[Sociedade] Ucrânia

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos ndakota
  • Data de início Data de início
E se for sueca? Igual...

Russo é que podes esquecer que é tão fácil como chinês ou japonês... [:D]

Russo não é assim tão complicado. Sons extremamente parecidos com os nossos ( não ha cá palavras chatas de se dizerem ).Tens é que aprender cirilico [:)]

Acho outras linguas de leste bem mais complicadas ( Polaco para mim é muito dificil e já estive lá mais de meio ano )

Russo não é assim tão complicado. Sons extremamente parecidos com os nossos ( não ha cá palavras chatas de se dizerem ).Tens é que aprender cirilico [:)]

Acho outras linguas de leste bem mais complicadas ( Polaco para mim é muito dificil e já estive lá mais de meio ano )
só por curiosidade, onde andaste? é q a minha mãe é de lá

Não acho que se possa encaixar nesta sitação a velha conversa que todos costumamos ter nestas coisas. Ou seja, o pteróleo e o gás e despejar armamento etc..

A Rússia nao é a Líbia, Síria ou Iraque. Ninguém cria uma situaçao destas envolvendo a Rússia a pensar em fazer uns trocos com cotações. É óbivo que com isto tudo os preços sobem e alguém ganha dinheiro, mas isso é uma apenas uma consequência.

A China é a 2ª, a caminho de ser a 1ª, potência económica, certo?! Mas os EUA e a Rússia são as únicas, ainda, potências militares e económicas.

As consequências de um conflito que envolvesse estes 2 países não teria apenas vencedores ou perdedores. Os EUA, a Rússia, a UE, A China, todos ganhariam mas tb perderiam muito.

No fim vai tudo dar em nada. A Rússia faz o seu bluff, ameaça e pressiona, até anexarem mais um pedaço de terra.
n fazes ideia a qtos já eu disse isso.

A Crimeia é um bocado carta fora de baralho porque é russa e vai ser sempre, até porque é uma República semi-independente da Ucrânia e os russos precisam daquela base naval, portanto é para esquecer!

O problema para nós, portugueses e europeus em geral, foi o que o Frecciarossa23 já referiu muito atrás! Há duas Ucrânias e para a Europa não nos interessa o lado Oeste que é pobre e cujos terrenos nem são bons para a agricultura! O que nos interessa é uma Ucrânia una de onde possamos sacar algum da parte mais rica (a Este) e para onde possamos emprestar dinheiro para eles nos virem comprar maquinaria agrícola e industrial para poderem produzir para eles e nós e depois pagarem com os juros que conhecemos!

É que se for a juros zero ou até a fundo perdido... nós, Espanha, Itália, Grécia, etc. também queremos entrar no mesmo esquema! [:D]

A Crimeia é um bocado carta fora de baralho porque é russa e vai ser sempre, até porque é uma República semi-independente da Ucrânia e os russos precisam daquela base naval, portanto é para esquecer!

O problema para nós, portugueses e europeus em geral, foi o que o Frecciarossa23 já referiu muito atrás! Há duas Ucrânias e para a Europa não nos interessa o lado Oeste que é pobre e cujos terrenos nem são bons para a agricultura! O que nos interessa é uma Ucrânia una de onde possamos sacar algum da parte mais rica (a Este) e para onde possamos emprestar dinheiro para eles nos virem comprar maquinaria agrícola e industrial para poderem produzir para eles e nós e depois pagarem com os juros que conhecemos!

É que se for a juros zero ou até a fundo perdido... nós, Espanha, Itália, Grécia, etc. também queremos entrar no mesmo esquema! [:D]
n te esqueças tb de outra coisa: é q a Ucrânia é o 7º produtor mundial de aço, o qual interessa imenso q venha para a EU ao preço da uva mijona, mas produção essa q está... na "parte russa" do pais. Logo a EU (e os EUA) n têm interesse mesmo nenhum na separação do pais. Agora a Crimeia... no meu pto de vista, Kiev já a perdeu...

Impressionante a informação contida no telefonema do Ministro dos negócios estrangeiros da Letónia para a "ministra" dos negócios estrangeiros da EU. Só agora ouvi o conteudo do mesmo. Q reviravolta!

Qual o conteudo, pesquisei mas nao encontrei nada sobre isso
Deu ontem na sic noticias À meia noite. Há fortes indícios q os snipers q provocaram as mortes na praça Maiden n estavam a soldo do antigo presidente... mas sim das forças extremistas da oposição.
N sei se encontras a transcrição do telefonema no site da sic noticias. Com é altamente polémico, acredito q isso tende a ser abafado aqui no ocidente, tal como o caso do documento secreto dos britânicos q veio à tona e q já meteram por aqui o link. No RT.com este assunto está lá de certeza, como é óbvio.

Impressionante a informação contida no telefonema do Ministro dos negócios estrangeiros da Letónia para a "ministra" dos negócios estrangeiros da EU. Só agora ouvi o conteudo do mesmo. Q reviravolta!

Foi o MNE da Estónia, não da Letónia.
É ligeiramente mais grave, já que a Estónia é assumidamente anti-Rússia e vive-se um certo rancor colectivo sobre o período de ocupação soviética.
Por outro lado, na Letónia, à excepção do pessoal de extrema-direita, vive-se quase uma nostalgia em relação à União Soviética. Nota-se nas pessoas, na cultura e mesmo na arquitectura.

Mesmo em frente ao museu da ocupação (relata a ocupação soviética e nazista) há uma estátua de Lenin. Quando perguntei disseram-me que era uma "homenagem aos que lutaram ao lado do exército vermelho". Muitos letões étnicos ainda preferem falar Russo, já os letões de etnia russa raramente falam letão...

O ocidente afirma que a Crimeia é parte integrante da Ucrânia... yeah... right... tal como o Kosovo era parte integrante da Sérvia? [;)]

A dualidade de critérios mostra bem a seriedade e a honestidade da política Internacional. [:D]

Voltar
Superior