A minha ferramenta...

Acabei de me aperceber que o site da Jonnesway nao reconhece o meu codigo postal, portanto codigo postal dos Açores!

Acabei de os enviar mensagem a perguntar se fazem expediçoes para os Açores, so me resta esperar pela sua resposta, mas nao acredito que enviem!

Boas pessoal, eu gostaria de arranjar uma chave dinamométrica, e como tal vi de todos os preços. Em relaçao a qualidade/preço daquilo que preciso, penso que a marca Jonnesway é uma escolha acertada.

Portanto, gostaria de adquirir uma chave dinamométrica para manutençao basica ao automovel, mas no futuro quem sabe se nao irei querer ir mais longe...
Vi no site da Jonnesway 3 hipoteses:
1/4" - 6-30 Nm - 350 mm 50€ (T07030N)

3/8" - 19-110 Nm - 385 mm 55€ (
T07110N)

3/8" 10-50 Nm 102€ (T21050N)

Recomendam me alguma destas ou alguma outra marca em especifico?

Obrigado

Os valores de aperto perto dos limites já não muito crediveis, quanto mais perto do meio for o aperto, mas certo é o valor.

A melhor combinação é essa de 6-30 e, para acompanhar, uma boa de 20-200.

Felizmente o pessoal já anda a dar mais atenção a chaves dinamometricas, é bom ver isso, já estou farto de apanhar rodas demasiado apertadas e carters com rosca moída [:D]

No outro dia acabei com uma porca de segurança (Peugeot) à conta do aperto. Mandei a pessoa à casa de pneus que teve na semana anterior para tirar aquele serviço [8b][:vm)]

No outro dia acabei com uma porca de segurança (Peugeot) à conta do aperto. Mandei a pessoa à casa de pneus que teve na semana anterior para tirar aquele serviço [8b][:vm)]

Quando vou a alguma casa de pneus já peço para apertar à mão ... não é que uma vez um chefe de oficina me disse que a pistola de impacto já estava configurada para os apertos de rodas? Perguntei-lhe qual era o aperto configurado, o homem disse-me 2 kgs, eu disse-lhe que kgs é uma unidade de "força" e não de momento, é 2kgs.m? Ele: Sim ... depois desisti da conversa ...

Alguém sabe se as brocas PARKSIDE que estão agora à venda (conjunto de 4 brocas com 600mm de comprimento e o conjunto de 11 peças (brocas e ponteiros)) são boas ou se apenas fazem cócegas na parede?

http://www.lidl.co.uk/en/our-offers-2491.htm?action=showDetail&id=22919

http://www.lidl.co.uk/en/our-offers-2491.htm?action=showDetail&id=22920

O preço é bom, a qualidade é que pode não ser...

Depende do uso que lhe fores dar.
Dado o comprimento da broca deduzo que estejas a pensar em trespassar paredes. Para paredes exteriores em granito, não acredito que faças muitos furos com elas. Restantes, só se apanhares ferro de construção.

Também posso-te responder de outra forma... As maquinas que nós temos aqui no trabalho, furam com qualquer marca de broca mesmo que a mesma já não tenha diamante... [:p]

Os valores de aperto perto dos limites já não muito crediveis, quanto mais perto do meio for o aperto, mas certo é o valor.

A melhor combinação é essa de 6-30 e, para acompanhar, uma boa de 20-200.

Felizmente o pessoal já anda a dar mais atenção a chaves dinamometricas, é bom ver isso, já estou farto de apanhar rodas demasiado apertadas e carters com rosca moída [:D]

Concordo contigo, em relaçao ao binário de uma chave, o ideal será estar +-no meio da escala da chave por causa do descalibramento.
Mas entāo nesse caso, apesar de ser mais caro, nāo saíria mais em conta uma chave entre 10-50? Isto falando para manutençāo do tipo, mudar velas, bujāo do óleo, filtro de óleo...?

Claro que convém acompanhar uma outra chave para outro tipo de serviços.

já estou farto de apanhar rodas demasiado apertadas e carters com rosca moída [:D]

Andas farto de apanhar isso não é pelas chaves estarem descalibradas mas antes por simplesmente facto de os mecânicos não as usar para isso.
Pelo que vejo por ai as rodas é com o pneumático e bujão é com a força toda do braço, até te digo mais nunca vi um mecânico apertar o bujão com uma chave dinometrica e já trabalhei numa oficina como recepcionista. Infelizmente é assim...

Já as rodas só nas casa de pneus vejo usarem as chave dinometrica mas é só para "inglês ver", simplesmente porque o fazem erradamente dando o mesmo aperto em todos os carros que apanham, por norma muito forte.

O mal é não usarem as chaves independentemente de estarem com erro elevado ou baixo de precisão, é mesmo não as usarem.

Última edição:
Depende do uso que lhe fores dar.
Dado o comprimento da broca deduzo que estejas a pensar em trespassar paredes. Para paredes exteriores em granito, não acredito que faças muitos furos com elas. Restantes, só se apanhares ferro de construção.

Também posso-te responder de outra forma... As maquinas que nós temos aqui no trabalho, furam com qualquer marca de broca mesmo que a mesma já não tenha diamante... [:p]

Será para trespassar paredes onde algumas serão de tijolo (laranja) e outras serão de casas antigas onde as paredes são mais grossas e são feitas de pedras grandes.

São aquelas paredes muito grossas feitas de pedras grandes que são coladas com uma mistura de cal e areia. Conheces?

Com essas máquinas que falas consegue-se furar essas pedras?

Já tenho procurado videos e o que encontro é a furar betão. Gostava de ver a furar pedra a sério.

Concordo contigo, em relaçao ao binário de uma chave, o ideal será estar +-no meio da escala da chave por causa do descalibramento.
Mas entāo nesse caso, apesar de ser mais caro, nāo saíria mais em conta uma chave entre 10-50? Isto falando para manutençāo do tipo, mudar velas, bujāo do óleo, filtro de óleo...?

Claro que convém acompanhar uma outra chave para outro tipo de serviços.

Um exemplo, o aperto de fabrica de velas de incandescência de um 1.3cdti é de somente 10Nm. Tinha mais confianca apertar com uma 6-30Nm do que com uma 10-50Nm.

Mas sim, no global, e para o tipo de manutenção que exemplificaste, 10-50 é o ideal.

Preciso de desmontar vários pneus de carro para poder pintar as jantes.

Para isso preciso das alavancas/chaves que se utilizam para desmontar pneus.

Alguém sabe indicar sites onde apareçam ferramentas dessas?

Deve haver vários tamanhos (maiores para camiões, mais pequenas para carros, etc). Qual o tamanho mais indicado para jantes de 14" e maiores?

Se os pneus forem moles, basta esvaziar pela válvula e com dois pé de cabra sacas o pneu fora com ajuda de outra pessoa

Para montares é que tens de ir a uma casa de pneus

Um exemplo, o aperto de fabrica de velas de incandescência de um 1.3cdti é de somente 10Nm. Tinha mais confianca apertar com uma 6-30Nm do que com uma 10-50Nm.

Mas sim, no global, e para o tipo de manutenção que exemplificaste, 10-50 é o ideal.

Tens toda a razāo, de fato, as velas de icandescência em geral tem um binário inferior ao das velas de igniçāo!

Portanto, o ideal é ter varias chaves com escalas diferentes, mas como é obvio, sai muito caro e só dependerá para o tipo de serviço que será feito!

No meu caso é para fazer manutençāo básica "correta" no meu carrito, mas é claro que as curiosidades de desmontar e reparar outro tipo coisas suscitam, portanto vou ver se compro uma chave ou duas. Mas nos Açores há sempre menos opçāo de escolha, e o que existe é caro, tenho que procurar com calma!

obrigado

Preciso de desmontar vários pneus de carro para poder pintar as jantes.

Para isso preciso das alavancas/chaves que se utilizam para desmontar pneus.

Alguém sabe indicar sites onde apareçam ferramentas dessas?

Deve haver vários tamanhos (maiores para camiões, mais pequenas para carros, etc). Qual o tamanho mais indicado para jantes de 14" e maiores?

Leva a uma casa de pneus...... fazem isso em 20minutos..

Só uma vez usei a minha chave dinamométrica quando abri o motor da minha mota. No carro bujões, velas, alternador, correias, esticadores, e por ai fora foi sempre tudo á mão.

Vejo muita gente a apertar os filtros do óleo com chaves e a dar com força nas roscas. Sempre os apertei á mão, e na maior parte das vezes consigo tirá-lo com alguma força apenas com as mãos. O bujão é apertar até espalmar a anilha e não é preciso mais.
As velas aperto á mão até encostarem e depois dou 1/4 de volta ou um bocadinho menos com a chave.

Nunca tive roscas moidas, nem problemasmais tarde em retirar nada do que apertei.

Quanto ás rodas é onde vejo os casos mais graves, aqui na França normalmente cada carro tem 8 jantes, 4 para verão e 4 com pneus de neve. Vejo pessoas a apertar as rodas a saltar em cima das chaves e alguns metem um tubo para dar mais aperto :sh)
A chave apesar de pequena já é dimensionada para dar o aperto certo apenas com as mãos. Aperta-se roda-se uns km e volta-se a verificar o aperto. Pistolas pneumaticas/eletricas e chaves com 2 metros para saltar em cima é a melhor maneira de partir os pernos e arranjar uma boa maneira de gastar dinheiro.

Última edição:
Leva a uma casa de pneus...... fazem isso em 20minutos..

Eles podem fazer isso em 20min mas tenho que carregar outro carro com as 4 jantes, deslocar-me, pagar, passado uns dias (depois das jantes pintadas) volto a carregar o outro carro com as jantes e os pneus para os ir montar.

Mais tarde quero trocar um pneu ou reparar um pequeno furo e tou sempre dependente da casa de pneus.

Tendo a alavanca faço o serviço comodamente em casa e no primeiro serviço fica paga. Por esses motivos é que procuro mais info sobre essas alavancas.

O bujão é apertar até espalmar a anilha e não é preciso mais.

Bujão de carter de Opel Corsa 1.5 td = 78Nms
Bujão de carter Opel Corsa 1.3 cdti = 20Nms

Não estou a dizer que o teu método não resulte, mas se mexes em vários carros, um dia vais apertar ou a menos ou a mais.

Voltar
Superior