Um HDI, dois TDI...

JGTB

Well-known member
No fim-de-semana passado, fiz parte de uma caravana que percorreu 500 km, entre Lisboa e um cidade depois de Santarém.

A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.

Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.

Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.

Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.

No final, vieram as contas:

Viagem de ida

Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km

Regresso

Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km

Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.

Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.

Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.

No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.

O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot. [:)]

Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.

Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...

Nenhuma novidade. Continuo a achar que não preciso da 6ª no 1.6 HDI 110cv. A caixa de 5 velocidades está bem escalonada.

Já tive um 307, e em termos de conforto e bem estar a bordo, é bastante bom. É um carro de deixa saudades. O unico mal foram os pequenos problemas e defeitos que tinha.

como foi medido o consumo? atestaram 3 vezes?
(caso contrario não tem muita credibilidade)

Eu tenho 1.9tdi 115cv e 1.6hdi 110cv em casa e confirmo aquelas diferenças.

Agora se tem credibilidade ou não...

Eu só sei q o CB Vag aponta sempre menos 0.5/1 litros q as contas feitas à mão, e o CB PSA aponta sempre entre 0.1 e 0.4 a menos (a mim normalmente a diferença feita à mão no PSA é de 0.1l/100...)

Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.

Não duvidando dos valores apresentados, o facto é que não estão nada parecidos com os que eu verifico.

Tenho o 1.9 TDI 130 e o 1.6 HDi92 e em AE é notório o consumo superior do HDi, nas velocidades na ordem das que são mencionadas aqui.

Acresce a isto que o HDi (o meu) tem um erro de CB de 0,6 litros (conta a menos), enquanto o TDI tem um erro de 0,2.

[;)]
Acredito sem sombra de dúvida, por um motivo: dizes q fazes muita AE e normalmente a andar bem com o HDI, e aí sei q o HDI (acima dos 130kmh) gasta mais q o TDI, incluindo o cá de casa. A questão muda qd se fala em 300km de AE e os restantes 500km do mesmo tanque em EN ou IC's...

Mas o q acontece cmg é q não faço muita AE, nem o TDI cá de casa, e em circuito misto, digamos, os valores são os q referi. E nesses propósitos verifico mesmo estas diferenças nos CB's! Tenho um irmão com 2 A4's cujos CB's também apontam, segundo ele, valores cerca de 1l/100 mais baixos q as contas à mão! Mas isso é td relativo, pois basta um sensor um pc mais sujo pra dar valores errados...

Normal............o 1.6 HDi faz muito mais esforço para locomover a carroçaria....[;)]
O teu exemplo é um mau exemplo....[;)]

[;)]
Acredito sem sombra de dúvida, por um motivo: dizes q fazes muita AE e normalmente a andar bem com o HDI, e aí sei q o HDI (acima dos 130kmh) gasta mais q o TDI, incluindo o cá de casa. A questão muda qd se fala em 300km de AE e os restantes 500km do mesmo tanque em EN ou IC's...

...

Assim acho mais plausível.

O TDI130 a 140 km/h gasta na casa dos 6 litros (menos um ou dois dl) enquanto o HDi vai mais próximo dos 7 litros.

No entanto, fora da AE o HDi é mais económico.

Enquanto se fazem consumos excelentes com o HDi a 80-90 km/h, no TDI pouca diferença se nota para velocidades de 140 km/h.

Não sei se será a maior cilindrada a fazer gastar mais ou não.

Normal............o 1.6 HDi faz muito mais esforço para locomover a carroçaria....[;)]

O meu exemplo encaixa-se no que está a ser dito aqui.

Se um TDI130, com mais cilindrada, mais potência e a puxar +1600 kg gasta menos do que um HDi com menos cilindrada e potência a puxar cerca de 1300kg, parece-me ser indicativo de qualquer coisa.

A mim parece-me ter a ver com o escalonamento curto da caixa do hdi em questão.

Mas como disse, na casa dos 80-90 o HDi gasta menos (como seria de esperar).

Assim acho mais plausível.

O TDI130 a 140 km/h gasta na casa dos 6 litros (menos um ou dois dl) enquanto o HDi vai mais próximo dos 7 litros.

No entanto, fora da AE o HDi é mais económico.

Enquanto se fazem consumos excelentes com o HDi a 80-90 km/h, no TDI pouca diferença se nota para velocidades de 140 km/h.

Não sei se será a maior cilindrada a fazer gastar mais ou não.

Era exactamente aí que queria chegar, média deral, e acho q isto deve ter sido o q aconteceu com a viagem um Hdi dois Tdi
icon10.gif

O tdi sem dúvida q é económico, mas tenho a impressão q nestas velocidades mais baixas o Hdi é sempre superior. Depois, tb me parece q entre os 100kmh e os 150kmh a diferença dos consumos do Tdi é pouca, ou seja, gasta quase o mesmo a 100kmh ou a 140/150kmh...

como sabem tenho tido muitas expriencias ao volante de PUG´S.

Ja tinha relatado no Forum uma viagem que fiz até Viseu num
307Sw 1.6 hdi de 90cv com 5 ocupante, e bagageira cheia em que o CC foi sempre nos 140km/h com algumas incursões aos 180km/h.

Atestamos duas vezes uma para cima e outra na viagem de regresso.

a média do 1ª deposito foi de 6.1, e a do 2ª de 5.7, sendo que as velocidades foram as mesmas.

Era exactamente aí que queria chegar, média deral, e acho q isto deve ter sido o q aconteceu com a viagem um Hdi dois Tdi
icon10.gif

O tdi sem dúvida q é económico, mas tenho a impressão q nestas velocidades mais baixas o Hdi é sempre superior. Depois, tb me parece q entre os 100kmh e os 150kmh a diferença dos consumos do Tdi é pouca, ou seja, gasta quase o mesmo a 100kmh ou a 140/150kmh...

É essa a noção que tenho da minha, embora não consiga entender muito bem o porquê.

Em cidade então, torna-se óbvia a vantagem de consumo do HDI.

Por acaso tb já tive um A3 de 130cv que fazia consumos a essas velocidades bem mais comedidos.

Fica uma comparação "às três pancadas" feito pelos registos de utilizadores no site da spritmonitor:

Peugeot 307 HDI 110cv: 6,31 l/100km

Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv: 6,43 l/100km

Golf IV 1.9 TDI 115 cv: 5,94 l/100km

A titulo comparativo:

Audi A3 1.9 TDI 130cv: 5,90 l/100km

VW Golf V 1.9 TDI Bluemotion: 5,21 l/100km

Peugeot 307 HDI 136cv: 6,83 l/100km

Analisando friamente, parece que o antigo bloco 1.9 TDi afinal não está assim tão ultrapassado, pelo menos no que aos consumos diz respeito....

Última edição:
Em relação ao conforto acredito perfeitamente na descrição. Já fiz uma viagem de algumas horas no banco de trás de um 307 HDI (136cv) e o conforto é bastante superior ao claustrofóbico A3 (8L).

Os consumos foram todos de CB. Eu disse que foi um comparativo despreocupado, não foi técnico.

Eu conheço bem os 3 carros e acho que o HDI gasta menos em todas as situações.

Em termos de disponibilidade, o TDI 105 cv é claramente batido pelos outros dois. Em termos de sauvidade, o HDI joga num campeonato diferente...

Em termos de disponibilidade, o TDI 105 cv é claramente batido pelos outros dois. Em termos de sauvidade, o HDI joga num campeonato diferente...

concordo plenamente...

testei os concorrentes directos do 308...entre ele o tdi de 105cv VW e no mesmo teste estava a 307sw que ainda é comercializada.

em termos de suavidade de andamento o HDI é muito progressivo sem notarmos a tal brutalidade alemã de entrada de turbo por exemplo !

nesse teste despreocupado, o TDI gastou mais 0.5L/100 que o 308, e 0.3l/100 que o 307.

como sabes o erro dos CB?

ld

Ora bem:

Carro: Seat Leon I, 1.9 TDi 150cv, com dois ocupantes, peso global (carro mais ocupantes) na ordem dos 1550kg.

Viagem: Coimbra-Viseu, ida e volta pelo IP3, com velocidades dentro dos limites legais, com algumas idas frequentes até aos 140km/h, em que na ida o ar condicionado foi sempre ligado e na volta veio desligado.

Consumo na ida (dado pelo CB): 5.7l/100km

Consumo na volta (dado pelo CB): 5.2l/100km

Acreditam? se não quiserem acreditar tudo bem, o meu bolso acredita na hora de atestar....

Ou os tdi nos testes aqui relatados sofrem de algum mal (basta uma manutenção menos cuidada) ou então .....

Quando andei numa Skoda 1.9Tdi de 105cv também verifiquei umas coisas giras.

Em estrada nacional em passeio cheguei a fazer médias de 4,9L/100 (com uns belos km feitos mais de 50km...) A média depois acabou por estabilizar nos 5,2 ou 5,3!

Mas no regresso do passeio na AE com CC ligado na casa dos 140km/h a média subiu subiu até passar dos 7 e nunca mais baixou desse valor! penso que ficou em 7,3L/100

Ai já achei que este motor é bom em passeio e baixa velocidade, mas quando se mete velocidades mais elevadas (neste caso numa carrinha, mais peso).

Pouco depois fiz uma viagem semelhante numa C220 cdi vitaminada! E em AE a velocidades superiores fez uma média semelhante (7,1l/100)! mais cv para alimentar, mais peso, e bem mais velocidade!

Voltar
Superior