressão na traseira que retira "peso" e aderencia as rodas da frente.. Mas eles vão todos contentes porque têm um carro que parece que acabou de sair de uma prova do DTM..

E no caso do Clio, é obvio que não foi posto ali sem estudos, nem acredito que ponham uma coisa que prejudicasse o comportamento.. Só que duvido de duas coisas..

1º, que na pratica, nas estradas de todos os dias, aquilo tenha alguma vantagem.

2º, que aquilo nao tenha sido colocado por motivos estéticos.

acho o mesmo!

sérias dúvidas...

Um passageiro no banco de trás é peso e massa, vai mexer com a força centrífuga e com a inércia... um apêndice aerodinâmico apenas cria força no eixo y (quem for da área de física que explique isto com os termos correctos, eu sei como funcionam as coisas mas não conheço a linguagem técnica).

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Um passageiro no banco de trás é peso e massa, vai mexer com a força centrífuga e com a inércia... um apêndice aerodinâmico apenas cria força no eixo y (quem for da área de física que explique isto com os termos correctos, eu sei como funcionam as coisas mas não conheço a linguagem técnica).

não queres dizer antes no eixo z? o vertical?

citação:Originalmente colocada por ARDav

citação:Originalmente colocada por RedHeart

não queres dizer antes no eixo z? o vertical?

Certo, my mistake, é isso mesmo :)

ou seja, a conversa de extremos outra vez!

- nao faz absolutamente nada
- é perfeito, so nao faz café

como em quase tudo, no meio é que está a virtude...mas va-se lá explicar a quem n quer perceber...

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

ou seja, a conversa de extremos outra vez!

- nao faz absolutamente nada
- é perfeito, so nao faz café</u>

como em quase tudo, no meio é que está a virtude...mas va-se lá explicar a quem n quer perceber...

pois não !!! Mas tira imperiais !! :D

Enfim... Se esses apendices são tão uteis, eu pergunto-me porque só de há uns 2 anos para cá se começaram aa ver em carros ditos "normais".. E de repente é logo uma serie deles.. Parece que de um momento para o outro todas as marcas que fazem pequenos desportivos descobriram a polvora..

E já agora, eu até aposto, que na proxima geração do Clio, se entretanto começar a perder o efeito novidade e passar a ser considerado azeiteiro, se lá vem o difusor..

Começaram a ver-se nos ditos carros normais como há 15 anos se começou a ver o ar condicionado, o fecho central, o computador de bordo, o cruise control, etc. Se este forum existisse nesta altura lá estavas tu a criticar algo que afinal todos os carros ditos normais tem.

Se o difusor cola mesmo o carro ao chão e faz o mesmo que o spoiler ainda bem que lá está.

Ha um spoiler do Evolution que é opcional que tem regulação. Se vires bem o inclinar da parte superior do spoiler é minima, mas pelo que se sabe altera a configuração do carro. Mas vamos tb duvidar disse. Afinal a Mitsubishi perdeu anos a desenvolver aquilo para nada. Coitados. Deviam fazer os carros como há 10 anos atras. Não vale a pena inovar.

rogerAjacto, se daqui a 5 ou 10 o difusor no parachoques traseiro começar a ser um equipamento quase obrigatorio como é o AC, eu dou-te razão..

OK?

Isto não é uma questão de ter razão ou não. Se o difusor gera uma força descendente à medida que a velocidade aumenta isso é bom para colar o carro à estrada. Os carros antigamente tinham grandes spoilers. Agora começam a desaparecer em detrimento dos difusores.

Os carburadores tb deram lugar à injecção, o aço ao aluminio à fibra de carbono ao titanio e ao magnesio, as 2 valvulas por cilindro as 4. Como isto à muito mais coisas que mudaram.

Como anda tudo ocupado a discutir o sexo dos anjos, aproveito para explicar o que faz um difusor de ar.

Se pegarem numa folha de papel e colocarem uma das pontas junto ao lábio inferior e soprarem a folha vai subir!!!
Isso acontece porque quando temos ar a deslocar-se mais rapidamente cria uma zona de baixa pressão. A folha vai ser empurrada pela pressão maior na zona de baixo para a zona de menor pressão, em cima. Este é o mesmo fenómeno que faz os aviões voar. Penso que se chama efeito de Bernoulli.

(pequeno aparte: nos aviões a maior velocidade é obtida através do aumento da superfície que o ar tem que percorrer de um dos lados da asa. se pensarem para percorrer maior distância é preciso que o ar se desloque mais depressa (grosso modo). Por isso se pensarem as asas dos aviões são mais largas na parte superior)

Resumindo esta parte: um objecto é atraído para um sítio onde tiver ar mais rápido a deslocar-se.

Nos carros isso pode ser problemático, porque o como devem perceber o objectivo é então que o ar passe por baixo do carro o mais rapidamente possível, para que o carro seja puxado para baixo. Uma das maneiras de atingir esse objectivo é colocar um extractor de ar na traseira para facilitar a saida do ar, com a menor turbulência possível. Outra boa maneira é tornar o fundo dos carros planos, uma superfície plana cria muito menos turbulências. O Classe C por exemplo tem quase todo o fundo plano, além de ter alguns apêndices aerodinâmicos para melhor este aspecto, como por exemplo uns pequenos deflectores na parte de baixo dos pára-choques da frente ao pé das rodas. E basta dizer que tem o melhor Cx de carros de produção.

Tenho a certeza de que nos aviões as asas são como tu dizes (abauadas na superfície superior) apenas por razões estéticas! Os biplanos da Primeira Guerra Mundial não tinham nada disso e voavam, não voavam?

[8)]

:D

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

citação:Originalmente colocada por mcabral

Ainda não percebi o que é um difusor, expliquem-me como se fosse muito burro...[8)]

São aquelas barbatanas de tubarão? Tipo aquelas que a BMW começou a colocar nos seus modelos?
isso é a antena do gps... [}:)] e não, não foi a "bmw" que começou a colocar nos seus modelos...

OK[8)] mas podes responder à minha pergunta?

citação:Originalmente colocada por rodrigol

Tenho a certeza de que nos aviões as asas são como tu dizes (abauadas na superfície superior) apenas por razões estéticas! Os biplanos da Primeira Guerra Mundial não tinham nada disso e voavam, não voavam?

[8)]

:D
Haja paciência[8]

Voltar
Superior