citação:Originalmente colocada por netcruiser
Qto á escolha ela é dificil. O UMM é um carro duro! Conforto zero! Falta de Insonorização, tb se reflecte no conforto. Excelente no TT, pesos bem distribuidos e espaço interior assombroso. Já tras auto-blocante de origem no eixo traseiro. O motor 2500cc turbo é um motor com genica, mas a ideia (e é a minha opinião) que tenho é que no conjunto a mecânica UMM é débil e carece de alguma fiabilidade.
Boas.. umas pequenas achegas..
O UMM em conforto até nem é nada mau de todo garanto-te.. ha jipes mais saltitoes que ele.. se estiver de origem é um jipe que tem uma conduçao boa e nao parte assim tanto as costas como de julga.. O efeito " chacoalhar " do Patrol a mim incomoda-me bem mais do que a dureza do UMM. O patrol ao irmos sentados muito atras devido ao exteeeeeeeee...eeenso capot provoca um balançar no corpo para a frente e para tras que chateia por vezes.. O UMM é geralmente fragil porque normalmente é negligenciado em manutençao.. so se mexe nele quando algo esta mal, é menos fiavel que o Patrol mas mais barato de manter ja que quem saiba o que faz arranja o UMM por pouco dinheiro normalmente, é jipe onde fazer adaptaçoes é extremamente fácil.
citação:
No caso do Patrol (devemos estar a falar do modelo 260, mas falta saber se é o 2.8, o 2.8TD, o 3.3 ou o 3.3TD) axo muito mais fiável e robusto em termos mecânicos, não fosse um japona. O facto de ter 6 cilindros torna o seu trabalhar delicioso, mas isso não é tudo, pois se comparar-mos um motor de cilindrada identica, mas de 4 cilindros, o motor de 6 cilindros perde muito em binário.
Os motores RD28 e SD33 nao sao sequer comparaveis.. os RD28 foram desenhados para veiculos e os SD33 para barcos, dai que estes ultimos sejam bem mais fiaveis e mais pasteloes.. O binario dum 6 cilindros é mais linear do que um de 4, dai que ao arrancar em pendente acentuada o patrol raramente vai abaixo ja que ha sempre binario e um 4 em linha ou se acelera mais e pode patinar ou pode pura e simplesmente ir abaixo. ( experiencia mais que comprovada por mim nos mesmos obstaculos, o patrol ás 1500 rpm quase que subia tudo. )
Os 4 cilindros sao geralmente mais rapidos a subir de regime, mas os RD28 do patrol sao mesmo assim motores bem vivos.. já os SD33 sao bem mais " relaxantes " heheh
citação:
Nos consumos o patrol perde de longe, pois é muito mais guloso. O seu apetite deve-se ao motor e tb ao seu excessivo peso (cerca de 2500kg), que além de aumentar as médias tb o torna num elefante, aquando da passagem de obstáculos. Á vista o Patrol é um modelo bem mais evoluido e confortável.
O patrol nao deve pesar mais que uns 2 mil kng em vazio.. 2500 é o peso do GR prai..
O meu patrol fazia medias de 10.5 em estrada a 80 - 90, nada de mais..
O UMM gasta o mesmo sensivelmente. Quando se aperta com o Patrol, ai sim, 13 - 14 mas aquilo anda...
citação:
Agora vou fazer o mesmo que o Monsieur VX fez, que é o de chamar-e á atenção para um modelo Toyota que soma (A MEU VER) o melhor dos 2 atras referidos. Pq não abres o teu leque de opções a um Land Cruiser BJ73 de motor atmosférico de 4 cilindros 3.5?????
É bem mais leve que um Patrol e tão confortavel como ele. O motor deve consumir tanto como o do UMM, mas tem a potência de 92hp, em todo semelhante á do Patrol, mas com um motor mais musculado em termos de binário. Tem a capota de fibra amovivel como o Umm e Patrol, mas já trás roll-bar de origem. É relativamente facil legalizares as medidas de pneus até á medida 33"x12,5"X15". Tão confortavel e robusto como o patrol. A fiabilidade é japonesa. Qto a preços, ainda á coisa de um mês estava um 73 á venda por 600cts (3000€)num site de classificados qq. Para quem não tem pressa, pode esperar por um bom negócio.......
Esse se calhar era um BJ branco mas creio que seria um VM, de facto a mim cada vez mais me esta a interessar o BJ73.. tenho que o acrescentar á lista de " compras a fazer " mas os com motor 3500 sao cobiçados e mais caros.. Lembro-me do leilai do IPE em que foram todos vendidos na casa dos 500 - 600 cts e a precisarem de arranjos, alguns ja com 500 mil kms.. ( um deles vi-o ha dias.. )
É uma opção a considerar, mesmo sendo um VM, que tem muito má fama, mas que se for bem tratado porta-se tao bem como muitos.. a malta dos RR's com o mesmo motor tambem nao se costumam queixar muito..
citação:
Já agora pq dizes que o Fórum land Cruiser é fraco??????
abraço concelheiro