Via Card - quem usa?

A ponte 25 de abril é uma coisa tão mal parida que mete dó.

Ainda a ssmana passada atravessei a à noite, por volta das 22:30, para quem não conhece e tem via verde facilmente se torna um Chico esperto tal o comprimento das filas para a via verde/via card.

Estava na fila para pagar e havia fila nas via card disponíveis, abriram uma é começaram a fazer fila (meia dúzia de carros) ainda o pórtico não estava activo já havia alminhas a apitar e a começar a fazer marcha atrás irra...

Passado as portagens nota se que a malta tem medo das vias da ponta. Primeiro ia no meio, fiz sinais de luzes para o caramelo andar maia depressa até meteu pisca para a direita mas não se mexeu, passei para a via da esquerda é ultrapassei o, ótico carro a mesma nerd*... Fui para a direita e fiz a ponte à mesma velocidade do gajo que ia na da esquerda(ia à minha frente quando ultrapassei o primeiro carro e consegui acabar a ponte primeiro que ele) [8b].

Sei que "passagens" pela direita não sao vistas com bons olhos mas Santa paciência...

O pior é quando só vai um carro à frente para a Via Card chega lá e não tem Via Card. Já me aconteceu algumas vezes. Imbecis a serem imbecis...

Já apanhei já, não é por falta de avisos, é mesmo de imbecilidade.

Aderi ao Viacard em dezembro e propuseram ou usar o cartão ou leitura de matrícula. Preferi o cartão porque é mais vantajoso se tiverem mais do que um carro em casa, como eu.

E sim, chego a ir mais depressa na faixa da direita do que na do meio ou na da esquerda a 70 ou mesmo 80. aliás não é raro ter uma fila de carros no meio e na faixa da direita o carro mais próximo estar no pilar da ponta. [:D]

Esse último parágrafo é tal e qual. Ainda hoje, quando lá passei, houve uma altura que a do meio estava parada e as outras duas a andar.[:D]

Para rematar os domingueiros do dia, foi um Corsa no Eixo NS que, assim que entrou, passou logo para a via central sem pisca e por cima de uma linha contínua. Não vinha ninguém, mas cheira-me que foi por sorte.:sh)

Realmente a VV tem desconto de 70% a partir da 13ª passagem tal como o VC, mas só este tem desconto de 10% nas 12 primeiras passagens.

Para quem tiver mais que um carro, há vantagem em ter cartão VC sem matrícula associada porque senão as passagens mensais são contadas por veículo e não por cartão.

As filas para o VC não se comparam com as da VV.

Há outras razões para preferir o VC, mas por questões políticas abstenho-me. Cada um é maior e vacinado, por isso decide por si.

Isto se for "estrangeiro". Se for Português passam uma notificação para efetuar o pagamento nas instalações da Via Card que ficam no sentido contrário.

Pois, em dois dias apanhei dois de seguida assim mesmo à minha frente. [8b]

Daqui a coisa de uma semana, semana e meia (quando começarem as aulas e Lisboa voltar ao ritmo habitual), quanto tempo acham que demoro desde a Charneca da Caparica até à saída do Eixo NS para Telheiras? A minha ideia é sair no máximo pelas 7h20 de casa.

Realmente a VV tem desconto de 70% a partir da 13ª passagem tal como o VC, mas só este tem desconto de 10% nas 12 primeiras passagens.

Para quem tiver mais que um carro, há vantagem em ter cartão VC sem matrícula associada porque senão as passagens mensais são contadas por veículo e não por cartão.

As filas para o VC não se comparam com as da VV.

Há outras razões para preferir o VC, mas por questões políticas abstenho-me. Cada um é maior e vacinado, por isso decide por si.

As filas não se comparam, mas o andamento delas também é diferente. A via verde começa muito atrás, mas depois é sempre a andar. O ViaCard não tem quase ninguém, mas a via 11 tem sempre mais de 20 carros, e apesar do processo ser rápido, e ainda demorado.

Eu acho que há dias em que compensa um, outros compensa outro.
O ViaCard compensa bem ao fim de semana porque a via 11 não tem ninguém a a ViaVerde e as filas normais estão entupidas.

Que outras questões há em preferir o VC?

Bem, terminou o meu período de emigração na margem sul e sobraram-me uns euritos no VC. A minha intenção, agora, é usá-lo até ficar com saldo insuficiente para uma passagem. Sabem se, quando o saldo for insuficiente para uma passagem, ainda dá para passar mais uma, ficando com saldo negativo? É que também não me apetece deixar lá "troco" e, dado que eu atravesso a ponte duas ou três vezes por ano, também não me apetece meter lá 15€, que é o mínimo.:sh)

Dar, acho que dá mas só para a primeira passagem em que o saldo fica negativo.
Ou seja, se tiveres 1€, passas e ficas com -0,85€.
Se tiveres -0,85€ é que acho que já não deixa passar.

Tenho viacard mas ja n me lembro se fiz a cena com a matricula do meu carro ou n. Ja tentei ver na area, mas n vejo nada.
Algum problema se usar o cartao com outro carro?? Eu uso sempre so o cartao

Usando o cartão é indiferente o carro. O único senão se usares a matrícula é que ela é logo reconhecida e não terás hipótese de usar cartão nenhum. (se tal for um senão).

Uma dúvida: quando a viacard caduca, eles enviam um cartão novo ou temos que pedir?

O meu cartão supostamente expirou em 2010 e continua a funcionar. Tenho ideia de lhes ter perguntado na altura e eles me dizerem que não é preciso trocar, mas já pasou tanto tempo que nem sei...
O que é certo é que continua a funcionar normalmente e a aceitar carregamentos.

Reparei nisso ontem. O cartão que tenho associado à matrícula terminou em Fevereiro.
O cartão associado à minha pessoa já deve ter terminado tendo em conta que é uns meses mais antigo.

Voltar
Superior