A minha mãe tem um focus 1.6 mk1. Já fiz muitos kms no carro, e sei muito bem o que ele vale a nivel de andamento, e não dados de revista, como muita gente. é o seguinte, a 5ª velocidade, se alguma vez chegar ao limite de rotações, vai a mais de 270kms/h. consegues puxar a 4ª ate aos 190, metes 5ª, em recta, e começa a perder velocidade, se for a descer, bem, la chega aos 200, mas a desunhar-se todo. Nem é tanto pelo motor, que tambem não é nada de especial, mas pela caixa que é demasiado comprida. Para termo de comparação, a reprisar, o meu 33 1.4 é mais forte que o focus. em v.max não sei, mas suspeito que o focus não me passa. O focus tem claramente chassis a mais para o motor/caixa que tem.
Pronto, é experiência própria e isso para mim conta muito, não contesto. Mas repara, presumo que o verdadeiro calcanhar de aquiles da caixa do 1.6 mk1 seja apartir da 4ª certo? É que a ver pelos videos do youtube até 3ª o carro tem um escalonamento "normal" (nem muito longo nem curto) para a potencia (corrige-me se enganado). Ora, sendo o video do comprativo uma aceleração até esgotar 3ª e estando até aí a caixa do mk1 +/- bem escalonada e tendo melhor relação peso/potencia não estou a ver onde o 146 poderá ter vantagem mas....pronto.
Eu não me esqueço mas é um dado que tu....por acaso sabes? [A sério,
O 146 1.4 não é nenhum foguete...longe disso!Apenas anda bem para a cilindrada, talvez por isso ande sempre nos 10/100.
Mas o focus 1.4 e 1.6 são autênticas arrastadeiras.E nem nos consumos são melhores!
Tás a falar muito do peso/potência....mas esqueceste das caixas de velocidades e da potência as rodas!![]
Quanto ao ser arrastadeira não concordo, não é uma referencia mas mexe-se o normal, existem motores bem piores e esses são o quê? O degredo?[