Via Card - quem usa?

Macavenco

Well-known member
Boas.
Como passo várias vezes na portagem da Ponte 25 de Abril (pelo menos todos os fins-de-semana e mais uns dias úteis) resolvi aderir a este serviço. Tenho Via Verde e com o carro e mota pago 1,45€. Com este serviço ficarei a pagar 1,305€, quase 15 cêntimos a menos, e se a partir da décima terceira passagem fica a 0,435 (menos de metade).
Custou 18€, com 15€ para o saldo no cartão e 3€ de caução do cartão.

Pelo que vejo ainda são poucos os veículos que usam este serviço, em comparação com as portagens normais e via verde. Apesar de ter de parar muitas vezes a fila da via verde do lado direito está constantemente no pára-arranca (em hora de ponta) e estas portagens praticamente sem filas.

Qual a vossa opinião? Usam? Acham que compensa? Tem algum inconveniente?

PS: na pesquisa não encontrei um tópico sobre isto, mas se acharem melhor juntar ao da Via Verde, força.

Eu uso.

A parte do rápido, só o é se não aparecer nenhum chico-esperto que se lembra de ir para essa via exclusiva quando não tem o cartão!!!

Eu uso o da minha namorada (nunca vi em lado nenhum não se poder utilizar com vários carros) e acho bastante prático. É uma via que está sempre vazia e poupa-se imenso tempo.

Só tenho uma coisa contra - aquilo de facto avisa que o saldo está a acabar, mas depois só permite uma passagem com saldo negativo. Eu não costumo olhar para o saldo quando lá aparece, mas já me aconteceu ir a passar, não me ter lembrado que não tinha carregado e não me deixar passar.

Wannabee @ Já me aconteceu ficar lá um minuto ou dois parado porque estava a passar o cartão do banco e eu sem perceber porque raio a cancela não subia [:D]

O quê? Com saldo negativo ainda deixa passar uma vez!? Vá lá vá lá.
Ou é no caso de se ter menos uns cêntimos que o preço e deixa passar porque tinhamos, antes da passagem, saldo positivo (e só fica negativo após a passagem?)?

Bem, hoje estreei este serviço. Tive de apanhar a fila do IC20, de quem vinha da praia da Costa, e depois já no acesso, no "garrafão", esperei e quase desesperei, chegando até a pensar que a via do via card tivesse fila, tal era o engarrafamento!
Uns cem metros antes, visto que não têm mais portagens daquele lado, abrem todos para a esquerda a quererem enfiar-se num qualquer espaço que existisse e eu com caminho totalmente aberto para a cancela. É que nem sequer vi nenhum carro a sair desta via já depois da cancela! Nada, um deserto!
Ainda bem, foram menos uns minutos à espera.

A única vantagem sobre a via verde é o desconto de 0.15€ nas primeiras 12 passagens, depois passa a ser igual. Ou seja quem faça 30 passagens por mês, paga menos 1.74€ em relação à Via Verde.

A única vantagem sobre a via verde é o desconto de 0.15€ nas primeiras 12 passagens, depois passa a ser igual. Ou seja quem faça 30 passagens por mês, paga menos 1.74€ em relação à Via Verde.

Como assim? A Via Verde também dá desconto por passar um determinado número de vezes na ponte? Fica ao mesmo preço da Via Card a partir de 13ª passagem (0,435€)?

Pode-se recarregar através do multibanco.

e onde se recarrega o dito cartao?

No MB.

Como assim? A Via Verde também dá desconto por passar um determinado número de vezes na ponte? Fica ao mesmo preço da Via Card a partir de 13ª passagem (0,435€)?

Pode-se recarregar através do multibanco.

Que eu saiba a VV não dá vantagem alguma em nenhuma das pontes comparativamente ao Viacard. Respondendo à pergunta acima, eles deixam passar a primeira vez que o cartão ficar a negativo, ou seja, se tiveres 1€ e o total a pagar for maior, eles autorizam a passagem, se voltares a tentar passar sem carregar ficas lá à espera que te dêem um papel para ir lá pagar do outro lado.

No MB.

Que eu saiba a VV não dá vantagem alguma em nenhuma das pontes comparativamente ao Viacard. Respondendo à pergunta acima, eles deixam passar a primeira vez que o cartão ficar a negativo, ou seja, se tiveres 1€ e o total a pagar for maior, eles autorizam a passagem, se voltares a tentar passar sem carregar ficas lá à espera que te dêem um papel para ir lá pagar do outro lado.

Na 25 de Abril tem descontos

Lusoponte

Atenção que para motos o tarifário é ainda mais em conta, é classe 5[:cool:]

Não consigo por a tabela, mas são estes os valores:

1 a 12 - 0.914€
13 a 70 - 0.305€
+ 71 - 0.000€

E sim, desde que não haja matrícula associada, pode-se usar em qualquer veículo.

Eu também aderi recentemente, e honestamente só não sei porque não aderi há mais tempo:sh)

Cump.

Última edição:
No MB.

A Via Verde dá desconto igual ao Viacard a partir da 13.ª passagem na ponte 25 de Abril.

Na Vasco da Gama não há descontos mesmo com o Viacard.

quando aderi, fiz as contas e fiquei a poupar mais de metade !!

algo do género, gastava 340 euros ao ano e passei a gastar 150 [kiss] tambem pq como ja foi dito, ando quase exclusivamente de mota no percurso casa-trabalho e neste caso ainda compensa mais !!

Na página Lusoponte temos no final a listagem das 16 portagens, as vias 5 e 11 tal como as VV não referem a "Paragem obrigatória na cabine.", quem usa o VC pára ou n nessas vias?

Há dias em que paro, há dias em que não. Depende se consigo coordenar a velocidade com o estender do braço e com a leitura rápida do sensor. Mas sim, supostamente tens de parar porque existe a cancela que coordena o movimento.

Voltar
Superior