Vidro de Kangoo explode

sarapatanas

New member
isto para mim foi um caso insólito. nunca me aconteceu nem nunca tive conhecimento que tivesse acontecido a alguem. o que se passou foi o seguinte:

estava eu dentro da dita carrinha, quando sem razão aparente ela manda um estalo incrível. saio a pensar que me tinha batido mas já com uma sensação de estranheza pois o barulho parecia ter vindo do tejadilho. os carros a minha volta parados, não passava nenhum carro na via nem pessoas, olho para o tejadilho nada, até que oiço o vidro de trás a cair no chão. venho cá atrás e fico estupido a olhar para o vidro todo partido no chão. no outro lado da estrada, estavam duas pessoas à conversa que também estavam estupefactas a olhar para o sucedido, e quando lhes perguntei se tinham batido na carrinha ou saltado alguma coisa contra o vidro apenas disseram que não, que o vidro tinha rebentado e caído no chão.a carrinha não é minha e posso apenas especular no que poderá ter acontecido, sendo que tenho três hipoteses e também sabendo que o vidro estava intacto:

1ª diferença de temperatura? acho estranho, a carrinha estava desligada (não tinha o desembaciador ligado portanto) e estavam uns 13 graus e a chover.

2ª o painel do tejadilho amolgado? talvez tenha levado uma pancada e naquela altura por algum motivo desempenou enviando uma vibração que tenha feito estilhaçar o vidro.

3º chassis empenado? segundo sei aquela carrinha é faz mais offroad que muitos suvs juntos [:)]. será que o chassis empenado tenha originado tensõs na zona do vidro levando-o a estilhaçar? reparei mais tarde que a porta de trás está desalinhada.

digam-me o que acham sobre este mistério [:D]

Tens películas no vidro?:confused:

Se estivesse calor, diria que seria disso....

Já por aqui se falor disso, mas nos 307sw, se não me engano...os que tinham o vidro traseiro escurecido....

Isso já aconteceu duas vezes num Seat Ibiza. Numa delas o carro estava parado (ao sol) e o vidro de trás apenas partiu, na segunda vez foi em andamento com o vidro lateral totalmente aberto, e provavelmente, aquele "choque" de correntes de ar (entoa nos ouvidos e geram-se "contra-pressões") fê-lo partir de novo.

Mas no primeiro caso também não há muitas explicações, na Seat disseram que já tinham visto muitos iguais. [;)]

Isso aconteceu com um Corolla D4D de uma tia.

O vidro traseiro do lado esquerdo partiu-se pura e simplesmente quando o carro ia em andamento.

Não se viram pedras, chumbos, balas ou o que fosse.

Mistério... [:p]

o mais engraçado até agora é que nada do voces disseram se encaixa no meu caso. não tem pelicula, estavam uns 13 graus, vidros fechados, desligada e parada...:confused:

Aconteceu-me uma cena parecida! Vinha na A23, a 110, e derepente ouço um estouro de todo o tamanho.

Resultado,o vidro que fica atrá do condutor simplesmente rebentou. Inda tou para descobrir o que se passou.

A mim foi o traseiro do Ibiza, chego ao carro de noite, passo por traz do carro e reparo em qualquer coisa estranho, abri o porta bagagens e caiu o vidro todo em cima da chapeleira estilhaçado em mil bocados.
Ainda lixei a cabeça a uns putos que lá estavam perto mas eles sempre disseram que não tinham feito nada.

Tens películas no vidro?:confused:

Se estivesse calor, diria que seria disso....

Já por aqui se falor disso, mas nos 307sw, se não me engano...os que tinham o vidro traseiro escurecido....

É muito dificil acontecer por causa de pelicula...principalmente em vidros normais, não laminados. Isso aconteceria se a pelicula acumula-se calor...mas tal não acontece.E ainda , se a película for de qualidade mais dificil é. O que pode acontecer é no momento da aplicação, se o aplicador usar muito calor podera estourar o vidro...mas tambem é dificil de acontecer.
Isto é comum acontecer em vidros duplos de residencias/lojas, quando aplicam peliculas de maneira imprópria.
Resumindo, acho muito dificil o vidro num carro partir por causa da película.

Boas.
Poderá existir um curto circuito no próprio circuito do desembaciador do vidro que faça com que a temperatura subi-se até se dar o choque das diferenças de temperaturas. (Foi a justificação que a Vw me deu quando aconteceu isso ao meu Polo em 2003 ou 2004)

Estou a ver que a situação dos Ibizas é crónica...

Tb aconteceu isso a um amigo meu... Abriu a mala e PUM, o vidro partiu-se todo...[:D]

Estou a ver que a situação dos Ibizas é crónica...

Tb aconteceu isso a um amigo meu... Abriu a mala e PUM, o vidro partiu-se todo...[:D]

Não só dos Ibizas como também dos Leons. Aconteceu-me hoje mesmo em plena A17. O vidro lateral do lugar do pendura explodiu para o interior do habitáculo. Por sorte ninguém se magoou.

Pelo que tenho ouvido falar é muito comum acontecer, a mim já me aconteceu no vidro do lado do condutor (felizmente não estava ninguém lá dentro) e aconteceu-me outra vez precisamente no dia 25 de Dezembro de 2009, quando ia para ir buscar o carro à garagem. Neste caso foi uma rachadela no vidro da frente que depois vim a analisar e tinha um ligeiro pico, talvez provocado por uma pedra.

A mim foi o traseiro do Ibiza, chego ao carro de noite, passo por traz do carro e reparo em qualquer coisa estranho, abri o porta bagagens e caiu o vidro todo em cima da chapeleira estilhaçado em mil bocados.
Ainda lixei a cabeça a uns putos que lá estavam perto mas eles sempre disseram que não tinham feito nada.

Então isso é mesmo crónico[:)][:)]

No meu Ibiza o vidro traseiro explodiu em andamento na A5...Sem razão nenhuma aparente:sh)

Aquele carro...Adorava-o mas era cá um cancro[:D]

Eu também já fui contemplado com uma explosão do vidro de trás (rover 213), na altura tinha colocado um produto anti-embaciante naquela zona e depois numa noite fria ao ligar o desembaciador passados poucos minutos explodiu junto à zona de começo da resistência. O que é certo é que nunca mais meti produtos do género no vidro de trás de qualquer carro. [:D]

O que aconteceu foi uma quebra espontânea de um vidro, que acontece em vidros temperados. Isso pode acontecer por inclusões pontuais no vidro que se formam durante a têmpera e que depois, com a utilização do mesmo, devido a um impacto significativo ou por diferença de temperatura, as tensões acumuladas geram a quebra do vidro. Por acaso não deixaste o carro estacionado à noite num sítio onde apanhasse sol de manhã, não? [;)]

Nos ibizas nao é defeito, é feitio. Ja aconteceu a mim o mesmo [:D]

Provavelmente foi alguma diferença de temperatura. Ou as resistencias do vidro por algum motivo estavam ligadas, ou tinhas a sofagem ligada, ate parar a carrinha, e com a chuva do lado de fora, fez choque termico. Isso normalmente acontece com vidros de ma qualidade, ou mal aplicados. Sao como uma especie de bomba, que esta prestes a explodir, so precisam dos ingredientes certos. Se o vidro ao ser processado, por algum motivo, ficar com tensoes, e isso é facil de acontecer, basta arrefecer muito rapido, ou fora dos parametros adequados para o processamento do vidro, quando ele sofrer alguma diferença de temperatura, explode como uma bomba. O meu foi um estouro tao grande que parecia um pneu a rebentar, ate abanou o carro. E tenho o carro rebaixado, e duro. Nao abriste nenhuma janela uns segundos antes?

Voltar
Superior