Transporte de crianças

na quinta vinha eu na A1 naquela zona ja dps das portagens em lisboa e vai uma ford focus entre a faixa da direita e do meio. la me pus na faixa da esquerda para a passar e quando vou ao lado da focus vejo um miudo com a cabeça toda fora da janela :eek::eek:
o gajo q ia a conduzir ia na boa nos seus 120 mas dps de me ver a ultrupassar e a olhar pa ele toca de acelerar para os 130 dps para os 140 :sh):sh)
nao sei se continuou nessa velocidade pq dps tb acelerei e nunca mais o vi (tava com medo q fosse a fzr porcaria por tar a olhar pa ele)

enfim isto ja nao tem saida... entramos num beco sem saida e o salve-se quem puder

cumps [;)]

Existe um certo fundamentalismo com esta treta das cadeiras...até parece que sao importantes...taxis e nos autocarros as crianças estao seguras a nivel de acidente...no aviao tambem e no comboio e barco tambem[:D] e já agora em cima do lancil do passeio tambem...

ate parece que a cadeira é a salvadora da humanidade[:D]

Última edição:
Prevenção Rodoviária: Falta de clareza da lei do transporte colectivo de crianças gera confusão - APSI

Lisboa, 12 Out (Lusa) - Mais de dois anos depois da entrada em vigor da lei que obriga ao uso de cadeirinhas nos transportes colectivos de crianças ainda há muita falta de informação e confusão sobre o assunto, segundo a Associação Para a Promoção da Segurança Infantil.

Em Abril de 2006 foi publicada uma lei que define o regime jurídico do transporte colectivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de e para os estabelecimentos de ensino ou espaços onde decorram actividades educativas e formativas.

Ao abrigo dessa lei, todos os lugares dos veículos utilizados no transporte de crianças devem estar equipados com cintos de segurança e torna-se obrigatório o uso de sistemas de retenção para crianças (as chamadas cadeirinhas).

Sandra Nascimento, presidente da APSI, explicou em declarações à Lusa que a lei não é clara, faltando explicitar quem tem obrigação de colocar as cadeirinhas - se as escolas ou as famílias -, pelo que não são raras as vezes em que uns empurram a responsabilidade para os outros.

À associação, adiantou, têm chegado vários pedidos de esclarecimento sobre esta matéria.

"As escolas entendem que devem ser as famílias e as famílias entendem que devem ser as escolas e as escolas entendem que devem ser as entidades que fazem o transporte das crianças".

Por outro lado, adiantou, existem também dificuldades práticas de instalação da cadeiras nos autocarros de transporte de crianças, uma situação que leva as entidades a optarem por não ter esses equipamentos.

"As transportadoras entendem que esta lei não é clara quanto à obrigatoriedade das cadeiras apesar de o artigo 1º da lei ser claro ao dizer que todos os veículos devem ter sistemas de retenção adequados de acordo com legislação específica", frisou.

Contudo, adiantou, no entendimento das transportadoras não existe legislação específica para os autocarros.

Como consequência, frisou, há já entidades que decidiram deixar de fazer o transporte de crianças porque acham que não conseguem cumprir as regras estabelecidas.

"Ainda está tudo muito confuso e muito pouco claro no que diz respeito à utilização das cadeiras, o ponto mais difícil da lei", disse Sandra Nascimento.

Já no que respeita à obrigatoriedade dos cintos de segurança a situação é mais pacífica, embora a existência destes equipamentos com apenas dois pontos torne difícil a colocação de cadeirinhas.

"A lei diz claramente que todos têm de ter cintos, de três ou dois pontos. Não há dúvidas. Há veículos que têm de três pontos (possibilitando o uso de cadeirinhas para crianças mais pequenas) e outros de dois pontos", explicou.

A aplicação da lei teve uma calendarização específica para cada entidade com responsabilidade no transporte.

Para a generalidade das entidades transportadoras (incluindo os autocarros dos colégios privados), as normas entraram em vigor em Novembro, enquanto para as juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social estas regras deveriam ser aplicadas a partir de Maio deste ano.

Para as pessoas colectivas sem fins lucrativos a lei determina que as normas devem entrar em vigor em 2009.

A APSI considera importante uma avaliação da aplicação da lei tal como foi feito com o Código da Estrada.

Em declarações à Lusa, Sandra Nascimento disse que já foi pedida a criação de um grupo de trabalho para analisar as dificuldades que as entidades estão a ter e a sentir na aplicação da lei, assim como para esclarecer as omissões da legislação.

"Já pedimos a constituição deste grupo mais do que uma vez por considerarmos que é importante juntar à mesma mesa todas as entidades e discutir o assunto", disse.

Os acidentes rodoviários continuam a ser a maior causa de morte e incapacidade permanente em crianças e jovens em Portugal.

Em http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=367666&visual=26&tema=1

:confused: (confused!), excepto o último parágrafo do texto, infelizmente.

na zona de Alhandra anda sempre um lancia y com crianças á solta no banco de traz e um bebé ao colo da sra. que vai no lugar de pendura. já assisti dezenas de vezes a isto e não acredito que a policia nunca tenha visto.....
coisas estranhas...

Existe um certo fundamentalismo com esta treta das cadeiras...até parece que sao importantes...taxis e nos autocarros as crianças estao seguras a nivel de acidente...no aviao tambem e no comboio e barco tambem[:D] e já agora em cima do lancil do passeio tambem...

ate parece que a cadeira é a salvadora da humanidade[:D]

Youtube -> Pesquisa "crash test" -> vê atentamente as imagens das câmaras dos bancos traseiros que normalmente levam lá um mini-dummie a simular uma criança na cadeirinha -> tira as tuas conclusões.

Transporte de crianças
PSP apanha 200 carros sem cadeirinha

Alertar parar o uso obrigatório dos sistemas de retenção foi o principal objecto da operação "Crescer Seguro à Vida".

b3a01a99.jpg

André Kosters/Lusa
A PSP detectou ainda 69 infracções em transportes colectivos de crianças

Pouco mais de 200 automóveis foram hoje detectados pela PSP a transportar crianças sem o obrigatório sistema de retenção, vulgarmente conhecido como cadeirinha, durante uma operação realizada em todo o país.

Foi esta a forma encontrada pela PSP para se associar ao Dia Europeu da Sinistralidade Rodoviária, procurando assim alertar todos aqueles que diariamente transportam os mais pequenos, para o cumprimento rigoroso das regras de segurança.

Recorde-se que desde 2005 que as crianças até aos 12 anos ou com um metro e meio são obrigadas a viajar de automóvel sentadas numa cadeira específica adaptada ao seu peso.

Só nos primeiros seis meses do ano a PSP já contabilizou mais infracções relacionadas com o transporte de crianças do que durante todo o ano de 2005.

Durante a operação "Crescer Seguro à Vida" estiveram envolvidos 1.600 elementos policiais em mais de 80 pontos de fiscalização junto a escolas de todo o país.

Dicas da Deco para bem proteger

No número de Junho da 'Proteste' a Deco publicou um artigo dedicado às cadeiras de criança para automóvel. Recordamos aqui a principais dicas para bem proteger, referidas nesta edição da revista.
  • Antes de comprar uma cadeira, experimente-a no seu carro. Peça para a instalar e sente a criança. Se tal for impossível, verifique se pode devolvê-la ou trocá-la.
  • Evite os assentos elevatórios. Como não têm um apoio das costas e da cabeça, não garantem um bom suporte e uma protecção mínima em caso de colisão lateral.
  • Siga as indicações de montagem apresentadas no manual. Guarde-o no automóvel, dentro do porta-luvas, por exemplo. Pode precisar dele mais tarde, se trocar de carro ou para adaptar o cinto de segurança, à medida que a criança cresce.
  • Nunca coloque uma cadeira no sentido contrário ao da marcha, no banco da frente, com o airbag activo. Se for accionado poderá ser fatal para a criança.
  • Não tente formas alternativas de instalar a cadeira.
  • Quando a criança começar a utilizar o cinto dos adultos tenha o cuidado de o posicionar sobre as ancas e passá-lo ao nível dos ombros e não do pescoço.
  • Não transporte coisas pesadas na bagageira sem as prender. Em caso de acidente podem empurrar os bancos traseiros, ferindo os passageiros.
  • Verifique, com regularidade, o estado da cadeira, das fixações e dos cintos. Substitua-os, sempre que apresentarem sinais de desgaste.
  • Se já teve um acidente, não volte a utilizar a mesma cadeira. Mesmo que aparente estar em condições, poderá ter ficado com os apoios fragilizados. Pela mesma razão, cuidado com as cadeiras em segunda mão.
Relacionados

Podcast "As crianças devem viajar de costas", diz a presidente da APSI

Em http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/424061

[;)]

Youtube -> Pesquisa "crash test" -> vê atentamente as imagens das câmaras dos bancos traseiros que normalmente levam lá um mini-dummie a simular uma criança na cadeirinha -> tira as tuas conclusões.

Eu sei que a cadeira é util para os transporte mais seguro de crianças...só acho é um exagero neste fundamentalismo, até porque de transportes publicos nao ha cadeirinhas e elas nao sao a salvação...

Fico na duvida é se é mais perigoso transportar uma criança de 7 anos 1klm de carro sem cadeira ou andar 100klm de autocarro tambem sem cadeira, mas como é autocarro ja nao faz mal[:blush:] mesmo que caia por uma ravina...

Resumindo sou a favor da cadeirinha mas sem fundamentalismos rididulos até porque dantes nem era preciso e eu na minha infancia até ia na brincadeira na mala de uma carrinha e estou vivo...

.

Fico na duvida é se é mais perigoso transportar uma criança de 7 anos 1klm de carro sem cadeira ou andar 100klm de autocarro tambem sem cadeira, mas como é autocarro ja nao faz mal[:blush:] mesmo que caia por uma ravina...

Não percebo essa ideia generalizada que o autocarro é mais inseguro do que um veículo privado...:confused:

...numa breve pesquisa de 5 minutos encontrei isto:

Se a viagem for feita de autocarro ou de comboio (5º e 8º lugares), morrerão apenas duas pessoas no mesmo universo populacional.
O automóvel surge em quarto lugar, com 25 mortos por cada 100 milhões de passageiros que viagem uma hora naquele transporte

http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/6809

Só de me lembrar que os meus passeios da catequese há quase 30 anos eram feitos em carros destes a subir locais como o Monte da N.S.Assunção e sitios semelhantes cheios de curvas, com as viaturas repletas de crianças a transpirar devido ao toldo ter que ir entreaberto, até me arrepio...

ft125562.jpg

Só de me lembrar que os meus passeios da catequese há quase 30 anos eram feitos em carros destes a subir locais como o Monte da N.S.Assunção e sitios semelhantes cheios de curvas, com as viaturas repletas de crianças a transpirar devido ao toldo ter que ir entreaberto, até me arrepio...

Pois... e muitos dos autocarros que nos levavam a excursões eram velhos, estavam enferrujados e com os pneus carecas.

Se ainda hoje há pessoas que nem sequer pensam nos perigos de ter passageiros soltos dentro do carro imagina-se há algumas décadas atrás. :(

Este vídeo (real) de um acidente com um autocarro escolar nos EUA ilustra bem as forças brutais num acidente, felizmente só há a registar feridos ligeiros. [;)]

http://www.youtube.com/watch?v=XdKofJlNOQM&feature=related

Não é se calhar, é mesmo verdade!

O problema é a maioria dos estúpidos e insolentes só vêem a necessidade da cadeira como forma de evitar uma multa e não como algo absolutamente necesário para transportar O SEU FILHO(A) em segurança!

Não há volta a dar. Desculpem a dureza das seguintes palavras, mas só quando alguma destas crianças morrer ou sofrer lesões gravíssimas é que essas bestas vão aprender!

Desculpem o desabafo, mas estou farto desta m**** de mentalidade paleolítica, retrógada, arcaica e bacoca!

Não desculpo porque tens toda a razão....

O que este pseudo paizinhos precisavam, era assistirem a uma travagem com o puto deles dentro do carro sem cadeira e sem cinto.....

Eu nunca assisti...mas infelizmente passei pouco depois de um acidente.

Acreditem não é nada agradavel ....

Vou ser muito directo,
Uma cadeira obrigatoria até aos 12 anos e até a 1,5m de altura é pura e simplesmente ridiculo e hipocrita!! Epah obviamente que todos os pais devem obrigar e se certificar que as crianças usem sempre cinto e que em altura nenhuma o devem tirar. Agora obrigar uma criança com mais de 6/7 anos a estar sentada numa cadeira?? Já chega de tanto preciosidade...
É que ainda por cima de x em x tempo la se tem q comprar uma nova cadeira pq os miudos tao sempre a crescer. La está, tem q se alimentar uma industria bem como a caça a multa... Entao quem tem 3 crianças nem se fala, duas cadeiras e boca pro espaço pra 3ª cadeira...
E olhando como se fosse uma criança, acho q me sentiria muito mal numa daquelas cadeiras...

Vou ser muito directo,
Uma cadeira obrigatoria até aos 12 anos e até a 1,5m de altura é pura e simplesmente ridiculo e hipocrita!! Epah obviamente que todos os pais devem obrigar e se certificar que as crianças usem sempre cinto e que em altura nenhuma o devem tirar. Agora obrigar uma criança com mais de 6/7 anos a estar sentada numa cadeira?? Já chega de tanto preciosidade...
É que ainda por cima de x em x tempo la se tem q comprar uma nova cadeira pq os miudos tao sempre a crescer. La está, tem q se alimentar uma industria bem como a caça a multa... Entao quem tem 3 crianças nem se fala, duas cadeiras e boca pro espaço pra 3ª cadeira...
E olhando como se fosse uma criança, acho q me sentiria muito mal numa daquelas cadeiras...

Tens filhos? Esperemos que um dia não vás com eles no carro sem cadeira e tenhas que fazer uma travagem de emergência. Depois então é que vais ver o que é sentires-te mal porque não os levavas nas cadeiras.

Vou ser muito directo,

Nessas idades a cadeira não passa de um assento elevatório para evitar que o cinto passe apoiado no pescoço, o que em caso de acidente poderia causar lesões a esse nível.
Esses apoios são baratos.

Esses apoios custam €20 e podem evitar lesões graves como já foi dito. É um jantar fora com a mulher ou meia dúzia de maços de cigarros... O meu nunca se queixou de ser desconfortável, até prefere pois vê melhor para fora do carro.

O que mais me choca na estrada nem é as crianças nao terem cinto.

O pior é quando vão com a cabeça de fora da janela (tipo cachorro). Se tem 1 acidente, aquilo vai correr tão mal!

ah...e já agora, nao digam mal da Mega Drive, ok? não se esqueçam que tinha o Mortal Combat! [:)]

Voltar
Superior