308 vs C4 - Escolhido 308 - PREÇO?

jormi

New member
Peço desculpa, uma vez que acredito que este deve ser um tema mais do que batido aqui no fórum.

Acontece que tenho muito pouco tempo para decidir por isso peço a vossa ajuda.

Qual a melhor opção? (ambos os motores 1.4 a gasolina): Peugeot 308 Executive ou Citroën C4 VTR

Obrigado.

Última edição:
Peugeot 308 exclusive ou Citroën C4 VTR

Essa versão do 308 é nova?

Eu desconheço em pormenor ambos os modelos mas, deixo aqui alguns dados/comentários:

O C4 tem jantes 17' e consegue ter consumos inferiores - também é mais leve.
O 308 tem uma mala bem mais generosa.
O chassi é o mesmo?

Conheço de perto a assistência da Peugeot e não tenho nada de mal a dizer. Desconheço a da Citro...

Se calhar, devido à mais recente idade, o 308 seria uma melhor escolha [;)]

Na minha opinião essa escolha passará mais pelo gosto pessoal do que propriamente por grande evidenciação de um ou outro em determinados aspectos.

A nível de qualidade geral, não obstante serem produtos "irmãos" e partilharem muitos componentes, penso que o 308, fruto de ser um projecto mais recente, terá alguns materiais melhores e uma montagem um pouco mais cuidada.

Penso que a plataforma é a mesma (corrijam-me se estiver enganado) e o motor é o mesmo, pelo que as diferenças dinâmicas serão quase irrelevantes. O C4 tem um Cx muito bom (penso que o melhor da classe) pelo que poderá ter ligeira vantagem nos consumos.

Pessoalmente adoro o exterior do C4 (tenho um [:cool:]) e adoro o interior do 308. Perante isto, penso que tentava obter um TD de, pelo menos, 1 dia para cada um deles e optaria por aquele em que me sentisse melhor.

Por ultimo, estas considerações são feitas com base em preço equivalente pois se o C4 se conseguir por um preço substancialmente inferior ao 308 (como penso que se consiga), não acho que se justifique pagar muito mais por um 308.

Cumprimentos

Os motores não são iguais. O C4 ainda usa o 1.4 de 90cv e o 308 já usa o 1.4 de 95cv da parceria PSA/BMW.

Tenho opinião semelhante ao Vanquish, o C4 consegue ser mais bonito e equilibrado por fora (ainda q não ache o 308 feio, apenas com pormenores menos conseguidos), e o 308 bastante mais interessante no interior.

Quanto à qualidade, o C4 desiludiu-me um bocado em alguns plásticos e o 308 em alguns acabamentos. Sobre a montagem nada posso dizer.

Os motores não são iguais. O C4 ainda usa o 1.4 de 90cv e o 308 já usa o 1.4 de 95cv da parceria PSA/BMW.

Aqui está algo que desconhecia :)

Mas afinal quais foram as melhorias? Pelos valores apresentados, tudo é pior que o anterior... (+ consumos & + CO2 | = prestações)

Tenho opinião semelhante ao Vanquish, o C4 consegue ser mais bonito e equilibrado por fora (ainda q não ache o 308 feio, apenas com pormenores menos conseguidos), e o 308 bastante mais interessante no interior.

Quanto à qualidade, o C4 desiludiu-me um bocado em alguns plásticos e o 308 em alguns acabamentos. Sobre a montagem nada posso dizer.

Essa do motor não sabia. Sempre a aprender.[;)]

A nivel de prestações o motor BMW é bem melhor. É o que tem o mini cooper One.

Para mim e falo por mim actualmente a geração turbo dá-me a volta à cabeça:

"El 308 1.6 VTI también es más lento que otros coches similares con motor de gasolina, como el Ford Focus 1.6 de 114 CV, el Toyota Auris 1.6 126 CV o el KIA Cee´d de 122 CV. No por ello, el 308 es menos costoso. La diferencia de prestaciones respecto a un SEAT Leon 1.4 TSI de 125 CV o un Volkswagen Golf 1.4 TSI de 122 CV es extraordinaria."

Não sei as diferenças de preço pelo que não posso opinar.

Entre o 308 e o C4, o 308 porque é 1 projecto mais recente além do melhor motor.

No entanto também veria o leon 1.4 TSI

Eu gosto de ambos. Usam alguns componentes em comum como seja a plataforma mas no caso do 308 a afinação da suspensão está melhor conseguida e tem melhor relação conforto/comportamento até porque no 308 as vias são mais largas.
Em espaço/mala o 308 é um pouco melhor mas não digam " O 308 tem uma mala bem mais generosa." Estamos a falar de 314 ou 320 para 348 litros.

Existe como já foi dito diferenças nos motores. O C4 usa o bloco 1360cm3 com 16v e 90cv. Já o 308 o motor da parceria BMW/PSA de injecção directa, 1397cm3 e 95cv.

é pra pôr a GPL? ou vais andar poucos quilómetros?
Caso contrário vai pro HDi ou compra usado
Não percebo isso de meter a GPL, ainda n percebeste q comprar um carro a diesel n compensa, so se fizeres média 40000Km mesmo assim, olha vai ao simulador da DECO e já ficas a perceber.[:cool:]
O q está a dar é comprar carros a gasolina poupas 5000€.
Faz as contas.

FUIIII[kiss]

Isto de comprar 1 carro vai depender muito dos circuitos que se fazem e da diferença de preço.

Porque se fazes muitas subidas comprar 1 carro a gasolina atmosférico, é para esquecer valores abaixo de 8.

Agora se for p cidade e IPs sem muito declive. Daí ter falado nos carros turbinados.

Não percebo isso de meter a GPL, ainda n percebeste q comprar um carro a diesel n compensa, so se fizeres média 40000Km mesmo assim, olha vai ao simulador da DECO e já ficas a perceber.[:cool:]
O q está a dar é comprar carros a gasolina poupas 5000€.
Faz as contas.

FUIIII[kiss]

Mesmo que o carro com motor diesel seja ao mesmo preço ou custe mais 1000€? Eu nunca fui ao simulador da DECO e, pelos vistos, ainda bem.[:D]

As diferenças de prestações/consumos não são nada de relevante. O 308 tem mais 5cv mas também é mais pesado (1346kg vs 1256kg do C4). São apenas mais 5cv para mais 90kg. Para mais, o 1.4 PSA/BMW até tem o binário máximo mais tarde.

Prestações e consumo homologados (C4/308)

Velocidade máxima (km/h) 182/182
Aceleração 0-100 km/h (s) 12,8/12,7
Aceleração 0-1000 m (s)
34,5/34,1
Consumo urbano (l/100 km)
8,7/9
Consumo extra-urbano (l/100 km)
5,2/5,2
Consumo médio (l/100 km)
6,4/6,5
Emissões de CO2 (gr/km) 153/155

Fonte: km77.com

Para mim e falo por mim actualmente a geração turbo dá-me a volta à cabeça:

"El 308 1.6 VTI también es más lento que otros coches similares con motor de gasolina, como el Ford Focus 1.6 de 114 CV, el Toyota Auris 1.6 126 CV o el KIA Cee´d de 122 CV. No por ello, el 308 es menos costoso. La diferencia de prestaciones respecto a un SEAT Leon 1.4 TSI de 125 CV o un Volkswagen Golf 1.4 TSI de 122 CV es extraordinaria."

Não sei as diferenças de preço pelo que não posso opinar.

Entre o 308 e o C4, o 308 porque é 1 projecto mais recente além do melhor motor.

No entanto também veria o leon 1.4 TSI

Esse é o 1.6 atmosférico com 120cv.

Eu gosto de ambos. Usam alguns componentes em comum como seja a plataforma mas no caso do 308 a afinação da suspensão está melhor conseguida e tem melhor relação conforto/comportamento até porque no 308 as vias são mais largas.
Em espaço/mala o 308 é um pouco melhor mas não digam " O 308 tem uma mala bem mais generosa." Estamos a falar de 314 ou 320 para 348 litros.

Existe como já foi dito diferenças nos motores. O C4 usa o bloco 1360cm3 com 16v e 90cv. Já o 308 o motor da parceria BMW/PSA de injecção directa, 1397cm3 e 95cv.

Julgo que não é de injecção directa.

Mini Cooper é uma coisa.
Mini One é outra coisa.
O 1.4 que se fala equipa o Mini One.
Os Mini Cooper equipam motores 1.6.
Já quando foi o teste do Fifth Gear do Mini One vs Fiat 500 toda a gente no Youtube escrevia Mini Cooper One [:D], a ver se o nome Cooper dava mais impacto ao modelo [:p]

Cumprimentos

Voltar
Superior