vivemos num matriarcado?

Os direitos da criança começam quando ela nasce, logo não faz sentido
Vamos la ver uma coisa
Se o direito começam quandoa criança nasce
Nos primeiros 3 meses de egstacao pode ser interrompida entao nesses 3 meses o pai pode declarar que nao quer ter o filho nem vai suportar qualquer custo
A mae na posse dessa informação decide e arca com as consequencias
Se o pai vai ser sempre resonsabilizado, entao acabe-se com o aborto livre

agora as duas coisas é que nao

NOTA: o direito de seguir em frente com uma gravidez indesejada é sempre da meu e nao coloco nunca isso em causa.

E nunca viste casos onde um homem foi preferido por ser homem?!

Eu acusei alguém aqui de generalizar, a minha crítica foi nesse sentido.
Tu criticas as feministas de generalizar, nada contra, concordo contigo.

"Engraçado dizeres isto... :) mas para outras coisas, a suposta injustiça já não é aceite."

Não fui eu que usei esse argumento, foste tu.

4 coisas

1 - as ultimas mensagens pouco têm nada a ver com o tema do topico, mas pronto, é normal os topicos derivarem para temas paralelos
as mensagens do pmct têm a ver, a mulher tem todo o poder sobre o nascituro, o que é uma enorme desigualdade
o tema do topico é sobre as dinamicas de poder dentro da familia.
.
È mais grave
A mulher tem todo o poder e tem todas regalias
O homem nao tem poder nenhum e so tem responsabilidades.

Vamos la ver uma coisa
Se o direito começam quandoa criança nasce
Nos primeiros 3 meses de egstacao pode ser interrompida entao nesses 3 meses o pai pode declarar que nao quer ter o filho nem vai suportar qualquer custo
A mae na posse dessa informação decide e arca com as consequencias
Se o pai vai ser sempre resonsabilizado, entao acabe-se com o aborto livre

agora as duas coisas é que nao

NOTA: o direito de seguir em frente com uma gravidez indesejada é sempre da meu e nao coloco nunca isso em causa.

O coito é um acto que pode ter consequências, que tal começar por aí...

O coito é um acto que pode ter consequências, que tal começar por aí...
Certissimo
so nao pode é a gestao das consequencias ser unica e exclusiva responsabilidade da mulher cabendo ao homem uma papel passivo e de financiamento.

O aborto foi aprovado para dar liberdade as mulheres
para que seja feita justiça ao homem deve ser dada a opção de opting out, eu nao quero filhso , tu queres? bom para ti, amanha-te

Certissimo
so nao pode é a gestao das consequencias ser unica e exclusiva responsabilidade da mulher cabendo ao homem uma papel passivo e de financiamento.

para que seja feita justiça ao homem deve ser dada a opção de opting out, eu nao quero filhso , tu queres? bom para ti, amanha-te

Falas como se o homem tivesse zero responsabilidades na concepção...

É uma regra que está definida à priori. Não é uma surpresa, logo sejam responsáveis.

Não é uma questão de justiça homem/mulher - mas sim defender as crianças de falta de condições devido a falta de responsabilidade dos progenitores.

Falas como se o homem tivesse zero responsabilidades na concepção...

É uma regra que está definida à priori. Não é uma surpresa, logo sejam responsáveis.

Não é uma questão de justiça homem/mulher - mas sim defender as crianças de falta de condições devido a falta de responsabilidade dos progenitores.

O que gaita, nao queres ver o evidente!
Ambos tem responsabilidade
O homem deveria ter poder de decisão tambem , se ela queiser levar avante uma gravidez contra a vontade dele, ele nao tem que pagar porra nenhuma pá
Agora ambos sao responsaveis, mas ela decide tudo! se isto nao é injusto entao nem sei o que é .

Engraçado dizeres isto... :) mas para outras coisas, a suposta injustiça já não é aceite.

Essa injustiça só não é aceitável quando não as beneficia a elas

A outra de rir e a de ouvir dizer que ele é que fez o filho: isto como se elas nessa altura adquirissem uma personalidade de inimputabilidade e o unico a ter o cérebro a funcionar fosse o homem

Caso hipotetico seguindo a mesma lina

Rapaz e rapariga 23 anos acabdos de sair da faculdade
começam a namorrar e a vida é so um mar de rosas, um dia conversam seriamente sobre a relação e ele diz o seguinte .

- Maria eu estou feliz, e o meu plano de vida é o seguinte , nao pretendo casar nem ter filhos anets dos 35, pretendo aplicar-ma na carerira, constuir um patrimonio que me permita sair do mercado de trabalho aos 40, para isso vou continuar em casa dos meus pais,viver com 500 euros e investir o resto, pelas minhas contas consigo 5 milhoes aos 45, ela concorda e a vida segue as usual

O rapax começa a ganar 1500 paussitos , investe 1000 vive com 500 , ao fim do primeiro ano tem 12k
mais ums 2 anos passam tem agora 28 ja ivestiu 32k + rendimento total 40k

Aparece uma portunidade ele aproveita pois é um enegenhrio brilhante agarra uma oportunidade e passa a ganha 3000
ela esta empregada e segue a sua vida entre unhas de gel, madeixas californianas e um lipo pelo meio
ele continua agoar iveste 30 K por ano e chega aos 30 com 130 k + dividnedosd 140 km

Ela começa a perguntar um pouco mais sobre o futuro e ele relembra que a ama, mas que esta focado no projecto de vdia de AMBOS .

entretanto ele lança-se por conta proria aproveitando a experiencia acumlada, faz uma startup de sucesso e passa a fazer 250 k por ano , continua a viver com 500 paus e investe 246 ano ao terceiro ano atinge 1M , idade 33 anos

Neste momento ELA tem uma epifania e ve que , de repenet ele "vale" muitissimo mais do que ela, e que facilmente arranja uma boazoan de 23 , ela por pressao da familia volta a carga para se definir, ele repete a mesma historia e ela é confrontada com 3 hipostes

1- aceita

2- sai fora porque precisa de uam vida diferente

3 - armadilha o rapaz

so que os 7 digitos da conta dele, sao demasiado bons para correr o risco de ficar e ser preteria e para sair, conclusao uma gravidez indesejada .

e agora o que deve ser feito?

Se ele a mandar as urtigas tem toda a sociedade contra ele
se ele ficar e aceitar vai hipotecar o seu plano

Na minha opinião este homem precisa de proteção legal ela que va pastar

Última edição:
O que gaita, nao queres ver o evidente!
Ambos tem responsabilidade
O homem deveria ter poder de decisão tambem , se ela queiser levar avante uma gravidez contra a vontade dele, ele nao tem que pagar porra nenhuma pá
Agora ambos sao responsaveis, mas ela decide tudo! se isto nao é injusto entao nem sei o que é .

Tu só vês 2 partes, quando há 3 entidades em jogo, daí não perceberes o ponto de vista da lei...
E era justo para a criança ter um pai que não quer saber dela ?! Ou que foge às responsabilidades depois?

O poder de decisão do homem existe - no acto da concepção, o poder da mulher prolonga-se por mais umas semanas devido à biologia dela - só isso.
É injusto que o homem tenha que se precaver antes de e que a mulher possa abortar e o homem não?

eu tinha colocado os dados sobre isso no tópico

Juiz desculpa violência doméstica com adultério da mulher

posso ter cometido uma imprecisão, não sou jurista e a memória também pode pregar algumas partidas

de qualquer forma aqui está:

Violência doméstica. Processos são arquivados porque a vítima desiste

ou seja 82% são arquivados sem sequer chegar a tribunal, se bem entendo

dos que chegam a tribunal as condenações são de cerca de 57%, isto de memória, falivel

ou seja apenas 10% dos casos iniciais acabam numa condenação e em 90% dos casos estas condenações não são de prisão efetiva (mas aqui acho que a lei que temos está errada)

ou seja dos casos iniciais apenas 1% acaba com uma pena efetiva de prisão

https://www.publico.pt/2019/02/06/sociedade/noticia/violencia-domestica-numeros-1860865

de qualquer modo isto não tem quase nada a ver com o tema do topico

Ainda assim, não fogem à regra. Segundo se pode ver nas estatísticas publicadas pelo Ministério da Justiça, dos 17 mil crimes violentos e graves registados pelas autoridades policiais em média anual para 2015, 106 e 2017, 3.246 foram resultaram em decisão judicial (condenação, ou absolvição). Ou seja, apenas 19% dos crimes violentos e graves registados pela polícia chegam a ir a julgamento. 81% não vão a julgamento. Daqui se conclui que o crime de Violência Doméstica tem mais ou menos o mesmo tratamento que o resto da criminalidade violenta na justiça portuguesa.
Não vale a pena tentar tapar o sol com a peneira. A Violência doméstica é um problema muito relevante na criminalidade em Portugal. Representou em 2018 42,5% de todas as ocorrências de crimes contra a integridade física registadas pelas polícias.

Tu só vês 2 partes, quando há 3 entidades em jogo, daí não perceberes o ponto de vista da lei...
E era justo para a criança ter um pai que não quer saber dela ?! Ou que foge às responsabilidades depois?

O poder de decisão do homem existe - no acto da concepção, o poder da mulher prolonga-se por mais umas semanas devido à biologia dela - só isso.
É injusto que o homem tenha que se precaver antes de e que a mulher possa abortar e o homem não?

o feto ate as 10 semanas conta como terceira parte ?

o feto ate as 10 semanas conta como terceira parte ?
Conta só para uma das partes.

O teu exemplo (para o qual o aborto é irrelevante) vs este:

Mulher engravida, só nota que tem bebé passadas +10 semanas (acontece) pai dá à sola, e mãe fica sozinha com um filho para criar

Portanto a lei está mal porque devia proteger homens adultos responsáveis de gajas sem escrúpulos de casos de "golpes do baú" , em vez de garantir a subsistência das crianças cujos pais não querem saber delas? Faz sentido

Caso hipotetico seguindo a mesma lina

Rapaz e rapariga 23 anos acabdos de sair da faculdade
começam a namorrar e a vida é so um mar de rosas, um dia conversam seriamente sobre a relação e ele diz o seguinte .

- Maria eu estou feliz, e o meu plano de vida é o seguinte , nao pretendo casar nem ter filhos anets dos 35, pretendo aplicar-ma na carerira, constuir um patrimonio que me permita sair do mercado de trabalho aos 40, para isso vou continuar em casa dos meus pais,viver com 500 euros e investir o resto, pelas minhas contas consigo 5 milhoes aos 45, ela concorda e a vida segue as usual

O rapax começa a ganar 1500 paussitos , investe 1000 vive com 500 , ao fim do primeiro ano tem 12k
mais ums 2 anos passam tem agora 28 ja ivestiu 32k + rendimento total 40k

Aparece uma portunidade ele aproveita pois é um enegenhrio brilhante agarra uma oportunidade e passa a ganha 3000
ela esta empregada e segue a sua vida entre unhas de gel, madeixas californianas e um lipo pelo meio
ele continua agoar iveste 30 K por ano e chega aos 30 com 130 k + dividnedosd 140 km

Ela começa a perguntar um pouco mais sobre o futuro e ele relembra que a ama, mas que esta focado no projecto de vdia de AMBOS .

entretanto ele lança-se por conta proria aproveitando a experiencia acumlada, faz uma startup de sucesso e passa a fazer 250 k por ano , continua a viver com 500 paus e investe 246 ano ao terceiro ano atinge 1M , idade 33 anos

Neste momento ELA tem uma epifania e ve que , de repenet ele "vale" muitissimo mais do que ela, e que facilmente arranja uma boazoan de 23 , ela por pressao da familia volta a carga para se definir, ele repete a mesma historia e ela é confrontada com 3 hipostes

1- aceita

2- sai fora porque precisa de uam vida diferente

3 - armadilha o rapaz

so que os 7 digitos da conta dele, sao demasiado bons para correr o risco de ficar e ser preteria e para sair, conclusao uma gravidez indesejada .

e agora o que deve ser feito?

Se ele a mandar as urtigas tem toda a sociedade contra ele
se ele ficar e aceitar vai hipotecar o seu plano

Na minha opinião este homem precisa de proteção legal ela que va pastar

Visão muito redutora do que é um casal e dos planos que fazem no futuro. Podia ser uma história tipo 50 sombras de Grey. Tens jeito.

Gravidez indesejada com uma rapariga com quem passou mais de 10 anos da sua vida?[:D]

Então, mas gosta dela ou não gosta?

Uma mulher com 33 anos obviamente que pensa em ter filhos, seja com esse Zé ou com outro.

Não é aos 45 anos que uma mulher pensa em ter filhos.... Se é assim que o gajo pensa, é só otário. E ela uma desmiolada.

Falta aí muita coisa, tipo... Cérebros. [:D]

Conta só para uma das partes.

O teu exemplo (para o qual o aborto é irrelevante) vs este:

Mulher engravida, só nota que tem bebé passadas +10 semanas (acontece) pai dá à sola, e mãe fica sozinha com um filho para criar

Portanto a lei está mal porque devia proteger homens adultos responsáveis de gajas sem escrúpulos de casos de "golpes do baú" , em vez de garantir a subsistência das crianças cujos pais não querem saber delas? Faz sentido

senao for provado por uam junta medica isenta que ela nao sabia que estava gravida, sim o homem tem e deve ser protegido.

Certissimo

Situação hipotética: dois manos, um branco e um preto, decidem assaltar um banco! Roubam todo o dinheiro que podem trazer nos sacos.

O preto diz para o branco: olha, eu ajudei te a assaltar o banco, mas agora arrependi me e não quero o dinheiro, podes ficar com ele todo!

Aos olhos das autoridades quem deveria de ser responsabilizado?
1: o branco, porque ficou com o dinheiro e o preto não?

2: os dois porque apesar do branco ter ficado com o dinheiro, o preto ajudou o a assaltar o banco?

Visão muito redutora do que é um casal e dos planos que fazem no futuro. Podia ser uma história tipo 50 sombras de Grey. Tens jeito.

Gravidez indesejada com uma rapariga com quem passou mais de 10 anos da sua vida?[:D]

Então, mas gosta dela ou não gosta?

Uma mulher com 33 anos obviamente que pensa em ter filhos, seja com esse Zé ou com outro.

Não é aos 45 anos que uma mulher pensa em ter filhos.... Se é assim que o gajo pensa, é só otário. E ela uma desmiolada.

Falta aí muita coisa, tipo... Cérebros. [:D]

Ele tem todo o diereito de nao querer e ela de ir ter com o ze, não achas?
Se desde o principio que ele foi claro, prque é que ela ficou la 10 anos ?

Situação hipotética: dois manos, um branco e um preto, decidem assaltar um banco! Roubam todo o dinheiro que podem trazer nos sacos.

O preto diz para o branco: olha, eu ajudei te a assaltar o banco, mas agora arrependi me e não quero o dinheiro, podes ficar com ele todo!

Aos olhos das autoridades quem deveria de ser responsabilizado?
1: o branco, porque ficou com o dinheiro e o preto não?

2: os dois porque apesar do branco ter ficado com o dinheiro, o preto ajudou o a assaltar o banco?

Pois é tal e qual.

é exactamenet a mesma coisa sem tirar nem por

senao for provado por uam junta medica isenta que ela nao sabia que estava gravida, sim o homem tem e deve ser protegido.

Pronto para ti importa proteger o homem, porque no século XXI não sabe escolher parceiras confiáveis nem usar anti-contraceptivos, do que proteger a criança de dificuldades económicas. porque de certa maneira a mulher fica a "ganhar" não ter um pai presente...

Ok :sh)

A Lei estabelece que a IVG é uma decisão exclusiva da mulher. Há muitas razões para que assim seja. Como é bom de ver, este tema não é linear, tendo sido feitas escolhas legais, filosóficas e sociais. No pesar dos prós e contras, as leis da IVG por esse mundo fora têm reflectido a convicção de que dar à mulher a prerrogativa exclusiva de decidir abortar é a solução que menos situações de injustiça provoca.
Mas permitam-me sublinhar uma coisa muito curiosa (e se calhar sintomática) desta sub-discussão aqui neste tópico: o tema da IVG decidida exclusivamente pela mulher coloca-se sobretudo ao contrário daquilo que aqui discutem. Ou seja, não é no "direito" do futuro pai decidir pelo aborto da mãe, mas sim do direito do futuro pai poder impedir a decisão de aborto da futura mãe... A maioria dos casos que chegam aos tribunais são estes últimos.

Voltar
Superior