Trocar de carro em função da necessidade

Miranda88

New member
Boa noite,

Atualmente sou proprietário de um Fiat Stilo 1.9jtd de 2001 com 190 000. Sem nada a apontar a este veículo. No entanto, precisarei de trocar nos próximos tempos. Entre os motivos estão o facto de haver planos para a família aumentar e também ter começado atualmente a viajar pelo menos uma vez por mês entre o Seixal e Braga(400 e tal km para cada lado). Até agora o Stilo tem cumprido mas, embora adore o carro, o facto de ser um carro pequeno e de 3portas torna as viagens um pouco desconfortáveis.

Assim irei responder ao questionário e esperar as vossas sugestões...

Que tipo de carros gostas? Carros robustos e com algum grau de fiabilidade, tem em conta a estética também claro.

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B, acho o mais indicado

Que marcas e modelos gostas e equacionas? Audi, Mercedes,talvez Bmw, Honda, Toyota, Mazda, hyunday
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Sim

Com que frequência? Mais a fim de seman e nas viagens ao Norte
Precisarás de levar carga com frequência? Sim alguma
Que quilometragem anual costumas fazer? 20 000 a 25 000
Ir-se-à manter nos próximos anos? Sim e talvez aumentar um pouco.
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim, embora a minha deslocação diária normal não ultrapasse os 20/30km...e a uma média de centro de cidade.
(O que torna problemático ao nível do ue devo escolher quanto a motor...gasóleo ou gasolina?).
Os consumos terão grande importância? Sim.
A potência do motor terá grande importância? Sim(tenho alguma aversão aos motores abaixo dos 1900cc mas até agora também só tive com essa cilindrada (audi 1.9 tdi e fiat 1.9jtd)
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Nao é importante.
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Dependerá do que conseguir pelo Stilo, mas digamos que entre 8000 e 12000.
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado entre 2002/2003 e 2007(evitar selos caros).

Acho que está tudo respondido.
Espero que me possam ajudar. Já tenho visto alguns modelos de audi a4 de 2005 que me agradaram bastante, o bmw 320d também 2005 também seria uma hipótese...embora desanime ao ouvir que um tem determinado problmas, o outro tem outros...ando um bocado perdido...mas prefiro ler as vossas sugestões...

Obrigado

o stilo, apesar do ano, é a gasóleo e aqui no distrito ainda o vendes bem, mas não esperes nada muito acima dos 3000€. diria que até aos 3500€ ainda o vendes. se houver quem te dê mais por ele, força, é vendê-lo na hora!

depois aí já vês o que podes fazer, mas com cerca de 10000€ compras carros acima de 2007. de 2006/2007, até 8000€ já são caros! se queres carros grandes, és capaz de ter que desembolsar mais. um segmento C anda por 8000€, mas se fores para o trio alemão já sabes que irás despender de mais dinheiro pelo mesmo produto. marcas generalistas arranjas por menos de 8000€.

pesquisa 2 ou 3 modelos, se possível pelo menos 2 de cada e vai experimentar. nada melhor que isso.

o stilo, apesar do ano, é a gasóleo e aqui no distrito ainda o vendes bem, mas não esperes nada muito acima dos 3000€. diria que até aos 3500€ ainda o vendes. se houver quem te dê mais por ele, força, é vendê-lo na hora!

depois aí já vês o que podes fazer, mas com cerca de 10000€ compras carros acima de 2007. de 2006/2007, até 8000€ já são caros! se queres carros grandes, és capaz de ter que desembolsar mais. um segmento C anda por 8000€, mas se fores para o trio alemão já sabes que irás despender de mais dinheiro pelo mesmo produto. marcas generalistas arranjas por menos de 8000€.

pesquisa 2 ou 3 modelos, se possível pelo menos 2 de cada e vai experimentar. nada melhor que isso.

Obrigado pelas dicas...

Sim, acho qur o Stilo vende-se rápido, até porque é um carro com uma linha mais desportiva e para um miúdo solteiro poderá ser uma boa opção. É económico tendo em conta o bom andamento do mesmo (é um 115cv mas tem algumas vitaminas). Além disso, desde que veio pra as minhas mãos sempre teve manutenções atempadas e levou várias peças novas(que acusavam desgaste). Acho que algures entre os 3 e os 4000 poderá ser vendido.

Quanto ao carro a comprar, a minha dúvida também se prende se devo manter.me nos carros a gasóleo, ou mudar para um carro a gasolina. Para o dia a dia bastava.me um carro a gasolina, mas para as viagens longas tornava.se menos dispendioso o carro a gasóleo.
Se alguém passou pela mesma situação, por favor se manifeste...

para um miúdo solteiro e não só. eu comprei um stilo 1.6 a gpl com skywindow, pneus praticamente novos, estofos em pele, rádio original e mais algumas cenas de 2003 fez agora 1 ano e que por acaso era de alguém daqui do fórum. dei 2800€ por ele e ainda hoje vejo stilos de 2002 e 2003 sem metade das coisas do meu, alguns 1200 até, a pedirem 2500 e 3000€. se calhar vendes bem o teu por 3500/3750€ e que apesar dos 17 anos e tal é um motor bastante fiável e não tem muitos kms.

fui ver agora a cotação média para venda do stylo a particular ronda pelos 2500€+-, mais que isso dificilmente, de resto comprar uma viatura maior premium já com mais de uma década eu teria bastante cuidado que com a idade e alem de estarem bem rodadas as despesas face ao teu carro actual irão ser maiores, e quase de certeza terão coisas a fazer no que toca a manutenções...

por isso convém veres as coisas com muita calma, e ir ver ao vivo e experimentar, e de preferência levar alguém que perceba do assunto para não seres enganado...

Obrigado pelas dicas pessoal...

Sim...terá de ser uma decisão com bastante ponderação e procura...
Também não pretendo trocar já já...neste momento ando a ver as melhores opções...
O passo seguinte será experimentar...
Só depois decidir...
Não é algo que vá decidir ja este mês ou o próximo...é para começar a pensar nisso...

ah, sendo assim vai juntando mais algum, tenta vender o carro e depois falamos novamente.

quanto ao valor a receber pelo stilo, nesta altura é uma excelente altura, pois os preços dos carros usados estão altíssimos e podes sempre puxar mais alguma coisa, argumentando com os kms, o estado dele, os pneus ou a correia mudada há pouco, algo assim para justificar mais o seu valor.

Boas, venho reavivar este tópico pois será desta que terei mesmo de vender o Stilo e trocar por um carro de 5 portas, ou uma carrinha...
Os gostos, a necessidade e o que pretendo gastar na comprar de um veículo mantem...a minha média de km anuais baixou para entre 15 000 a 20 000 km. Por isso até podero adquirir um carro a gasolina com alguma potência que aguente as viagens ao Norte regulares a uma média de 130/140kmh e que se possa colocar a gpl caso haja essa necessidade. Ainda assim a minha preferência iria para os diesel. Não me importo com a idade do carro desde que esteja em bom estado, bem tratado, que seja fiável e que não tenha um kilião de km...
Sugestões são bem vindas...

Boas. Para espaço e conforto e viagens, fugindo dos alemães, talvez um Peugeot 406 HDI, o 2.0 é muito fiável e manutenção fácil. Aqui na zona o concessionário Peugeot tem um que é o carro de serviço deles, está lotado com cerca de 140cv, e lá na casa todos dizem maravilhas daquele carro! Desde mecânicos, secretários, comercial...

Por acaso, para comprar usado aconselho primeiro o 406 e depois o 407. Uma opção fora dos alemães poderá ser o Honda Accord, que também não me mete medo em termos de km e manutenção. Queres Sedan ou carrinha? Falaste em preferires um utilitário, não será pequeno para essas viagens?

Boa tarde, por acaso também ando de olho num 407 2.0 hdi 14...cv...é um carro relativamente acessível na compra e parecem ser motores com boas prestações...

Prefiro sem dúvidas sedans ou carrinhas...
Falou da Honda, também é uma marca que me inspira confiança, no entanto, não temho ouvido falar muito bem dos motores diesel deles (acho que o cdti, é isso?)... também até não desgosto das Toyotas Avensis...o problema é encontrá-las à venda com relativamente poucos kms e a um preço que estaria disposto a desembolsar...

Bom dia.
Tive um 407 2.0hdi desses, precisamente de 2005.
Se o carro estiver com todos os problemas resolvidos, é um bom carro.
De resto, os problemas comuns de acontecer são:
- sensores de ESP e cruise control ( o normal é avariarem, a pior situação é trocar o da roda de trás do lado direito, pois tem de se tirar o depósito fora - aconteceu-me)
- FAP a trabalhar mal (o meu tinha um tubo roto e o copo de vácuo estalado, com uma fuga de ar: isto tanto atrapalhava o FAP como o motor, pois ficava sem potência de forma intermitente)
- direcção assistida com falha de potência hidráulica (só notas em manobras paradas, é feitio, isto nunca arranjei, não vale a pena)
e a partir daqui toda a electrónica comum a carros recentes (luzes acesas, falhas de bateria, pequenos bugs eléctricos...)

A favor, é um carro com comportamento em curva muito muito bom.

O meu fazia média de 7.2/7.8 em percursos calmos (o FAP derretia gasóleo que era um disparate)

Não aconselho muito, na verdade.

Sobre o Accord... problemas no motor diesel? a sério? de certeza? no 2.2cdti? das séries de 2004 a 2010? Hum...

Eu ia ver Accords... e se reparares não são baratos, isso quer dizer algo!

Sobre a Avensis, era o que eu queria em lugar do 407... são mais caros e mais "estáveis", tendencialmente avariam ou dão muito menos chatices, são quase uns "tanques", mas depois são Toyota, bons em quase tudo, melhores em quase nada, e algo aborrecidos... e quando quiseres desfazer-te dele, nunca vais encontrar um motivo para vender, pois fazem tudo bem excepto talvez a parte emocional da coisa...

Boa sorte.

Para essa quilometragem o diesel ou o gpl fazem sentido.

Pensando em termos de espaço, conforto, motor... um Passat de 2009/2010 assentava que nem uma luva! O motor 2.0 de 140 cv dá perfeitamente para o gasto e já é fiável nesta altura...

Estou a citar apenas por exemplo.

Trocar um carro velho e com alguns quilómetros que está em bom estado por...outros carros velhos com quase os mesmo quilometros ficava quieto.

Ando regularmente com um 1.9jtd 5p com 330kkms e faz uma boa média anual de kms, usado todos os dias.

Claro, não está perfeito (tem mais de 300.000kms...), mas ainda tem um bom nível de conforto e o motor é despachado.

Eu apostava numa manutenção cuidada e bem feita, a nivel de motor e ligação à estrada (suspensões, pneus etc.) e ia juntando mais algum e fazendo mais alguns kms nesse, pelo menos até a família crescer efectivamente.

Bons kms e boa sorte com a escolha [kiss].

Última edição:
Voltar
Superior