Velas Toyota

DragonH

New member
Boas

Alguém sabe qual o intervalo de troca das velas de um Toyota Avensis 1.6i (4A-FE) de 1998?
Pelo que li no manual são IRIDIUM.
O carro actualmente têm apenas 72 mil Km, sempre assistido na Toyota e o estranho é que nunca mudaram as velas.
Vai na volta é como a correia de distribuição só foi mudada porque falei nisso na altura...

Tenho lido por ai no geral que as velas IRIDIUM fazem 100/120 mil Km, para o caso em concreto qual é o intervalo de mudança.

Boas

Alguém sabe qual o intervalo de troca das velas de um Toyota Avensis 1.6i (4A-FE) de 1998?
O carro actualmente têm apenas 72 mil Km, sempre assistido na Toyota e o estranho é que nunca mudaram as velas.
Vai na volta é como a correia de distribuição só foi mudada porque falei nisso na altura...

Tenho lido por ai no geral que as velas IRIDIUM fazem 100/120 mil Km, para o caso em concreto qual é o intervalo de mudança.

Não sei como é no Avensis, mas o Prius tem velas de Iridium e só as trocam na revisão dos 90.000km/6anos. E não são muito baratas, pelo que já vi, mas como duram...

Deve ser aos 90.000 km.

Se vais às revisões à toyota espreita uma das folhas de serviço anexa às faturas. Aí encontras todos os serviços programados até à revisão dos 195.000km.
Perto do final da folha vem "inspecionar velas de ignição (motores com velas de platina substituir cada 90.000km").

Deve ser aos 90.000 km.

Se vais às revisões à toyota espreita uma das folhas de serviço anexa às faturas. Aí encontras todos os serviços programados até à revisão dos 195.000km.
Perto do final da folha vem "inspecionar velas de ignição (motores com velas de platina substituir cada 90.000km").

Nunca me deram essa folha, apenas tenho as facturas.

Mas algures no manual (ou num pequeno livro à parte) deverá estar o plano de manutenção e ai deve estar a indicação de quando trocar as velas...

Mas algures no manual (ou num pequeno livro à parte) deverá estar o plano de manutenção e ai deve estar a indicação de quando trocar as velas...

Já procurei e no manual não têm nada, além disso não tenho mais livro nenhum.

Qualquer das forma acham que as velas devem ser mudadas pelos anos?
O carro têm pouco Km mas já têm 16 anos, passa maior parte do tempo na garagem, mas quando anda é para fazer viagens e não trajectos curtos.

Já procurei e no manual não têm nada, além disso não tenho mais livro nenhum.

Qualquer das forma acham que as velas devem ser mudadas pelos anos?
O carro têm pouco Km mas já têm 16 anos, passa maior parte do tempo na garagem, mas quando anda é para fazer viagens e não trajectos curtos.

Devem sim. Aliás com essa idade, retira-as com cuidado...

Boas

muda a cada 120.000km.
são estas NGK BKR6EIX
Buj%C3%ADas-NGK-Iridium-BKR6EIX.jpg

Já obtive algumas resposta, andei a vasculhar e achei as facturas dos serviços que foram feitos e algumas têm anexo o plano de manutenção (trabalhos realizados).

No caso de velas normais são mudam a cada 30 mil Km e verificadas a cada 15 mil Km.
As de platina e iridium é a cada 90 mil Km e não se prevê nenhum verificação até lá.

O engraçado é que inicialmente as revisões estava programadas para serem de 10 mil em 10 mil Km e a certa altura passaram a ser de 15 mil Km o que obrigou a mudanças no plano de revisões e uma delas foi a questão das velas iridium/platina que inicialmente era mudadas aos 100 mil Km, no entanto tal revisão deixou de existir dessa forma antecipou-se para as 90 mil Km a mudança dado que a revisão seguinte com o novos critérios seria aos 105 mil Km.

Nada melhor do que uma volta por esses papelitos dos planos de manutenção.

Vais ver o jeito que isso dá:confused:. Volta não volta estás a olhar para eles para ver o que necessitas fazer.:(

De acordo com o plano de manutenção da toyota, as velas "normais" são mudadas de 30 em 30 mil e as iridium de 60 em 60 mil

Boas! Comprei as que tenho no Corolla, na marca, e foi o local onde as encontrei mais baratas!!! Bem mais diga-se de passagem. Recomendaram a troca a cada 100000km (se bem que o bloco é diferente).

Boas! Comprei as que tenho no Corolla, na marca, e foi o local onde as encontrei mais baratas!!! Bem mais diga-se de passagem. Recomendaram a troca a cada 100000km (se bem que o bloco é diferente).

De Iridium ou das normais?

De acordo com o manual do meu (vvt-i) a periodicidade é a que o Vehicle referiu.

"recomendaram" quem?

O plano de manutenção da toyota é o que referi, e também para o teu caso que até tens um corolla igual ao da minha mãe e12 1.6 vvt-i

Voltar
Superior