Parece-me que há um consenso no que se refere à fiabilidade: fazer muitos quilómetros e/ou ter muitos anos sem que seja necessária nenhuma reparação. Considero reparação tudo o que ultrapasse a manutenção referente ao desgaste normal.
Fica no entanto a outra parte da questão, que é o material substituido durante as revisões, que muito poucos têm referido...
Neste domínio parece-me bem que há diferenças notórias entre marcas e/ou entre oficinas que prestam a assistência da marca.
Penso ser um aspecto muito relevante, já que a substituição de componentes irão (pelo menos teoricamente) aumentar o grau de fiabilidade.
Voltando um pouco atrás, não será que as marcas de maior prestígio substituem peças mais cedo do que o esperado/desejável, e daí uma possível maior fiabilidade e consequentemente um maior custo nas revisões?
Acho que qualquer pessoa que perceba minimamente de carros, ao ver a factura da revisão verifica logo se há material que foi substituído precocemente ou não. Por exemplo se me substituírem uma bomba de agua aos 50 mil kms claro que vou considerar que foi uma avaria, ou seja, a bomba vinha com defeito.
Mas sim, há por aí muitos trafulhas… e oficinas que tentam explorar desta forma um cliente de certeza que há, mas a meu ver, independente da marca que for! Tenho algumas queixas das oficinas Mercedes, mas nunca me tentaram nisso, nem na Toyota nem outras oficinas que o utilizei para outros carros que tive.
Exemplos de fiabilidade: vou falar do meu Corolla 1.3 XLi com 15 anos e 121 mi kms.
Ao longo destes anos todos (já sei que não são muitos kms mas já são 15 anos!!):
-nunca teve qualquer problema que me fizesse ir a oficina. No entanto tenho a referir uma lâmpada; acho que o medidor da temperatura do óleo não está a funcionar muito bem; só consigo abrir o porta-bagagens por um manipulo próprio do interior, pela ranhura do exterior só quando lhe apetece; a suspensão traseira range um pouco quando há humidade e nota-se em certas situações de condução mais empenhada já está um pouco mole (embora o comportamento continua muito satisfatório), muito por culpa de varias viagens de 600 kms que fiz com ele carregadíssimo e de alguma má estrada…isto aliado a manutenção inexistente (nem sequer uns foles novos meti, os da traseira estão rotos, deve ser isso que a faz ranger.
Manutenção:
1994/ 5589 kms: substituição do óleo
1995/ 10060 kms: substituição filtro e óleo do motor, junta carter e filtro de ar
1996/ 15556: subs. oleo e junta cárter
1998/ 27071: subs. oleo, anilha bujão cárter
1998/ 32566: subs. filtro e óleo, focagem dos faróis, consumíveis, 4 velas e anilha bujão cárter
2000: subs. Óleo
2002: subs. oleo/ pequeno diagnostico ao motor na SC, não levou nada
2003/ 100000 kms: correia
2003: alinhamento de direcção
2005/ 109000 kms: subs. óleo
2006/ 112000 kms: subst. lampada fr.; 2º filtro de ar
2007/02/114500 kms: substituição de óleo e filtro e acerto do liquido da refrigeração.
isto+ 3 baterias + 1 substituição de pneus (incluindo alinhamento da direcção)
Observações: nos primeiros anos andou muito pouco e por causa da garantia, carrinho novo e tal, fez as revisões programadas de 1 em 1 ano (ou de 15000 em 15000 kms). Em 1996, pelo que me lembro, por desleixo, mantive o mesmo óleo durante 2 anos e quase 15000 kms e os mecânicos da SC chamaram-me a atenção e eu arrependi-me um bocado e voltei lá no final do ano, passados pouco mais de 5000 kms para uma revisão (solicitei que analisassem bem o que era preciso substituir e com 6 anos e 33 mil kms foram substituidas velas apesar de eu não me queixar de nada)…o arrependimento não me serviu nada porque reparem que entre 1998 e 2005, ou seja entre 33000 mil kms e 109 mil kms substituiu 2 vezes o óleo (apesar de o óleo ser de muito boa qualidade, embora nestas ultimas vezes o óleo é de 30 €, já não é na SC claro), não sei exactamente os kms (nessas 2 facturas não apontaram os kms, não sei porque), mas uma em 2000 e 2002. Até me recordo (e está lá a dizer na factura) que solicitei que me verificassem o motor (o carro devia ter uns 90 mil kms) e lembro-me de dizerem (acho que foi nesta vez), que o carro era uma maquina e que eu podia ficar descansado que não precisava de levar nada [

]. E depois de substituir o óleo em 2002 foram mais 3 anos e quase 20 mil kms sem substituir o óleo…eu não fazia isto de propósito, nem por falta de dinheiro claro, é mesmo por desleixo…até porque desde que estou no fórum, lembro-me mais do carro e nestas ultimas vezes já fiz a substituição na altura correcta, ou seja, de 1 em 1 ano (também porque o óleo é fraquito).
De referir que em 2003, comprei outro carro que passou a ser o utilizado para as viagens e desde aí, o Corolla passou a ser utilizado quase sempre em percursos urbanos curtos…quase sempre porque ás deu umas voltinhas maiores com ele e a puxar, incluído uma vez que fiz 60 kms sempre a fundo e está tudo OK!!!
E com isto tudo, já fiz o historial detalhado do meu Toyota nestes 15 anos…[

]
Por acaso há mais Toyotas na familia e todos se têm comportado muito bem, mas vou referir um caso:
Toyota Corolla Starvan 2.0 D com 12 ou 13 anos com pouco mais de 400 mil kms. O carro sempre foi mal tratado, não só em termos de manutenção mas também em termos de condução, pois o carro era da empresa do meu cunhado utilizado pelos empregados. As avarias que deu são coisas insignificantes para um carro com cerca de 12 anos e mais de 400 mil kms, tipo luzes substituídas…ou sejas problemas: zero.
Manutenção: correias, óleos, filtros, consumíveis, etc, enfim o normal…alem disto levou suspensão nova, rolamentos e disco de embraiagem. O disco de embraiagem durou 300 e tal mil kms. Já andei no carro, o interior está bom embora com alguns ruídos…aquilo que deve estar mesmo a precisar são os apoios do motor, pelo que me lembro, pois quando andava a baixa rotação ouvia barulhos estanhos (alem de o motor tremer um bocado, embora nem tanto assim), mas de resto tudo OK...o motor está bom…trabalhar certinho, pega sempre a primeira, não faz grandes fumos, puxa alguma coisa. Resistiu muito bem!!!
Isto para mim são carros verdadeiramente fiaveis: não nos obriguem a ir a oficina, não se queixem de um "tratamento" pouco adequado que possam ter.