Ventoinha do motor, quantas?

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

citação:Originalmente colocada por Nephilim

a ventoinha não tem nada a ver com o tamanho do motor mas sim com o tamanho do radiador;) e serve para forçar a passagem de ar pelas folhas do radiador para mais facilmente arrefecer o liquido de refrigeração.

2 ventinhas é pk 1 é do AC pois não faz sentido um carro ter 2 ventoinhas sem AC
O meu tem 2 e não tem A/C!

2 ventinhas para o radiador? é porque talvez o radiador seja grande muito rectangular. Que carro é?

O meu tem 2! Uma eléctrica e outra que roda solidária com a 1ª, através de uma correia!
Julgo que este é o caso usual e duvido que seja frequente duas ventoinhas com motores (e actuação independente). A razão para as duas tem provavelmente a ver com o formato do radiador (rectangular), com duas ventoinhas a cobrir uma área superior....

citação:Originalmente colocada por R4E

a laguna tem 2 uma ta quase sempre a trabalhar e a outra liga com o AC ou quando aquece muito.

Com o carro a andar normalmente duvido que esteja ligada, só liga qdo aqueçe normalmente em filas de transito.

a ventoinha não tem nada a ver com o tamanho do motor mas sim com o tamanho do radiador;) e serve para forçar a passagem de ar pelas folhas do radiador para mais facilmente arrefecer o liquido de refrigeração.

2 ventinhas é pk 1 é do AC pois não faz sentido um carro ter 2 ventoinhas sem AC
curiosamente ha bastantes carros com 2 ventoinhas e sem AC, mas isso sao pormenores:D

o meu tem uma ventoinha ligada ao motor com acopolamento viscoso e outra electrica.

O meu tem 2 e não tem A/C!

2 ventinhas para o radiador? é porque talvez o radiador seja grande muito rectangular. Que carro é?
É o audi 80 e o radiador é mesmo rectangular!

O meu tem duas. Tudo bem que tem A/C e quando ligo o A/C uma ventoinha está sempre a trabalhar, mas mesmo sem A/C o carro teria obrigatóriamente de ter duas ventoinhas porque o radiador é enorme e só uma não dava conta do recado.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

curiosamente ha bastantes carros com 2 ventoinhas e sem AC, mas isso sao pormenores:D

o meu tem uma ventoinha ligada ao motor com acopolamento viscoso e outra electrica.

Sim ok... mas pronto é mais a ventoinha dupla de radiador visto os radiadores serem em forma rectagular sao iguais e ao lado uma da outra ao longo do radiador.

Eu tava a ver isso como um corpo só mas duplo;)

o xsara 1.5D que já passou cá por casa, tinha 2 ventoinhas.... ora se a citroen teve problemas com a refrigeração do 1.4D, talvez no 1.5D desse uma grande dose extra de refrigeração, para o motor ser fiável.. e é mesmo:)

o C5 2.0HDI de ca de casa, não sei quantas tem

o 306 tem 2. quando se suspeitou que ele pudesse ter um problema no termostato, eu ligava o A/C sempre que não ia em AE, assim ambas as ventoinhas funcionavam.....

Acho que nos últimos 14 anos todos os meus carros têm tido duas ventoinhasm, mas não dá para retirar grandes conclusões disso porque todos também têm tido a/c. O primeiro com essa configuração foi um Punto GT.

O Laguna cá de casa (1.8 de 1995) tem duas, uma funciona quando a temperatura sobe, e outra para o AC, mesmo assim a segunda, do AC, também se liga se a temperatura do motor for muito elevada.

O teu deve ser parecido ou igual...

Voltar
Superior