146 1.4 top speed

A minha mãe tem um focus 1.6 mk1. Já fiz muitos kms no carro, e sei muito bem o que ele vale a nivel de andamento, e não dados de revista, como muita gente. é o seguinte, a 5ª velocidade, se alguma vez chegar ao limite de rotações, vai a mais de 270kms/h. consegues puxar a 4ª ate aos 190, metes 5ª, em recta, e começa a perder velocidade, se for a descer, bem, la chega aos 200, mas a desunhar-se todo. Nem é tanto pelo motor, que tambem não é nada de especial, mas pela caixa que é demasiado comprida. Para termo de comparação, a reprisar, o meu 33 1.4 é mais forte que o focus. em v.max não sei, mas suspeito que o focus não me passa. O focus tem claramente chassis a mais para o motor/caixa que tem.

Pronto, é experiência própria e isso para mim conta muito, não contesto. Mas repara, presumo que o verdadeiro calcanhar de aquiles da caixa do 1.6 mk1 seja apartir da 4ª certo? É que a ver pelos videos do youtube até 3ª o carro tem um escalonamento "normal" (nem muito longo nem curto) para a potencia (corrige-me se enganado). Ora, sendo o video do comprativo uma aceleração até esgotar 3ª e estando até aí a caixa do mk1 +/- bem escalonada e tendo melhor relação peso/potencia não estou a ver onde o 146 poderá ter vantagem mas....pronto.

A sério,

O 146 1.4 não é nenhum foguete...longe disso!Apenas anda bem para a cilindrada, talvez por isso ande sempre nos 10/100.

Mas o focus 1.4 e 1.6 são autênticas arrastadeiras.E nem nos consumos são melhores!

Tás a falar muito do peso/potência....mas esqueceste das caixas de velocidades e da potência as rodas!![;)]
Eu não me esqueço mas é um dado que tu....por acaso sabes? [:p] É que eu não, nem de um nem de outro por isso ponho de lado. Quanto à caixa ja respondi em cima, pra mim para uma aceleração até prai aos 140km/h(como do video) a caixa não me parece mal.

Quanto ao ser arrastadeira não concordo, não é uma referencia mas mexe-se o normal, existem motores bem piores e esses são o quê? O degredo?[:cool:]

É assim, a 2ª dava 100km/h, a 3ª ia até aos 155 +/-. A 4ª dava 190 e a 5ª, se um dia la chegasse, dava 270, ou o caneco. as 4000 ia a 160. outra desvantagem do focus é que em altas não tem o mesmo fulgor do alfa. enquanto o alfa corta as 7000, e com vontade de continuar, o focus, a partir das 6000 ja começa a morrer um bocado, até ao corte nas 6800. Não tiro o valor ao focus. tem um chassis divertidissimo, mas merecia bem melhor motor. Em relação ao focus 1.4, tem a mesma caixa que o 1.6.

(se a minha mãe vem ler isto deserda-me![:)] )

Última edição:
É assim, a 2ª dava 100km/h, a 3ª ia até aos 155 +/-. A 4ª dava 190 e a 5ª, se um dia la chegasse, dava 270, ou o caneco. as 4000 ia a 160. outra desvantagem do focus é que em altas não tem o mesmo fulgor do alfa. enquanto o alfa corta as 7000, e com vontade de continuar, o focus, a partir das 6000 ja começa a morrer um bocado, até ao corte nas 6800. Não tiro o valor ao focus. tem um chassis divertidissimo, mas merecia bem melhor motor. Em relação ao focus 1.4, tem a mesma caixa que o 1.6.

(se a minha mãe vem ler isto deserda-me![:)] )

Lá está...apartir da 3ª é que aquilo começa a ser mais longo.

Outra coisa, o focus merece motor melhor e tem-nos...não há só a versão 1.6 e 1.4, existiu a 2.0 normal a gasolina, existiu o tdci a gasoleo, existiu o ST e existiu o RS para se desfrutar bem do chassis em sua plenitude. Agora, não querias que a Ford só mandasse essas versões cá pra fora certo? O chassis do golfV também é bom e até à bem pouco tempo também andavam aí com uma versão de 75cv a puxar quase 1200kg e como este, outros. (o focus mk1 sempre eram uns 1070kg)

Tem-se de abranger o máximo mercado possivel, não estamos a falar de carros exclusivos em que se pode dar ao luxo de ter 2 versões "potentaças" e tá feito.

Última edição:
Epa, nem estou a falar de versões potentes. Estamos a comparar um 1.4 com um 1.6, e o 1.4 até tem mais potência. E capacidade de a colocar no chão. E sem prejuízo nos consumos, pois gastam o mesmo. O grande defeito da ford neste caso era mesmo os motores e caixa.

Epa, nem estou a falar de versões potentes. Estamos a comparar um 1.4 com um 1.6, e o 1.4 até tem mais potência. E capacidade de a colocar no chão. E sem prejuízo nos consumos, pois gastam o mesmo. O grande defeito da ford neste caso era mesmo os motores e caixa.

O que eu te quero dizer é que é relativo dizeres que o Focus merece melhor motor....porque simplesmente já os tem. Agora, se merecia melhor 1.6 e 1.4? Concerteza que sim, então um TSI era muito bem vindo obviamente ([br:)]) mas isso é a nova era, na altura aquela gama estava ajustada face à concorrência.

Isso de ser menos capaz de colocar a potencia no chão e ser pior em aceleração só vendo mesmo ou alguém que tenha comparado e dê o seu testemunho, dizer só por dizer ou basear isso em vídeos do focusII que tem uma relação peso potencia superior não cola comigo.[;)]

Última edição:
falo por ter andado em ambos. :) Mas nem falo nos TSI, nada disso. os 1.4, na epoca, rondavam em média os 85, 90cvs, o focus tinha 75, os 1.6, tinham 110, 120cvs, o focus tinha 100. e tinha a caixa muito comprida. mesmo a 3ª. Para teres uma ideia, a minha 156 2.0 em 3ª dá os 150, a 4ª dá os 190, e a 5ª corta a cerca de 240. e a gasolina gasta os 10 do focus da minha mãe. já serviu até para umas piadas lá por casa.

Agora não me fales do golf que isso pra mim nem é carro! então o 1.4, pqp! foi o primeiro carro que tinha andado a cortar antes do meu uno td. já para nao falar que aquilo não transmitia feeling nenhum, nao se sentia nada, fugia de frente como uma coisa maluca, nao andava um traseiro! esse nem chassis nem motor

Voltar
Superior