A fiabilidade - como a entendem?

T

Titanio

Guest
Não encontrei na pesquisa nenhum tópico genérico sobre a fiabilidade dos automóveis. Se existir encerrem este.

Muito se fala sobre o assunto mas tem-se dito relativamente pouco.

Como é um assunto cheio de subjectividade (na minha modesta opinião), gostava que comentassem quais as razões que vos levam a considerar um carrio fiável.

Será porque só mudam o óleo e os filtros e fazem muitos milhares de quilómetros sem irem à oficina? E o que trocam nas revisões?

Quanto fazem as revisões, não acham que trocam componentes que possivelmente rodariam ainda uns bons milhares?

E nas marcas mais prestigiadas, não será que nessas revisões têm um maior rigor nas análises que fazem, trocando componentes com uma maior facilidade (esse cliente tem €€€ para pagar tudo)?

Será que os carros da gama mais baixa têm uma análise mais aligeirada e consequentemente uma menor fiabilidade (os clientes não serão tão abonados)?

Estará um utilizador de uma viatura da gama baixa disposto a pagar a substituição de componentes da mesma forma que o fazem com os carros mais prestigiados?

Afinal, será que a fiabilidade se prende mais com a assistência e não com a qualidade do próprio carro?

Vê a proteste deste mês, que tem lá teste de fiabilidade feito por 18 mil leitores! Mazda á frente da toyota! de resto o japunas ocupam os lugares cimeiros! no new in that! podem ser "frigorificos", mas são feitos para durar, não têm muitas mariquices nem entram nas manias de puxar os motores ao limite!

Vê a proteste deste mês, que tem lá teste de fiabilidade feito por 18 mil leitores! Mazda á frente da toyota! de resto o japunas ocupam os lugares cimeiros! no new in that! podem ser "frigorificos", mas são feitos para durar, não têm muitas mariquices nem entram nas manias de puxar os motores ao limite!

Não me parece que fosse este o objectivo do tópico...

Para mim um carro fiável é aquele que com a manutenção básica (revisões e mudanças de óleo e pneus) se consegue manter em óptimas condições de funcionamento durante muitos Kms (200.000 gasolina, 300.000 diesel)

A pergunta é boa e diferente do que é habitual.

Vou-te dar 2 exemplos de carros fiáveis:

- Em 1991 o meu pai comprou um Celica novo. O carro tem neste momento 16 anos e a manutenção foi o seguinte:

Oleo de 10 em 10.000 kms
Filtro de óleo
Filtro de ar de origem (acho que foi limpo uma vez)
Não sei se alguma vez levou velas
Escape de origem, apesar de sempre ter feito trajectos pequenos.
Pastilhas e discos de origem.
Nunca entrou em nenhuma oficina ou mecânico.
Nunca fundiu uma lampada.
Nunca mudou o liquido do radiador.
Nunca mudou o oleo da caixa.
Nunca mudou o oleo dos travões.
Nunca afinou valvulas.
Nunca teve nenhuma anotação na IPO.

Levou 1 bateria e teve um problema na antena eléctrica já o carro tinha mais de 10 anos.

Deves estar a pensar que o carro tem 20.000 kms...
...mas tem 150.000 kms.

Outro:

O meu civic com 11 anos.

Levou:

Oleo de 10 em 10.000 kms. (uma vez esqueci-me e fez 20.000 kms)
Filtro de oleo.
1 jogo de velas aos 60.000 kms (estavam novas e não eram daquelas xpto)
1 filtro de ar aos 60.000 kms
1 bateria
1 panela de escape traseiro (70 e tal euros)
1 lampada de stop há uns dias, já tinha feito 11 anos.

Nunca mudou:

Liquido do radiador
Oleo da caixa
Oleo dos travões
Nunca afinou valvulas nem o travão de mão e está com as especificações do manual de serviço

Este é outro carro de trajectos pequeninos, como se demonstra pela panela de escape traseira, que curiosamente não apodreceu, o que aconteceu foi que o tubo na dobra furou, mas não a panela.

Tem 95.000 kms

Como vês, qualquer destes carros teve a manutenção mínima, e não custaram em 100.000 kms o que custa a manutenção oficial da citroen (C4) de 40.000 kms !!!

Num renault dos anos 90 (tive um e conheci imensos) era impensável fazer 30.000 kms sem afinar travões, e os bombitos duravam no máximo 4 anos, andasses muito ou pouco.

Só dei este exemplo do Renault para comprovar o que tu dizias:

É que há carros que às vezes mesmo que não tenham problemas, exigem a manutenção, e o cliente pensa que não teve problemas porque eles trocaram antes de falhar de vez.

No renault acreditei que era normal os bombitos durarem pouco, mas 16 anos e 150.000 kms ou 11 anos e 95.000 kms sem tocar nos travões, demonstram bem que não tem de ser assim. [;)]

O que eu quero salientar é que estes carros nunca foram a nenhuma oficina ou mecânico. Foram só estas operações que qualquer pessoa com garagem faz.
Vê quanto é que custou a manutenção destes carros, ainda para mais a levar oleo mineral (como especificado nos manuais).

Última edição:
fiabilidade para mim é:
6 anos depois de comprar um carro com zero km e fazer 140mil em cima, apenas faço revisões na marca e meto gasoleo.
ahhh mudei os medios para xenon e fundiram-se 1 luz de stop atrás e uma da matricula.
simples.

com o meu clio 1.5dci ando 4 meses bem e depois passo 8 meses a entrar e sair do concessionario com problemas na injecção.
trocaram injectores, plataforma de rail ou lá o k era e demorarma quase um ano a meterem o carro a andar como deve de ser!
tive azar.

...

com o meu clio 1.5dci ando 4 meses bem e depois passo 8 meses a entrar e sair do concessionario com problemas na injecção.
trocaram injectores, plataforma de rail ou lá o k era e demorarma quase um ano a meterem o carro a andar como deve de ser!
tive azar.

Tu não digas isso !!

Deves ser mais um dos 'azarados' da renault, ...:sh)

já é o segundo clio comercial dci 1.5 que tenho e o 1º foi sempre a andar! o segundo foi um poço de problemas.
tive mesmo azar!
até gostava e gosto imenso do carro! para o dia a dia é do melhor que há!

...16 anos e a manutenção foi o seguinte:

Oleo de 10 em 10.000 kms
Filtro de óleo
Filtro de ar de origem (acho que foi limpo uma vez)
Não sei se alguma vez levou velas
Escape de origem, apesar de sempre ter feito trajectos pequenos.
Pastilhas e discos de origem.
Nunca entrou em nenhuma oficina ou mecânico.
Nunca fundiu uma lampada.
Nunca mudou o liquido do radiador.
Nunca mudou o oleo da caixa.
Nunca mudou o oleo dos travões.
Nunca afinou valvulas.
Nunca teve nenhuma anotação na IPO.

Levou 1 bateria e teve um problema na antena eléctrica já o carro tinha mais de 10 anos.

Deves estar a pensar que o carro tem 20.000 kms...
...mas tem 150.000 kms.

média 9.375km/ano

Outro:

O meu civic com 11 anos.

Levou:

Oleo de 10 em 10.000 kms. (uma vez esqueci-me e fez 20.000 kms)
Filtro de oleo.
1 jogo de velas aos 60.000 kms (estavam novas e não eram daquelas xpto)
1 filtro de ar aos 60.000 kms
1 bateria
1 panela de escape traseiro (70 e tal euros)
1 lampada de stop há uns dias, já tinha feito 11 anos.

Nunca mudou:

Liquido do radiador
Oleo da caixa
Oleo dos travões
Nunca afinou valvulas nem o travão de mão e está com as especificações do manual de serviço

Este é outro carro de trajectos pequeninos, como se demonstra pela panela de escape traseira, que curiosamente não apodreceu, o que aconteceu foi que o tubo na dobra furou, mas não a panela.

Tem 95.000 kms...

média 8.636km/ano

[/quote=rca33;1934028]

Não considero isso exemplo de fiabilidade, são muito poucos km para a idade que têm.

Tens Razão!!!!!!!!!!!

Tens Razão!!!!!!!!!!!

Concordo plenamente com o teu argumento. tenho 4 mercedes e uma Toyota, tudo assistido nas marcas. Os mercedes vão para as revisões e nem pode-mos assistir a revisão e se não estiver-mos atentos mudam as pastilhas de travão, mais de meias gastas, e tudo o que lá poderem encontrar. no fim é só pagar e lá vão 600/700 euros. O Toyota, vejo o que necessita, assisto a revisão e pago meia dúzia de tostões. no final de alguns anos o preço das manutenções é diferença enorme entre as duas marcas e a fiabilidade não...

Tu não digas isso !!

Deves ser mais um dos 'azarados' da renault, ...:sh)

Como vês, qualquer destes carros teve a manutenção mínima, e não custaram em 100.000 kms o que custa a manutenção oficial da citroen (C4) de 40.000 kms !!!

Tal como tu deves ser o único que pagas material substituido ao abrigo da garantia!! Já te disse e podes verificar nos fóruns citroen que a manutenção do C4 para 40000kms ronda em média os 300 a 350€, mas tu preferes continuar na tua, ok........ah e o meu C4 anda de facto (50000kms/ano), não passeia...

Curioso que já te ouvi dizer, e bem, que não é por um Renault ser fiável que todos o vão ser, mas se o dono de um citroen pagar o material substituido em garantia já todos o vão pagar, não?

fiabilidade para mim resume-se a 3 coisas
1º colocar combustivel
2º efectuar as manutenções programadas
3º mudar os componentes de desgaste rápido (pastilhas, pneus, amortecedores, etc, etc)

posso ter um grandes mercedes, mas se deixar-me apedado uma vez, passa a ser menos fiavel do que um punto que nunca me deixou a pé e que cumpriu os 3 pontos acima descritos.

a fiabilidade para mim é fazer muitos kms em poucos anos e fazer apenas a manutenção programada.

Ter carros com 16 anos e 150 000 km sem problemas é perfeitamente banal.

Já ter carros com 3 anos e 100 000 km indica um desgaste muito mais intenso, logo mais propenso a dar problemas.

Já para não falar no modo como os kms são feitos e do condutor...

a fiabilidade para mim é fazer muitos kms em poucos anos e fazer apenas a manutenção programada.

Ter carros com 16 anos e 150 000 km sem problemas é perfeitamente banal.

Já ter carros com 3 anos e 100 000 km indica um desgaste muito mais intenso, logo mais propenso a dar problemas.

Já para não falar no modo como os kms são feitos e do condutor...

Não posso concordar contigo... carros com 16 anos e 150 000 km têm maior desgaste do que carros com 3 anos e 100 000 km, tanto pela idade como pelos km em si... Se me dissesses que o carro que tem 3 anos e 100 000 km provavelmente terá um maior desgaste ao chegar aos 16 anos... isso sim... aí concordo contigo... o que provavelmente era para ser dito é que proporcionalmente um tem maior desgaste que o outro... variações relativas vs variações absolutas

Fiabilidade é quando um gajo nem se lembra que tem carro... pega nele para o trabalho e leva a revisao ja quando ta farto de ver pa la o sinal a avisar.
Qd isto acontece o carro é fiavel :p

Cumps

Não posso concordar contigo... carros com 16 anos e 150 000 km têm maior desgaste do que carros com 3 anos e 100 000 km, tanto pela idade como pelos km em si... Se me dissesses que o carro que tem 3 anos e 100 000 km provavelmente terá um maior desgaste ao chegar aos 16 anos... isso sim... aí concordo contigo... o que provavelmente era para ser dito é que proporcionalmente um tem maior desgaste que o outro... variações relativas vs variações absolutas

sim, faltou-me a proporcionalidade [;)]

mas estamos a falar de desgaste ou de fiabilidade ?

no meu ponto de vista são coisas diferentes.

(...)
Nunca mudou:
Liquido do radiador
Oleo da caixa
Oleo dos travões
(..).

E quem te garante que não está a precisar? É o mecânico ou tu?
Consegues provar que estão em bom estado? É que eu também posso perfeitamente esquecer-me de mudar o óleo dos travões, vir para aqui gabar-me que o meu carro não precisa, e amanhã ficar com o pedal preso... :sh)

Voltar
Superior