Velas Toyota

Pelo que andei a investigar 60 mil Km para umas velas iridium é muito pouco.
Tanto que na generalidade 60 mil Km é normalmente indicado para velas normais com mais de um pólo.

"recomendaram" quem?

O plano de manutenção da toyota é o que referi, e também para o teu caso que até tens um corolla igual ao da minha mãe e12 1.6 vvt-i

O "home" do balcão disse-me 60000 km. O "home" mêcanico disse me para "ver as velas" mas que facilmente fazem 100000 kms.

também há oleos que num carro fazem 30/40 mil kms e noutros carros tem de se trocar aos 15/20 mil..

Não sei se concordas comigo: é material de "desgaste", como tal deve ser mudado conforme "mandam os bons costumes"! No meu caso irei mudar (assim como o óleo e afins) mais pelo tempo (anos) do que pelos km - só faço 8500 km/ano.

o da minha mãe é de 08/2002 e tá com 88700 .. ainda faz menos. Óleo e filtro todos os anos, de resto sigo as recomendações mas não troco as velas pelos anos

também há oleos que num carro fazem 30/40 mil kms e noutros carros tem de se trocar aos 15/20 mil..

Nos óleos é verdade mas tem a ver com a queima do mesmo e quantidade existente no motor, por outro lado essa necessidade de intervalos tão grandes de mudança de óleo são fruto do marketing que assim o obriga, após os 160 mil Km neste tipo de manutenção é notório os problemas e desgaste internos dos motores que ocorreram por se andar a fazer isso. Tudo o que seja superior a 20/25 mil Km para mim independentemente do óleo é suicídio...

A vela é diferente troca-se pelo desgaste que ocorre no eléctrodo.

Além disso 60 mil Km é mesmo muito pouco para uma vela iridium, pelo que andei a investigar as velas iridium duram no mínimo 100 mil Km e fazem facilmente bem mais que isso, nos EUA são só aconselhadas a ser trocadas após 160 mil km (100 milhas) para teres uma ideia.

Os 90 mil Km que a toyota aconselha (no meu caso) está dentro de um intervalo de segurança bastante grande, não é por nada que nem sequer se prevê nenhuma verificação até lá, ao contrario das velas convencionais.

Depois de colocar este tópico tenho investigado bastante sobre as velas iridium e a durabilidade é o seu melhor ponto alto da vela, tudo o resto é marketing a acrescentar melhorias onde elas não existem.

Tens a certeza que o teu carro leva mesmo velas iriduim? Ou leva velas normais com mais de um polo?
É que antes de existir as iridium a técnica era colocar 2, 3 e até 4 polos para aumentar a durabilidade e ai os valores era de 60 mil Km para a troca.

Última edição:
Nos óleos é verdade mas tem a ver com a queima do mesmo e quantidade existente no motor, a vela não está assim tão dependente disso como o óleo.

Além disso 60 mil Km é mesmo muito pouco para uma vela iridium, pelo que andei a investigar as velas iridium duram no mínimo 100 mil Km e fazem facilmente bem mais que isso, nos EUA são só aconselhadas a ser trocadas após 160 mil km (100 milhas) para teres uma ideia.

Os 90 mil Km que a toyota aconselha (no meu caso) está dentro de um intervalo de segurança bastante grande, não é por nada que nem sequer se prevê nenhuma verificação até lá, ao contrario das velas convencionais.

Depois de colocar este tópico tenho investigado bastante sobre as velas iridium e a durabilidade é o seu melhor ponto alto da vela, tudo o resto é marketing a acrescentar melhorias onde elas não existem.

Tens a certeza que o teu carro leva mesmo velas iriduim? Ou leva velas normais com mais de um polo?
É que antes de existir as iridium a técnica era colocar 2, 3 e até 4 polos para aumentar a durabilidade e ainda os valores era de 60 mil Km para a troca.

O que o Vehicle te referiu é o que está escrito no plano de manutenção (do livro de revisões) dos vvt-i. Lá existe a diferença de 30k para 60k caso se utilizem velas de Iridium.

Será que existe alguma discrepância entre o que a Toyota estipula no livro de revisões e o que os concessionários fazem?

Pergunto isto porque viste com base nas facturas.

O manual do carro não fala nada sobre a troca, apenas indica que é iridium.

O que tenho aqui anexado à factura é o plano de manutenção para o modelo que é dado ao mecânico com o que têm que fazer na revisão e que ele vai marcado o que vai fazendo.

Pessoal novos desenvolvimentos, ando com ideias de trocar as velas do carro por isso liguei para a toyota com o numero do chassi para saber preços e stock, qual não é o meu espanto que as velas custam apenas algo em torno dos 5€+IVA cada uma.
Achei logo estranho e perguntei se eram iridium o que me confirmaram que não, são velas de ponta normal.
Afirmei que as do carro era iridium e o gaijo ainda andou a ver se havia outras mas só lhe indicavam as normais.

Agora fiquei à nora, será que as que as velas que estão no carro são realmente Iridium como diz o manual ou simplesmente a toyota mudou o jogo (provavelmente por uma questão de preços para o cliente) e agora apenas vende velas normais para este modelo?

Há motores que tens opções de velas de cobre, platina e iridium. Desde que tenha as mesmas características físicas, servem.

Mas dá preferência às iridium..

Podem não ter nesse concessionário..

O modelo do carro é este?
NGK - Product finder

O motor é o mesmo apenas o carro é um Avensis, mas as velas são as mesmas pelo que vi.
Assim sendo na NGK existe os 2 tipos à escolha.
É estranho é na Toyota dizerem que só têm as normais, já liguei para outro concessionário e confirmaram o mesmo, o rapaz até foi porreiro porque fiquei à espera e ele foi à oficina confirmar com algum mecânico que lhe informou que esse carro não usa iridium.
Vá se lá saber... o carro também já têm uns bons anos e os mecânicos podem ter ideia errada, mas é certo que de origem a toyota não tem velas iridium para este motor para vender.
Tenho que as retirar para confirmar o que veio de fabrica.

Última edição:
Voltar
Superior