transferencia bancaria

Pedindo ao banco a anulação. Como demora algum tempo a ser processada quando são bancos diferentes. O ideal é ser no mesmo banco e transferir logo para uma conta secundário não dando hipótese de extorno.

Poder podes, mas é muito difícil que o Banco to faça e tem custos bem altos. No BCP por exemplo, vê a última página deste documento: http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Articles/Documents/precario2/007_005.pdf

Digo-te que é quase impossível que o Banco te faça isso, eu já tive um problema real com uma transferência que fiz erradamente para uma entidade e quis anular, e o banco foi bem claro, NÃO podem cancelar uma transferência efectuada por mim, a única coisa que podemos fazer é pedir ao destinatário da transferência que faça nova transferência para a nossa conta. Nem me deram a hipótese de pagar por esse serviço, e era uma conta do mesmo Banco...

Sempre ouvi dizer para não fazer vendas à sexta feira e fins de semana com pagamentos por transferência bancária. Podem cancelar as mesmas.
Vendas é cash e depósito imediato.

Eu já consegui anular/cancelar/estornar um desses pagamentos autorizados por mim através de assinatura (semelhante ao débito directo) após cerca de 3 meses de ter sido processado!

E, ao contrário do que imaginava, nem foi difícil: bastou telefonar para a linha directa e foi na hora... e só demorou mais uns minutos porque a funcionária ainda tentou anular um desses pagamentos (anterior ao último) que tinha sido feito há mais de um ano, mas esse já não conseguiu anular. Não ocorreram quaisquer custos bancários com esta operação.

Por isso, nem sempre o que está escrito é cumprido!

Tentei há uns anos cancelar um cheque - ainda não tinha sido levantado - e para o fazer teria que declarar que tinha sido extraviado/perdido (poderia por em risco a idoneidade da pessoa que o quisesse levantar) e ainda tinha que pagar esse serviço a peso de ouro. Não me lembro do valor desse serviço mas recordo-me que era bem alto.

Outro caso, este bem mais antigo, foi o de um cheque passado em cima da hora do fecho do Banco em que o cheque foi imediatamente levantado e ninguém conseguiu identificar a pessoa que o levantou, mesmo sabendo que teve que exibir o BI, endossar, etc...

Poder podes, mas é muito difícil que o Banco to faça e tem custos bem altos. No BCP por exemplo, vê a última página deste documento: http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Articles/Documents/precario2/007_005.pdf

Digo-te que é quase impossível que o Banco te faça isso, eu já tive um problema real com uma transferência que fiz erradamente para uma entidade e quis anular, e o banco foi bem claro, NÃO podem cancelar uma transferência efectuada por mim, a única coisa que podemos fazer é pedir ao destinatário da transferência que faça nova transferência para a nossa conta. Nem me deram a hipótese de pagar por esse serviço, e era uma conta do mesmo Banco...
Nesse caso estas a falar de conta no mesmo banco onde o processamento é imediato. Entre bancos não. E é neste meio tempo que os espertos cancelam a transferência. Antes dela chegar efectivamente ao destino.

Transferência ao Balcão tem custos muito mais elevados do que no MB ou via Internet. Mas referes-te a segurança para quem?

Para o beneficiário, que poderá eventualmente ficar com uma cópia do comprovativo de transferência.. Não me recordo, mas penso que o ordenante até costuma ter que assinar esse documento.

É óbvio que o ordenante teria de concordar com a cópia, mas desta forma não ficaria o beneficiário protegido de uma eventual tentativa de anulação?

Voltar
Superior