D4Dpower
New member
As regras de trânsito têm prioridade sobre a sinalização vertical []
o contrário, queres tu dizer...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
As regras de trânsito têm prioridade sobre a sinalização vertical []
É sempre assim independentemente das vias de circulação.
Edit: Só para completar, a sinalização vertical é complementar e não a principal (as regras de trânsito são mandatórias)...
Em caso de acidente a responsabilidade seria tua!
Vou dar um exemplo ainda mais caricato: imagina uma rua de sentido único em que quem lá circula, vai pela esquerda. Entra outro veículo por sentido proibido e circula pela direita. Caso haja acidente, o responsável é o que circula pela esquerda e não do que circula por sentido proibido pela sua mão!
Espera la...A ultrapassagem (assim como a marcha-atrás), segundo o CE, só deve ser efectuada depois de tomadas todas as precauções e com a menor duração possível. Um acidente que envolva uma ultrapassagem quase sempre é considerada manobra perigosa.
Em contrapartida, o veículo que entra por sentido proibido está a desrespeitar um sinal vertical (que dará direito a coima e até apreensão de carta se houver flagrante), mas circulando pela direita está a respeitar o CE ao contrário daquele que circula pela esquerda ainda que numa via de sentido único.
Em caso de acidente a responsabilidade seria tua!
Vou dar um exemplo ainda mais caricato: imagina uma rua de sentido único em que quem lá circula, vai pela esquerda. Entra outro veículo por sentido proibido e circula pela direita. Caso haja acidente, o responsável é o que circula pela esquerda e não do que circula por sentido proibido pela sua mão!
Espera la...
Então eu entro em contra-mão numa rua de sentido unico, bato de frente em quem lá circula no sentido correcto, e a culpa ainda é deles porque iam á esquerda?!?!?!?
Então e ir em contra-mão ? Um pequeno pormenor ?!?!?![]()
No fim de semana passado safei-me de um choque frontal no IP3 na seguinte situação:
Uma recta com 3 faixas, 1 no meu sentido e 2 no sentido inverso, sendo que tinha traço descontinuo a separar a minha faixa da de sentido inverso. Era de noite (21h) e vejo ao longe (500m~1km) as luzes de 1 carro apenas. Como existiam 2 faixas no sentido contrário iniciei a ultrapassagem a um camião.
Quando se aproxima o carro em sentido contrário verifiquei que este vinha na faixa da esquerda apesar de não circular mais nenhum carro no sentido dele. Abortei a ultrapassagem e voltei para a minha faixa ainda com algum tempo e ainda bem que o fiz porque o outro condutor continuou calmamente na faixa da esquerda, nem com um carro de frente se encostou à direita...
Eu sei que devo ter todos os cuidados ao iniciar uma ultrapassagem e que grande parte da responsabilidade foi minha pois eu tenho que verificar que tenho condições para ultrapassar. Mas fiquei com uma dúvida: Segundo o código da estrada quem tem razão num caso destes? É que se eu não respeitei o código da estrada o outro condutor também não.
Cumps
Então, espera lá... vamos lá a esclarecer isto:
"Se entras contra-mão num sentido proibido são logo 2 infracções: a contra-mão (do CE) e o sentido proibido (pela sinalização vertical) pelo que serás sempre o responsável!"
VS
"imagina uma rua de sentido único em que quem lá circula, vai pela esquerda. Entra outro veículo por sentido proibido e circula pela direita. Caso haja acidente, o responsável é o que circula pela esquerda e não do que circula por sentido proibido pela sua mão!"
Posso não ter percebido... mas não te estás a contradizer?
Não vejo onde está a contradição! No segundo caso o condutor que entrou por sentido proibido "apenas" desrespeitou a sinalização vertical e não o CE e o condutor que circulava no sentido certo não respeitou o CE. No primeiro caso desrespeitou os dois. O desrespeito pelo CE é o mais gravoso já que a sinalização vertical pode passar despercebida por diversas razões. Naturalmente que há algumas excepções (normalmente aliadas a infracções muito graves), como é o caso do sinal de Stop.
Então mas afinal - o que é andar em contra-mão? Afinal, sempre que entres num sentido proibido vais estar em contra-mão, não? ...ou podes entrar num sentido proibido e estar na tua mão?
Em portugal conduz-se pela direita e quem circula pela esquerda vai contra-mão. Uma coisa é circular pela esquerda outra é circular numa via de sentido proibido, e se circular pela direita não é contra-mão, mesmo que seja num sentido proibido! Temos a mão esquerda e a mão direita; daí o contra-mão.
Parece-me que há alguma dificuldade em distinguir o que são as regras do CE e o que são regras impostas por sinalização...
Contra-mão é quando se circula pela esquerda (cá) ou pela direita (em uk e afins). Num sentido proibido, se circulares pela direita, circulas em sentido proibido e não contra-mão []
Sobre os links que aqui colocaste, sou de opinião que esse tipo de infracções numa AE devem ser severamente punidas, pois colocam os restantes utentes em GRANDE RISCO DE VIDA! [...]