Validade dos Exames Nacionais

RDSBorges

New member
Caros,

Há uns tempos disseram-me que os exames nacionais tinham a validade de 3 anos.

Ou seja, se não me quisesse candidatar à faculdade no mesmo ano que fiz os exames nacionais, poderia concorrer ao ano seguinte.

Isto é verdade?

A minha dúvida é, feitos os exames nacionais em 2006, poderá se concorrer à faculdade em 2009?

Ou terá de se repetir os exames?

Thanks!

Que eu saiba, tem "validade" de 2 anos, e só a partir dos exames de 2005/06.

Ou seja, podias concorrer ao ano lectivo de 2006/07 e 2007/08.

Respondendo directamente, tem que fazer novamente os exames (pelo que sei).

Os exames nacionais feitos a partir de 2005/06 têm validade nesse ano e nos dois anos seguinte. Portanto, quem fez exames em 2005/06 ainda os pode utilizar este ano.

Estou farta de procurar na net e até mesmo telefonar para as escolas.

Ninguém sabe ao certo a validade dos exames. Amanhã vejo isso com calma.

Última edição:
ah e mais uma coisa, se alguém souber responder, se eu fizer os exames para o ano que vem, tenho de fazer só as provas de ingresso ou os exames todos? Tipo, para a média, vai contar só as provas de ingresso? Ou a média do 12º+prova de ingresso contam?

ah e mais uma coisa, se alguém souber responder, se eu fizer os exames para o ano que vem, tenho de fazer só as provas de ingresso ou os exames todos? Tipo, para a média, vai contar só as provas de ingresso? Ou a média do 12º+prova de ingresso contam?

vamos por partes os de 2005/2006 já não dão para este ano, os exames dão para duas candidaturas ou seja no teu caso seria:

2006 e 2007[;)]

Sò fazes a prova de ingresso que necessitas....

E depois para media de entrada é 12º ano+prova de ingresso

vamos por partes os de 2005/2006 já não dão para este ano, os exames dão para duas candidaturas ou seja no teu caso seria:

2006 e 2007[;)]

Sò fazes a prova de ingresso que necessitas....

E depois para media de entrada é 12º ano+prova de ingresso

Não, ainda pode concorrer com o de 2006 [;)]

São válidos para os dois anos seguinte (ou seja, 2007 e 2008).

Um amigo meu vai concorrer com exames de 2006.

Cá esta:

CONTINGENTE GERAL​

QUEM?
Os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
• Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
• Ter realizado as provas de ingresso em 2006 e/ou 2007 e/ou 2008, exigidas por esse curso nesse estabelecimento e ter nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima por ele fixada;
• Satisfazer os pré-requisitos, caso sejam exigidos para esse curso nesse estabelecimento;
• Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição de ensino superior.
​

[;)]

fonte

​

Bom pessoal obrigado pelo esclarecimento, mas parece que vou mesmo ter de esperar pelo ano que vem. Como não inscrevi para exames este ano, não tenho a ficha ENES deste ano... Logo, não me posso candidatar... Paciência.
Vou passar o ano a estudar para os exames, a ver se tiro umas notas como deve ser (se for como este ano a dificuldade dos exames, estou safa hehe)..
Já agora, eu para o ano tenho de fazer os exames com este novo programa (quimica e fisica; biologia e geologia) ou posso fazer como era no meu tempo, que era só biologia e quimica? Tipo, será que há contingente especial? Se não houver e andar por ai alguém a pensar em queimar os livros destas disciplinas, não os queime!!! Mande-os para mim![:)]

Bom pessoal obrigado pelo esclarecimento, mas parece que vou mesmo ter de esperar pelo ano que vem. Como não inscrevi para exames este ano, não tenho a ficha ENES deste ano... Logo, não me posso candidatar... Paciência.
Vou passar o ano a estudar para os exames, a ver se tiro umas notas como deve ser (se for como este ano a dificuldade dos exames, estou safa hehe)..
Já agora, eu para o ano tenho de fazer os exames com este novo programa (quimica e fisica; biologia e geologia) ou posso fazer como era no meu tempo, que era só biologia e quimica? Tipo, será que há contingente especial? Se não houver e andar por ai alguém a pensar em queimar os livros destas disciplinas, não os queime!!! Mande-os para mim![:)]

Se já estás no Ensino Superior e queres mudar (pelo menos foi o que entendi [;)]) não tens possibilidade de tentar transferência ainda este ano? Não precisas de estar inscrita nos exames nacionais e os prazos ainda não acabaram.

Os exames penso que tens que fazer os do novo programa (BG e FQ).

Para quem vai fazer o exame auto-proposto também tem essa validade?
Tenciono fazer o exame a Fisica e Quimica A
Vou neste ano para o 12º ano, sendo assim só tenho um ano para concorrer a universidade?

Voltar
Superior