6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Não concordo com este tipo de análises. Eu vejo esta questão e o debate que se está a gerar à volta deste assunto com interesse.

E não vale a pena dizer que somos nós, portugueses, que erramos mais. Um pouco por toda a net esta questão está a ter um debate parecido e relativamente aceso.

É uma questão aparentemente simples mas que (supreendemente) está a ser tão complicada de interpretar correctamente por inúmeras pessoas.

Em último caso ainda bem que se falou nela... ninguém ficou a perder.

Eu nao entendo que o interesse seja directamente proporcional ao desconhecimento/duvida. Há inumeros assuntos, aparentemente simples, com um desconhecimento assustador e nem por isso merecem grande atenção.

Vou abrir um tópico/sondagem sobre isso aqui ao lado.

Até eu, que sempre fui péssimo aluno a matematica, resolvi a equação sem grande dificuldade. Provavelmente por ser "mau aluno" e nao complicar o obvio. Será??

Não concordo com este tipo de análises. Eu vejo esta questão e o debate que se está a gerar à volta deste assunto com interesse.

E não vale a pena dizer que somos nós, portugueses, que erramos mais. Um pouco por toda a net esta questão está a ter um debate parecido e relativamente aceso.

É uma questão aparentemente simples mas que (supreendemente) está a ser tão complicada de interpretar correctamente por inúmeras pessoas.

Em último caso ainda bem que se falou nela... ninguém ficou a perder.

Apenas quem teima em não querer aprender... :sh)

Eu nao entendo que o interesse seja directamente proporcional ao desconhecimento/duvida. Há inumeros assuntos, aparentemente simples, com um desconhecimento assustador e nem por isso merecem grande atenção.

Até eu, que sempre fui péssimo aluno a matematica, resolvi a equação sem grande dificuldade. Provavelmente por ser "mau aluno" e nao complicar o obvio. Será??

Eu acho que é mais isso! [;)] Eu já vi aqui cada explicação mais científica para esta conta tão simples, quando eu até dei uma explicação hiper-resumida... e que ninguém comentou! [:D]

eu acho que por mais mau aluno que se seja se devia saber fazer isto, estamos a falar de 5º 6º ano no máximo... (e tanto "catedrático" que há nessa net fora e aqui no fórum)

o interesse de um tema é proporcional ao desconhecimento/dúvida. Repara que se o título do tópico fosse 2+2=? se calhar não tinha tanta adesão.

Assim como 1/3 da "população" teve dúvidas/dificuldade em resolver a continha, foi exactamente isso que alimentou o interesse no tema. O factor "duas maneiras que resolvem isto e parecem as duas correctas".

Aqui ninguém assume um desconhecimento sobre o assunto. A questão é tão simples que a resposta parece óbvia mesmo para quem diz que é 1. (e há muitos que provavelmente ainda não estão convencidos [:D])

E isso com pessoas que aparentemente até percebem do assunto mas que por algum motivo (falta de prática? complicação a mais?) complicaram o problema.
E não me parece que as pessoas sejam estúpidas ou ignorantes de uma forma geral por acharem que a resposta é 1.
Estão a aplicar mal regras que são tão simples de perceber por algum motivo, genuíno ou não. (motivo esse que gostava de perceber e é aqui que eu acho a questão realmente interessante.)

talvez ajude. Gostava de saber em que ponto este problema passa a ser interpretado de forma errada por mais gente. Não ficava admirado que os miúdos dos 7ºs e 8ºs tivessem maiores taxas de respostas correctas que os jovens do 11º e 12º.

A sério que acho este fenómeno interessante de se perceber. [:D]

Última edição:
A sério que acho este fenómeno interessante de se perceber. [:D]

aí tens a resposta

Casio-Calculadora-cientifica.jpg

:sh)

Posso?

6 / 2 x (1+2) =

[2 x (1+2)] / 2 x (1+2) =

[2 x (1+2)] x (1+2) / 2 =

[(2+1) x (1+2)] / 2 =

[3 x 3] / 2 =

9 / 2 = 4,5 ??????????????????? Ups...... :sh)

[:)][:)][:)] [;)]

Alguem errava na resposta se a formula estivesse devidamente apresentada?

capturetk.png

Ate eu fui induzido em erro ao inicio, mas ninguem apresenta uma formula daquela maneira.

dsc09614s.jpg

(foto tirada a minha antiga casio com pilhas confiscadas aos comandos cá da casa)

Não espanta.

A minha Casio é igual, simplesmente porque não podes omitir o "X" como na escrita.

Experimenta lá com o sinal de multiplicação [;)] Se calhar é mesmo esse o problema de algumas pessoas, não sabem que antes do parêntesis não é necessário o sinal :sh):sh):sh)

essas máquinas manhosas... :rolleyes:

parei o estudo de propósito para fotografar isto [:D]

1304521683picsay.jpg
1304521683picsay.jpg

(também não percebo porque é que a casio faz a conta da direita para a esquerda)

1304521683picsay.jpg

Última edição:
Chego um bocado atrasado, mas tenho acompanhado o tópico desde o início.
Resultado: 9 calculado por mim e confirmado por um Prof. de Matemática (dos bons...)[;)]

E volto a repetir:

Em:
6/2(1+2)
Há alguém que questione que entre o "2" e o "(" é uma multiplicação?
Não, pois não?

Então:
- Porque raio haveria de 6/2(1+2) dar um resultado diferente de 6/2x(1+2)?!?!
- porque raio 6/2(1+2) haveria de dar o mesmo resultado que 6/2/(1+2)?!?!
Ou seja, substitui-se a multiplicação por uma divisão, e o resultado é o mesmo?!?!

Isso é um ERRO das calculadoras. Inventaram uma regra que não existe em
Matemática. Não existe precedência por justaposição em Matemática.

Voltar
Superior