venda de casa

Normalmente as pequenas agências esforçam-se mais... Se souberes de alguém... [;)]

A minha última casa esteve à venda na Remax e semelhantes, e depois de tantos esforços, foi vendida através de uma dessas agências... quando digo agências, normalmente é um homem só, a trabalhar por conta própria [:D][;)]

Ah, anunciar nos jornais também resulta... Estive meses sem receber telefonemas da parte da Remax, e num domingo recebi mais de uma dezena pelo JN [;)]

Eu tenho só no Ocasião. Paga-se para colocar no JN?

A REMAX cobra 5% (ou um valor mínimo), porque coloca as suas angariações
noutras agências (as normais que cobram 3%). Portanto, em lugar de colocar
na REMAX em exclusividade, o ideal é colocar em todas as outras agências em
simultâneo.

Convém ter todos os contratos com as agências bem organizados, porque terás
de resolver os contratos todos assim que venderes a casa.

Convém ter o mesmo preço em todo o lado. E não convém ter um preço baixo.
O ideal é estar em linha com o normal para a zona, e fazeres o "desconto" que
todos estão à espera que seja feito. Se baixas o preço para o teu "mínimo", terás
de baixar assim que alguém apareça a dizer-se interessado, porque raramente
esse alguém compra se não fizeres um abatimento ao preço. Ou porque há outro
mais barato ali ao lado, ou porque o outro baixou X, ou porque o banco só
empresta X-Y, ou... enfim.

Quanto à REMAX vender bem... yah, quando o dono está com a corda no pescoço,
e baixa o preço muito abaixo do valor de mercado, ou quando a casa vale muito e
dá uma comissão choruda. Quando a comissão é grande, eles mexem-se bem
rápido. Quando a comissão é pequena, nem a REMAX nem as outras agências se
mexem.

O ideal mesmo é ter paciência, porque pode demorar bastante tempo. Eu tive uma
casa à venda durante 2 anos. Mas também tive outra que já tinha compradores
antes de a colocar à venda.

Sim [;)] Penso que fica por menos de 10 euros, valor irrisório comparativamente aos milhares que as agências pedem [;)]

Têm assim tantos potenciais compradores que vale a pena o investimento? Será que tem o mesmo que os sites gratuitos na internet?

A REMAX cobra 5% (ou um valor mínimo), porque coloca as suas angariações
noutras agências (as normais que cobram 3%). Portanto, em lugar de colocar
na REMAX em exclusividade, o ideal é colocar em todas as outras agências em
simultâneo.

Convém ter todos os contratos com as agências bem organizados, porque terás
de resolver os contratos todos assim que venderes a casa.

Convém ter o mesmo preço em todo o lado. E não convém ter um preço baixo.
O ideal é estar em linha com o normal para a zona, e fazeres o "desconto" que
todos estão à espera que seja feito. Se baixas o preço para o teu "mínimo", terás
de baixar assim que alguém apareça a dizer-se interessado, porque raramente
esse alguém compra se não fizeres um abatimento ao preço. Ou porque há outro
mais barato ali ao lado, ou porque o outro baixou X, ou porque o banco só
empresta X-Y, ou... enfim.

Quanto à REMAX vender bem... yah, quando o dono está com a corda no pescoço,
e baixa o preço muito abaixo do valor de mercado, ou quando a casa vale muito e
dá uma comissão choruda. Quando a comissão é grande, eles mexem-se bem
rápido. Quando a comissão é pequena, nem a REMAX nem as outras agências se
mexem.

O ideal mesmo é ter paciência, porque pode demorar bastante tempo. Eu tive uma
casa à venda durante 2 anos. Mas também tive outra que já tinha compradores
antes de a colocar à venda.

É isso mesmo. Obrigado pelo apoio, Nuno. [;)]

Vou ter paciência em esperar e vou descendo a medida que a dívida da casa vai descendo.

Pela minha experiência as pequenas imobiliárias são as que funcionam melhor. Aquelas mais tradicionais onde a palavra ainda vale alguma coisa.

A ERA por exemplo, é um martírio para qualquer cliente. Visitam-se 3 ou 4 casas e depois passam-se horas no escritório a preencher fichas de avaliação dos imóveis e a analisar tudo ao pormenor. Epá, se não gosto não gosto. São irritantes. A estratégia de serem fiéis depositários de cheques de sinal antes de ter o ok do proprietário também não resulta e pior ainda, evitarem sempre que o cliente tenha contacto directo com o vendedor. Para esquecer...

Pela minha experiência as pequenas imobiliárias são as que funcionam melhor. Aquelas mais tradicionais onde a palavra ainda vale alguma coisa.

A ERA por exemplo, é um martírio para qualquer cliente. Visitam-se 3 ou 4 casas e depois passam-se horas no escritório a preencher fichas de avaliação dos imóveis e a analisar tudo ao pormenor. Epá, se não gosto não gosto. São irritantes. A estratégia de serem fiéis depositários de cheques de sinal antes de ter o ok do proprietário também não resulta e pior ainda, evitarem sempre que o cliente tenha contacto directo com o vendedor. Para esquecer...

Não tinha essa ideia da ERA. Obrigado pelo testemunho.

Só tive 1 visita de uma pessoa que veio por meio de uma agência pequena. Ficando combinado que se a pessoa estivesse interessado, o valor de venda era o que estou a pedir mais a comissão dela. Mas não recebi contacto depois da visita e certamente que o cliente interessou-se por outro imóvel.

O problema é que o valor que devo ao banco juntamente com qualquer comissão de qualquer agência coloca o apartamento em valores proibitivos para alguns.

O ano passado foi vendido 1 T1 quase igual ao meu pela ComprarCasa por mais 1000€ que estava a venda a minha na Remax uns meses depois.

O que não me leva a colocar o apartamento na Remax é porque fica a venda por um preço alto e ninguém liga. Vou esperar para ver. A medida que a dívida vai descendo eu vou descendo o valor que peço por ele.

Obrigado pela tua experiência. [;)]

Só fica à venda por um valor alto se tu assim o quiseres. Quem estipula o valor de venda és tu.

No meu caso o vendedor, depois da 1ª visita para conhecer o imóvel, fez um "estudo de mercado" onde avaliou o mercado de venda das casas à volta, de tipologia e características semelhantes, quer à venda na Remax quer noutras imobiliárias (fácil de comprovar verificando os sites das mesmas). Verificou também o tempo que demoraram a vender (as angariadas pela Remax). Deixou-nos o estudo para lermos com atenção e a estipulação do preço ficou ao nosso encargo. Em 3 meses e com várias visitas pelo meio, a casa foi vendida (quando digo vendida é mesmo com escritura feita).

Normalmente as pequenas agências esforçam-se mais... Se souberes de alguém... [;)]

A minha última casa esteve à venda na Remax e semelhantes, e depois de tantos esforços, foi vendida através de uma dessas agências... quando digo agências, normalmente é um homem só, a trabalhar por conta própria [:D][;)]

Ah, anunciar nos jornais também resulta... Estive meses sem receber telefonemas da parte da Remax, e num domingo recebi mais de uma dezena pelo JN [;)]

Não acho que assim seja. As mais pequenas não se mexem a não ser que apareça alguém interessado. Não investem na venda da casa, apenas a publicitam no site e, com alguma sorte, na montra da loja.

Pelo contrário, na Remax, é publicitada no site, em flyers, no catálogo mensal e/ou trimestral, ou seja, há um investimento do agente na venda do imóvel, investimento esse que, obviamente, terá que ter um retorno maior (comissão) do que numa imobiliária da esquina que não faz nada para vender a não ser angariar a tua casa.

Claro que isto são opiniões, apenas. Posso ter tido a sorte de apanhar um agente imobiliário extremamente eficiente e profissional. Já depois de ter vendido a minha casa o recomendei a mais duas pessoas que tiveram a mesma experiência que eu, com excelentes resultados.

Antes de trabalhar com a Remax também já tinha trabalhado a ERA e odiei, daí ter recomendado a Remax. Achei o trabalho da ERA muito semelhante ao das imobiliárias pequenas ou seja, nulo.

Só fica à venda por um valor alto se tu assim o quiseres. Quem estipula o valor de venda és tu.

No meu caso o vendedor, depois da 1ª visita para conhecer o imóvel, fez um "estudo de mercado" onde avaliou o mercado de venda das casas à volta, de tipologia e características semelhantes, quer à venda na Remax quer noutras imobiliárias (fácil de comprovar verificando os sites das mesmas). Verificou também o tempo que demoraram a vender (as angariadas pela Remax). Deixou-nos o estudo para lermos com atenção e a estipulação do preço ficou ao nosso encargo. Em 3 meses e com várias visitas pelo meio, a casa foi vendida (quando digo vendida é mesmo com escritura feita).

Eu sei disso. Mas nos dias que correm, juntando ao valor que posso vender e mais a comissão, torna-se num valor alto. Hoje vou abaixar mais 500€, mesmo se vendendo amanhã, teria de pagar 656€ ao banco. Se não receber contatos nos próximos meses, posso experimentar colocar na REMAX, porque tenho uma pessoa amiga que trabalha lá e é boa profissional com bons resultados.

André já pensaste fazer uma permuta? Não sei se é vantajoso ou não, é só uma opinião. [;)]

SIm, já considerei essa situação. Mas os construtores(porque são raros os particulares que querem trocar 1 T2 por 1 T1) não aceitam o valor que peço pelo meu. Só se fosse mais barato.

Obrigado.[;)]

PS: Para vocês, eu dizia-vos o preço e a zona, mas posso ser penalizado por isso. :sh)

Voltar
Superior