Urgente - ctt

Fevereiro tem 28 dias desde sempre, não é só de agora para estares a dizer isso como se estivesses admirado com o facto de amanhã ser o último dia! Depois não são os CTT que vão fechar só, o governo deu ponte, muitas empresas privadas igualmente, nada de extraordinário nem único também. Deixares para o último dia uma carta que tem que ser enviada no mês normalmente não é boa ideia.

Falta só aí o pormenor de não existir condições da carta poder ser enviada antes de dia 28.

O que estou admirado é como uma empresa privada como é o ctt, fecha os serviços num dia útil que neste caso até coincide com o fim do mês. E não seria problemático se não estivéssemos a falar de um serviço (cada vez menos) essencial.

As repartições é que podem fechar a semana toda que ninguém sentirá falta...

Hoje estiveram abertos até às 18h .... E se o último dia do mês fosse um sábado ou domingo, não ia dar ao mesmo? Tinhas que enviar antes...
O dia 28 seria útil, mesmo nesses casos.

Mas a minha crítica é geral. É sobre os CTT mas há outros serviços que fecham amanhã e sem necessidade nenhuma de o fazerem. Olha lá se fecham os supermercados...

Muitos destes "feriados" que deixaram de ser feriados, foi só no papel... Alguns (mesmo muitos) dos estabelecimentos que costumo frequentar acabam por fechar nessas datas.

Isto é como tudo... Uma vez que se usufrui de uma regalia, é muito difícil prescindir dela, mesmo que teoricamente já não exista.

Ainda hoje tive uma conversa sobre este "feriado" em especifico. Conheço muita gente que não vai trabalhar porque "Carnaval é Carnaval e no Carnaval não se trabalha".

No entanto, metade dessas pessoas não liga rigorosamente nada ao Carnaval... e a outra metade não vai trabalhar porque quer andar na bebedeira e afins até de manhã...

Ainda esta semana passei por uns miúdos que não deviam ter mais de 10 anos e a conversa era qualquer coisa do género "Vou apanhar uma bebedeira!". Mais à frente duas miúdas com 12 ou 13 anos "Vou ficar na festa até pelo menos às 4 da manha"... Logo de seguida um grupo de alguns 5 ou 6 miúdos e miúdas a acender algo enorme para fumar que nem percebi o que era, mas coisa boa não era porque ficaram bem sérios quando lá passei...

Infelizmente o espírito carnavalesco actual é esse e é para isso que existem os "feriados" e as férias da escola.

Última edição:
Muitos destes "feriados" que deixaram de ser feriados, foi só no papel... Alguns (mesmo muitos) dos estabelecimentos que costumo frequentar acabam por fechar nessas datas.

Isto é como tudo... Uma vez que se usufrui de uma regalia, é muito difícil prescindir dela, mesmo que teoricamente já não exista.

Ainda hoje tive uma conversa sobre este "feriado" em especifico. Conheço muita gente que não vai trabalhar porque "Carnaval é Carnaval e no Carnaval não se trabalha".

No entanto, metade dessas pessoas não liga rigorosamente nada ao Carnaval... e a outra metade não vai trabalhar porque quer andar na bebedeira e afins até de manhã...

Ainda esta semana passei por uns miúdos que não deviam ter mais de 10 anos e a conversa era qualquer coisa do género "Vou apanhar uma bebedeira!". Mais à frente duas miúdas com 12 ou 13 anos "Vou ficar na festa até pelo menos às 4 da manha"... Logo de seguida um grupo de alguns 5 ou 6 miúdos e miúdas a acender algo enorme para fumar que nem percebi o que era, mas coisa boa não era porque ficaram bem sérios quando lá passei...

Infelizmente o espírito carnavalesco actual é esse e é para isso que existem os "feriados" e as férias da escola.

É muito por aí sim.

E além disso já se festeja o Carnaval sempre no domingo. Qual a lógica de voltar a festejar outra vez na terça-feira? Não chega um fim de semana?

Tens no aeroporto de Lisboa aberto até as 5, com hora de almoço (se não me falha a memória é 12:30 ás 14:00).
Tens no aeroporto do Porto aberto até ás 5 e com hora de almoço (não sei qual é).
Depois tens parcerias com os CTT e coisas parecidas por todo o país, basicamente postos de CTT dentro de outros estabelecimentos comerciais.
E tens também outros estabelecimentos comerciais com serviços dos CTT.

Podes descobrir mais aqui:
https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/stationSearch/stationSearch.jspx
É só por a zona do país aonde queres e clicar em procurar.

...
Mas alguém pode dizer a estas empresas de serviços "essenciais", que amanhã não é feriado? [8b]:sh)

Espero que a minha transportadora do costume não me falhe e consiga enviar amanhã uma correspondência, apesar de ir pagar uma pipa de massa por isso.
É feriado "facultativo", que pode ser tornado obrigatório por IRCT.
Se fosse feriado normal e se tivéssemos a falar de uma obrigação legal (não sei do que se trata...) o prazo passava para dia 1 (feriado facultativo já não sei se assim é).
Atenção que se estivermos a falar de uma obrigação legal (mais uma vez, não sei o que é...) a lei pode pedir que seja carta registada...

Tens no aeroporto de Lisboa aberto até as 5, com hora de almoço (se não me falha a memória é 12:30 ás 14:00).
Tens no aeroporto do Porto aberto até ás 5 e com hora de almoço (não sei qual é).
Depois tens parcerias com os CTT e coisas parecidas por todo o país, basicamente postos de CTT dentro de outros estabelecimentos comerciais.
E tens também outros estabelecimentos comerciais com serviços dos CTT.

Podes descobrir mais aqui:
https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/stationSearch/stationSearch.jspx
É só por a zona do país aonde queres e clicar em procurar.

Obrigado, foi uma excelente ajuda. De facto até existem Postos CTT em centros comerciais.

Obrigado, foi uma excelente ajuda. De facto até existem Postos CTT em centros comerciais.

Lá por haver postos nos CC que aceitem a correspondencia, isso não quer dizer que a mesma siga ao destino. Se os serviços de tratamento e expedição nas Centrais e transportes não funcionarem, a correspodência fica nas mesmas até ao dia seguinte.

Lá por haver postos nos CC que aceitem a correspondencia, isso não quer dizer que a mesma siga ao destino. Se os serviços de tratamento e expedição nas Centrais e transportes não funcionarem, a correspodência fica nas mesmas até ao dia seguinte.

Isso não importa. Ele só quer a data registada no selo de franquia e não que saia hoje...

Alguém me sabe dizer se amanhã os CTT estarão abertos? Preciso de enviar uma carta registada com AR e tem de ficar com data de envio em Fevereiro.

Mas para efeitos legais, se for uma obrigação legal que tem que ser cumprida pelo envio de correio registado, o que conta é a data de envio e não a data da recepção (desde que a data de recepção efectiva seja compatível com a data de outros procedimentos).
Agora, se for outra coisa qualquer, ela tem que ser enviada conforme o contrato define (se houver tal estipulação), se ela tem que ser enviada pelos correios até ao dia de hoje, está perfeito, mas se ela tem que ser recebida pelos correios amanhã, não há milagres..., mas também receber por outros meios pode, dependendo do contrato ser incumprimento.
E transportadoras, tal como os correios, não trabalham aos feriados e envios e recepções no mesmo dia são bastante limitados e caros.

Isso não importa. Ele só quer a data registada no selo de franquia e não que saia hoje...

É isto, o que importa é a data de envio e não a data de recepção.

Também já usei serviços de envio e entrega no mesmo dia e funcionam bem (mas não foi com os ctt), apesar de caros. Ainda assim ficam bem mais baratos do que fazer Porto-Lisboa, por exemplo, propositadamente para entregar algo no mesmo dia.

Voltar
Superior