[Antevisão] VW Golf ... 8

É lindo que estes eventos ocorram em PT.

Temos o melhor clima da Europa e estradas bem bonitas.

Umas das nacionais que mais gosto, liga Barcelos a Viana do Castelo.

Tive a oportunidade de estar dentro de um destes modelos que vieram da Alemanha para a apresentação internacional. Foi um breve contacto estático mas já deu para tirar algumas valiosas impressões.

Começando por fora, devo dizer que me agrada muito. Mas já suspeitava que seria assim, primeiro porque sempre fui fã do Golf, segundo porque tem pormenores estéticos que remetem para o meu Golf 6 (que era, até agora, o meu modelo favorito da linhagem). Qualitativamente, a qualidade (pintura, uniões de painéis) parece estar lá, o habitual na VW.

Já quando se abre a porta - e principalmente para quem, como eu, vem de um 6, supostamente o "benchmark em qualidade" - a boa impressão começa a desvanecer um bocado. Em termos de design gosto, aprecio o minimalismo. E como também aprecio tecnologia, é impossível não babar perante a qualidade dos ecrãs, muito, muito bons visualmente. Em termos de grafismo é um bocado simplista, por um lado desilude mas por outro a legibilidade está assegurada.

Em termos de sensibilidade ao tacto não fiquei muito satisfeito, mas isto é algo a ver melhor posteriormente. A substituição dos botões por comandos tactéis acho que resulta melhor esteticamente do que funcionalmente. Não são difíceis de operar, principalmente para quem lida com smartphones e tablets, mas desconfio que em condução vão levar a enganos naquilo que se pretende (já para não falar em distracções).

É na qualidade aparente que se começa a torcer o nariz, principalmente quem conhece os antecessores. Os materiais, não sendo maus no tablier e topo das portas dianteiras, não parecem, no restante, dignos daquilo a que a marca nos vinha habituando. Ou isto foi uma impressão causada pela cor clara do interior, mas francamente, em termos de aspecto, fiquei com a sensação de que pouco se distingue de um Polo.

E está a perder ainda mais pormenores "premium". O porta-luvas deixou de ter tranca e não é forrado. Faltam umas tampas na consola central. O puxador da porta do condutor tem agora o canhão da chave á vista. A vareta no capot... tudo coisas digna de utilitário, com todo o respeito por estes.

Isto em termos de acabamentos. Porque em termos de equipamento até pode ter coisas bastante premium, como o HUD, o DCC com vários níveis de amortecimento, ou os LED IQ Light. Só que tudo isto vem a um preço e, pelo que tenho visto, não me está a parecer famoso. No site alemão já dá para configurar um "Life" com o 1.5 TSI de 130cv e caixa manual, parte dos 27.500€. DCC 1.000€, IQ Light 2.110€...

Parece-me que a VW se esquece que a concorrência está diferente, para melhor. Especialmente Classe A e Série 1, a quem o Golf devia morder os calcanhares - e parece que vai, mas apenas em preços - e que qualitativamente estão bastante bem (sem serem perfeitos). E fica ainda à mercê dos outros generalistas. Porque paixões à parte, o Golf já não marca tanta diferença para os outros.

Já tinha ficado com a sensação, aquando da apresentação em Wolfsburg, que a VW está a apostar tudo em tecnologia, nomeadamente conectividade. Parece claramente apontado aos "millenials", que não vão ao motor ou ao porta-luvas.

Como se não bastasse, o derivado Skoda Octavia consegue - apenas em imagens - impressionar mais do que o Golf. Como é que a VW foi permitir isto? Ou então há aqui uma estratégia subtil para matar o Golf e começar a desviar as pessoas para os ID...
Uma coisa parece-me certa, é que este Golf pagou pelo - e vai ajudar a pagar o - dieselgate...

Falta conduzir, e se pelo menos se se confirmarem as boas impressões das reviews quanto à insonorização, temos evolução positiva. Espero que venha acompanhada de um incremento na robustez da construção.

Desculpem o testamento mas tinha que ser agora porque daqui a nada estão aí as reviews portuguesas, vamos lá ver o que dizem...

Concluindo, contava com o 8 para substituir o meu 6, mas depois do que vi não consigo ter tanta certeza. Agora deposito as minhas esperanças no futuro Audi A3, pois estou a ver que é a única forma de não perder em qualidade...

Carlitos, mesmo só conhecendo pelas fotos e vídeos é exatamente isso que me parece deste novo Golf.
Também espero que o A3 melhore.
Quando o vires ao vivo, acho que te vai acontecer como a mim. Por fora é atraente e parece ter tudo para ser o Golf perfeito, depois começas a ver isto e aquilo...

A mim deixa-me sentimentos ambíguos. Farei questão de analisar ainda melhor em concessionário, conduzir, etc, mas claramente há ali algumas coisas que me ficam atravessadas, nomeadamente aqueles pormenores em que o Golf fazia a diferença.

Só não o excluo totalmente de uma eventual futura compra porque... gosto do Golf. Mas racionalmente é difícil de justificar.

Não tenho grandes esperanças num A3...
Eu deposito esperanças no A3 porque a Audi não pode brincar em serviço, dado o nível dos Classe A e Série 1...

Voltar
Superior