vantagens do leasing ou do renting

kekanbas

New member
Boas, estou bastante inclinado para trocar de carro no proximo mes de maio e tenho andado a ver o ford focus 1.6 110cv e o renault megane coupe 1.5 110cv isto com o abate de um v.f.v. No entanto outro dia confrontaram-me com a hipotese de um contrato de renting ou leasing gostava de saber as vantagens e desvantagens destes contratos e como se proporcionam.

Leasing: Millennium bcp
Renting: Millennium bcp

(não entendas isto como publicidade, simplesmente o site do Millennium dos que conheço em Portugal é o que tem mais e melhor informação sobre serviços bancários em geral).

Grosso modo se pensas comprar a crédito tens 3 soluções.

1º Fazes um credito pessoal.
2º Fazes um Leasing/ALD.
3º Fazes um renting.

No caso do crédito pessoal, o banco, ou financeira, empresta-te o dinheiro e tu fazes com ele o que queres.. Como não existem garantias reais normalmente os juros são bem mais altos. Actualmente, podes contar com uma TAEG entre 12 e 18%, dependendo dos prazos, seguros obrigatórios e taxa nominal aplicada. As vantagems é que não és obrigado a fazer seguro contra danos próprios ao carro, e ele fica logo em teu nome.

Num Leasing/ALD, quem compra o carro é o banco/financeira.. E tu pagas uma renda durante a vigência do contrato, só no final do contrato é que fica em teu nome. A grande vantagem, é que por existir garantia real, os juros são muito mais baixos.. Com a Euribor aos níveis actuais é bem possivel pensar em TAEG's de 4%.. A desvantagem é que o carro fica averbado em nome da locadora, e tens que ter um seguro contra danos próprios. Outra desvantagem é que normalmente só fazem leasings a carros novos ou semi-novos (carros de serviço), carros usados dificilmente aceitam..

Por fim tens o renting. Que para particulares normalmente não é muito atractivo, mas é muito usado pelas empresas.. No renting é feito um contrato, de X anos (normalmente menos de 4) em que as pessoas pagam uma renda mensal por um carro, e fica a cargo da empresa que fornece o renting, fornecer o carro, manutenção, pagamento de seguros, impostos, etc.. etc... Dependendo do contrato em particular a renda mensal pode até incluir pneus e combustível.. Neste caso existe a possibilidade de no final do contrato o carro ser adquirido ao preço de mercado. Ou seja, aqui a ideia subjacente não é adquirires o carro, mas simplesmente ter um carro durante X anos, com um custo mensal pré contratado.

Para particulares em carros novos a melhor solução costuma ser o leasing.. De longe...

Mundano,

No caso do leasing, se decidir vender o veiculo durante o contrato é possivel?

Cumprimentos,
Miguel.

Claro.. Por liquidação total do leasing.. Ou por cedência da posição contratual..

No primeiro caso vais à locadora, pagas o que ainda deves e eles libertam o carro. No segundo, passas o contrato a um 3º, e ele fica a pagar as mensalidades até ao final do contrato.

No caso da cedência de posição contratual, isso implica sempre uma analise de credito a esse 3º que vai ficar com o carro, podendo essa operação ser aprovada ou não pela locadora.

Era bom ver o "Ford"Sales entre outros darem a sua opinião sobre este assunto!

Obrigado pela parte que me toca...

Mas fiquemos então à espera das opiniões dos vendedores de carros sobre os produtos financeiros de crédito que aqui são discutidos. :sh)

Obrigado pela parte que me toca...

Mas fiquemos então à espera das opiniões dos vendedores de carros sobre os produtos financeiros de crédito que aqui são discutidos. :sh)

[:D].

Obrigado Mundano.

É possivel fazer a mudança de Leasing de uma "entidade" para outra?
Creio que estou a ser "levado".:confused:

Cumprimentos,
Miguel.

[:D].

Obrigado Mundano.

É possivel fazer a mudança de Leasing de uma "entidade" para outra?
Creio que estou a ser "levado".:confused:

Cumprimentos,
Miguel.

Não percebi muito bem o que queres fazer...

Tens um carro em leasing, e queres mudar de locadora? Estás a ser levado como?

A minha (pouca) experiência diz-me que os stands conseguem boas taxas junto das financeiras com que trabalham. Eu fiquei com um crédito com uma TAEG de 5,8%.

Cada vez que entrava sozinho num banco para pedir financiamento, saia de lá com taxas de 12 ou 13%...

Última edição:
Boas, existe ainda uma outra vantagem do leasing... não pagas juros sobre o valor do Iva, uma vez que o financiamento é feito sobre o pvp-iva

Por exemplo num veículo cujo pvp é 25000,00 os juros são só calculados sobre 20000,00 porque todos os meses vem englobado na prestação o IVA... logo a mensalidade tem menos componente juro.

Última edição:
A minha (pouca) experiência diz-me que os stands conseguem boas taxas junto das financeiras com que trabalham. Eu fiquei com um crédito com uma TAEG de 5,8%.

Cada vez que entrava sozinho num banco para pedir financiamento, saia de lá com taxas de 12 ou 13%...

12 ou 13% é taxa de crédito pessoal... em leasing consegues praticamente em qq financeira sem muita procura 5% spread + Euribor3M (0,645%) a de Abril se não estou em erro.

crédito automóvel, taeg de 12 e tal %... tive várias simulações assim.

as simulações de leasing que tive andava tudo na casa dos 7-8, com prestações mais elevadas que aquelas com que fiquei

uma desvantagem do leasing é não ser possível amortizar. eu posso amortizar no capital em dívida quando quiser.

cumps

Última edição:
12 ou 13% é taxa de crédito pessoal... em leasing consegues praticamente em qq financeira sem muita procura 5% spread + Euribor3M (0,645%) a de Abril se não estou em erro.

Eu acho que actualmente, em condições relativamente standard, ou seja, 60 meses e entrada de uns 15 a 20%, consegue com facilidade a euribor a 1 mes (0,4%) + 2,5%..

Tou a pensar comprar carro brevemente e provavelmente vou escolher o leasing por todas as razões ditas anteriormente e mais uma...
Como o Leasing permite valor residual (tipicamente o max são 25% do valor total) pode-se deslocar parte da entrada para o fim do contrato e num entretanto aplicar o dinheiro em alguma conta poupança do género Depósito Crescente 5 anos do Santander e ajudar a pagar os juros... Por exemplo: Se uma pessoa está a pensar comprar um carro de 20000 e vai pedir 10000 e vai entrar com os outro 10000 em vez de dar logo tudo não só entra 5000 e aplica os outros 5000...

Eu acho que actualmente, em condições relativamente standard, ou seja, 60 meses e entrada de uns 15 a 20%, consegue com facilidade a euribor a 1 mes (0,4%) + 2,5%..

Há 4 meses fiz o meu Leasing com 40% de entrada, a 48 meses e 10% de VR. O taxa é Euribor a 1 mês + 3% de spread. Os 2,5 parecem-me muito difíceis, ainda para mais com uma entrada tão baixa.

Há 4 meses fiz o meu Leasing com 40% de entrada, a 48 meses e 10% de VR. O taxa é Euribor a 1 mês + 3% de spread. Os 2,5 parecem-me muito difíceis, ainda para mais com uma entrada tão baixa.

Os preçarios do sector financeiro em Portugal fruto da crise tem sofrido ajustamentos constantes.. E depois de uma subida generalizada dos spreads agora nota-se uma descida..

Por isso o que era verdade há 4 meses não é hoje. Se fores ver os simuladores da CGD e do Millennium, entre outros, assumem spreads em torno dos 2,5%..

Já agora, estou à espera que me entreguem o meu carro novo e também vai ser comprado em leasing com 42,5% de entrada, 1% de valor residual, e tenho uma taxa indexada à euribor a 1 mês + 1%.. [;)]

Eu estou com uma prestação fixa (de crédito, note-se) que não chega a 9,5 %...

Ao que parece, nem fica assim tão mais caro que um produto leasing...

Para além de não sofrer flutuações, que detesto !...

Leasing: Millennium bcp
Renting: Millennium bcp

(não entendas isto como publicidade, simplesmente o site do Millennium dos que conheço em Portugal é o que tem mais e melhor informação sobre serviços bancários em geral).

Grosso modo se pensas comprar a crédito tens 3 soluções.

1º Fazes um credito pessoal.

2º Fazes um Leasing/ALD.
3º Fazes um renting.

No caso do crédito pessoal, o banco, ou financeira, empresta-te o dinheiro e tu fazes com ele o que queres.. Como não existem garantias reais normalmente os juros são bem mais altos. Actualmente, podes contar com uma TAEG entre 12 e 18%, dependendo dos prazos, seguros obrigatórios e taxa nominal aplicada. As vantagems é que não és obrigado a fazer seguro contra danos próprios ao carro, e ele fica logo em teu nome.

Num Leasing/ALD, quem compra o carro é o banco/financeira.. E tu pagas uma renda durante a vigência do contrato, só no final do contrato é que fica em teu nome. A grande vantagem, é que por existir garantia real, os juros são muito mais baixos.. Com a Euribor aos níveis actuais é bem possivel pensar em TAEG's de 4%.. A desvantagem é que o carro fica averbado em nome da locadora, e tens que ter um seguro contra danos próprios. Outra desvantagem é que normalmente só fazem leasings a carros novos ou semi-novos (carros de serviço), carros usados dificilmente aceitam..

Por fim tens o renting. Que para particulares normalmente não é muito atractivo, mas é muito usado pelas empresas.. No renting é feito um contrato, de X anos (normalmente menos de 4) em que as pessoas pagam uma renda mensal por um carro, e fica a cargo da empresa que fornece o renting, fornecer o carro, manutenção, pagamento de seguros, impostos, etc.. etc... Dependendo do contrato em particular a renda mensal pode até incluir pneus e combustível.. Neste caso existe a possibilidade de no final do contrato o carro ser adquirido ao
preço de mercado. Ou seja, aqui a ideia subjacente não é adquirires o carro, mas simplesmente ter um carro durante X anos, com um custo mensal pré contratado.

Para particulares em carros novos a melhor solução costuma ser o leasing.. De longe...

mundano, excelentes posts!![;)]apr:)apr:)apr:)apr:)

Voltar
Superior