vivemos num matriarcado?

o Pedro Arroja dizia cada disparate.
Primeiro era a dicotomia protestante/católico mostrando claramente que não conhecia uma coisa nem outra, chegando a considerar como países protestantes alguns que têm mais católicos que protestantes.
Depois veio essa dicotomia cultura masculina/cultura feminina.
Em ambas a situações uma análise simplista, com uma embaraçosa mistura de presunção com ignorância.

Sim, a sociedade actualmente está feita em torno das mulheres.

Mas o papel de mulher vitima continua a funcionar perfeitamente :sh)

Mais um conselho para os que estão em idade casadoira. [:D]

Escolham a casa a uma distância tal que não dê para nenhuma das sogras aparecer lá em casa nem de chinelos nem de mala... [:D]

Uma das coisas que as mulheres mais detestam é a imparcialidade e que lancem a bola para o lado delas. Ou seja, quando pedem a opinião sobre determinada coisa, no fundo já decidiram e só estão à espera que os outros digam que elas têm razão e que se vai fazer o que elas decidiram.

talvez das coisas que mais me irritam na minha namorada. O que se calhar não é muito mau não sei.
Tira me do sério ao pedir por exemplo para eu escolher entre três tipos de pizza para comermos...(ainda por cima toda sorridente como se me estivesse a dar a melhor prenda do mundo por me deixar escolher...). eu digo a pizza A e ela imediatamente começa a argumentar a favor da pizza B.
Como não tenho paciência o super mercado acaba por vender duas pizzas em vez de uma...

As gajas são como a barba...
Já pensei que vivia bem sem a minha barba, porque a tenho de estar sempre a cortar, mas se me dessem a possibilidade de ficar sem ela para sempre, provavelmente ia achar parvo e continuava como estou.

Tenho pena das vossas famílias. Eu dou-me super bem com a sogra, a minha companheira adora a minha mãe e vice versa.

Se calhar é porque vivemos a meio planeta de distância e só nos vemos 2 vezes ao ano! [:)][:)]

Tenho pena das vossas famílias. Eu dou-me super bem com a sogra, a minha companheira adora a minha mãe e vice versa.

Se calhar é porque vivemos a meio planeta de distância e só nos vemos 2 vezes ao ano! [:)][:)]

nesse aspecto tenho muita sorte. e ela vive a uns 10 minutos.

Actualmente estamos numa fase (na Europa e outras zonas desenvolvidas a nível humano), mais ou menos adiantada, de saída dum sistema de patriarcado e a entrar num sistema, num futuro que espero cada vez mais próximo, verdadeiramente igualitário.

No que diz respeito aos benefícios sim. No que diz respeito às desvantagens vê lá se elas se importam que o patriarcado continue. "Não podem por uma senhora a fazer isso." [:D]

De facto numa larga maioria dos relacionamentos que conheço a mulher domina totalmente o homem. Nao todas as relações mas a maioria. Como prova consigo contar os casais q conheço em que o homem é mais "liberto" de ter opiniao ( contei 5) e devo conhecer centenas de casais, o que demonstra a colossal diferença. Veja ate o exemplo da Cavaco. Deve ser das pessoas publicas que mais se nota que apesar de parecer q a mulher vive na sombra dele é exactamente o contrario. Parece ser um animal totalmente domado e todo percurso dele foi meticulosamente escolhido pela mulher. Detesto essa figura. Parece-me um homem totalmente sem conviccao propria (só existe as convicoes da sua mulher)

A mim o que sempre me chocou mais foi sempre a frieza deste passo a passo para algumas mulheres terem o controle total do homem. Quando tinha entre 20 e 30 como todos nós conhecemos amigos proximos que começaram a namorar e de um dia para o outro a mulher começa a selecionar critiriosamente os amigos que ele ainda pode ter e restantes amigos dele vao passar a ser os amigos dela. Mas fazem isto disfarçadamente mas percebe-se. Totalmente manipulador. Ou seja se ele tinha 10 amigos com quem estava regularmente, lentamente ela começa a arranjar 1001 motivos para ser 2 desses 10 e mesmo esses 2 foram selecionados pq nao representam nenhuma ameaça (seja o for que vai na cabeça dela) para ela... Mas o que me incomoda mais é que a selecao dos amigos nem sequer é se sao boas pessoas ou nao (ou de maus vicios) mas sim se sao pessoas com forte personalidade (e que um dia lhe possam dar apoio em qq coisa) ou simplesmente fantoches ou pessoas com menos personalidade facilmente manipulaveis tambem (ou entao ja domados por outras mulheres). O que quero dizer é q separam logo os verddadeiros e fortes amigos que caso ele precise de ajuda em algo já nao tenha. Por exemplo uma enorme discussao com a mulher (ela a medir forças e a colocalo no lugar) e ele nao ter aqueles amigos proximos para o tentarem ajudar ou dar opiniao. Esses sao logo riscados (elas percebem quais sao pela personalidade).
Ja tive grandes amizades que terminaram assim. Apenas por selecao de uma mulher e eu sou um individuo que em nada podesse representar uma ameaça à relacao (talvez na cabeça da mulher sim pq era um amigo mesmo deles e antes delas o terem conhecido)...

Abraço

Última edição:
Tens de aprender a ser cínico. O Cinismo é a melhor forma de lidar com isso sem confusões.
Eu por exemplo, aos olhos da minha sogra sou um mal encarado e mal disposto e antipático. Mas tem de ser assim pois se não, é manipulação pela certa e não faço mais nada do que andar a mando dela.

Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".

Portanto se à partida estiver com cara de poucoa amigos, as probabilidades de me pedir qualquer coisa parva ficam reduzidas.

Mas é um pouco verdade...[:D]

Não se pode generalizar. Eu de momento não tenho sogra, mas a última que tive era uma pessoa espectacular, tanto que até hoje ainda falo com ela e ligo no Natal e nos anos a dar os parabéns [:D][:D] Inclusive defendia-me quando a filha estava errada, e ficava contra ela e a meu favor. Por vezes até dizia que eu devia ser mais duro com ela, principalmente em relação aos atrasos. Quando acabei com a minha ex, acho que ela ficou mais triste do que a filha, porque tínhamos uma relação mesmo 5 estrelas e ela queria que eu continuasse... Digo com toda a honestidade que foi das melhores pessoas com quem convivi até hoje, e era uma "sogra". Portanto isto de generalizar não é muito rigoroso.

que no meio publico os homens dominem o topo da piramide depende das condições naturais, estudos feitos mostram que no 1% de pessoas mais inteligentes 75% são homens, logo é natural que dominemos.
Além disso quem lida com grupos sabe que um grupo de homens colabora melhor que um grupo de mulheres, elas conflituam muito mais.
além disso há a questão da resistencia fisica, que se acentua com a idade. Já dizia o ex-reitor de Harvard que dificilmente uma mulher era investigadora de topo porque para isso era preciso trabalhar 80 ou 90 horas por semana e os homens são mais resistentes que as mulheres (para além das mulheres terem uma tendencial natural para valorizarem mais a vida familiar e o tempo não estica). Foi demitido por dizer uma verdade politicamente incorreta.
Mas o que vejo diariamente é que dentro de casa as mulheres, na maioria dos casos, mandam mais que os homens. A minha tem a distinta lata de se queixar que a mãe dela manda no pai dela, a minha mãe manda no meu pai, mas ela não consegue mandar em mim. E é o que vejo em muitos dos meus amigos e familiares, nem todos, mas a maioria é assim.
É assunto também estudo por sociologos, li recentemente uma entrevista a um sociologo francês, bastante conceituado mas agora não me lembro do nome, que dizia o mesmissimo que eu digo aqui, dentro de portas normalmente a mulher domina. Também li recentemente uma entrevista com com presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Sandra Ribeiro:

http://www.noticiasaominuto.com/pais/185449/mulheres-fora-das-chefias-por-medo-de-partilhar-poder-em-casa
Mãe de um filho de cinco anos, Sandra Ribeiro, a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, considera em entrevista ao semanário Expresso que a mudança de mentalidades para que homens e mulheres tenham direitos iguais passa pela “educação” e também por “uma questão de poder”.
“Elas não estão a conseguir chegar aos cargos de chefia porque ainda não conseguem partilhar o poder em casa. Talvez tenham medo de partilhar esse poder [com os companheiros] e não ganhar o outro, acabando por ficar sem nenhum”, refere Sandra Ribeiro.
“As mulheres conseguem progredir até certa altura mas por volta dos 30 anos há como que um eclipse porque elas próprias decidem que é tempo da família e diminuem o empenho no trabalho. Outras optam por não ter filhos ou por tê-los o mais tarde possível para não serem prejudicadas. É uma escolha muito dura que”, sublinha, “não é colocada aos homens. Eles têm como que uma via verde no trabalho: podem trabalhar muito e ter filhos que as mulheres hão-de cuidar deles”.
Acontece que aliado a este fator está também a “culpa” que as mulheres sentem porque acham que “deviam estar a tomar conta do filho” mesmo que, ao contrário do que acontece em muitos países da Europa, trabalharem a tempo inteiro” e “ainda fazerem mais três horas de trabalho doméstico do que os homens”.
Além disso, ainda são “elas que faltam ao trabalho para tomar conta dos filhos quando estes adoecem”. Por tudo isto, defende a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, é saudável que as mulheres partilhem o poder das tarefas domésticas com os companheiros. Um conselho deixado no semanário Expresso pela responsável no Dia Internacional da Mulher.

Pais que lavam a loiça criam filhas com carreiras mais bem pagas - JN

Serissimo!

E concluo eu:

"Pais que levantam o tampo da Sanita criam Homens com carreiras mais bem pagas."

Reparem que nas famílias mais ricas e poderosas do mundo o sistema é estritamente patriarcal: O pai educa o filho direitinho para ocupar o lugar e continuar o trabalho. Se não fosse assim tudo o que se fizesse ficava limitado à duração de uma vida...

Mas a influência e poder das mulheres não é nada de novo, há seculos que a Rainha é uma peça chave do xadrez.

Voltar
Superior